Tema: Um
estudo geográfico sobre as religiões: origem, espacialização e conflitos.
OBJETIVOS
Investigar e conhecer
geograficamente alguns dos principais espaços religiosos do mundo, bem como,
conhecer os principais conflitos ligados a intolerância religiosa.
METODOLOGIA
O projeto será norteado
por meio de pesquisas teóricas, documentários e pela experiência
pessoal de cada aluno.
Serão abordadas
inicialmente, as religiões étnicas ou tribais, encontradas ainda hoje na
Austrália e na África. Em seguida, são abordadas as três maiores
correntes religiosas presentes no planeta: as religiões da sabedoria de origem
chinesa (Confucionismo e Taoísmo), as religiões da mística indiana (Hinduísmo e
Budismo) e as religiões da profecia de origem no Oriente Médio (Judaísmo,
Cristianismo e Islamismo).
JUSTIFICATIVA
As diversas religiões
procuram responder a questões como “De onde viemos? Quem somos? Pra onde
vamos?” e em meio a esse mundo de questionamentos e diversidade religiosa
é importante conhecer para respeitar.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será desenvolvido
em algumas etapas, sendo a primeira delas a exposição do tema para os alunos,
em seguida da delegação de funções. Em um segundo momento, os discentes
assistirão alguns documentários abordando a temática. A culminância desse
processo será na EXPOAFRA 2016.
________________________________________________
PROJETO 3
Revista GEPGEO 2014
Após o sucesso da 1ª edição da Revista GEPGEO, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia entra em processo de produção da 2ª edição. Em 2014, a revista continua instigando a capacidade crítica dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Santa Clara de Assis. Além de artigos sobre temas diversos que abrangem a ciência geográfica a edição deste ano contará com o 2º Concurso de Desenhos GEPGEO (Categoria 1 - 3º ao 5º ano e Categoria 2 - 6º ao 9º ano), o 1º Concurso de Charges (6º ao 9º ano) e o 1º Concurso de Passatempo (6º ao 9º ano), novidades desta edição.
CONCURSO
DE DESENHOS
O Concurso de desenhos será divido com duas categorias
(Fundamental I e Fundamental II).
Categoria Fundamental I – Participarão os alunos do 3º ao 5º ano.
Categoria Fundamental II – Participarão os alunos do 6º ao 9º ano.
Tema
geral: O GEPGEO na Copa do Mundo 2014.
REGULAMENTO
PARA INSCRIÇÃO
1-
Os alunos deverão produzir um desenho
com o tema do concurso em folha A4.
2-
O desenho deverá está pintando.
3-
No verso da folha deverá conter: o nome
do aluno e a série a que pertence.
4-
Os desenhos que não cumprimento os itens
1, 2 e 3 serão excluídos do concurso.
Duração
do concurso: 26/05 á 10/06.
PASSATEMPO
Os alunos deverão criar jogos (cruzadinha, caça palavra,
labirinto, desenhos para pintura) que envolvam a disciplina geografia.
Turmas
envolvidas: 6º ao 9º ano.
REGULAMENTO
PARA INSCRIÇÃO
1.
Os alunos deverão criar um projeto com
sua proposta de jogo ( cruzadinha, caça palavra, labirinto, desenhos para
pintura) envolvendo a disciplina geografia.
2.
O projeto deverá ser entregue ao
professor Rafael em folha de A4.
3.
A proposta de jogo deverá conter: o nome
e a turma do aluno que a propôs.
4.
As propostas de jogo que não cumprirem
os itens 1,2 e serão desconsideradas.
Duração do concurso:
26/5 a 28/8
CHARGES
Os alunos deverão criar charges ligadas a problemas sociais
vivenciados pelo povo brasileiro.
Turmas
envolvidas: 6º ao 9º ano.
REGULAMENTO
PARA INSCRIÇÃO
1.
Os alunos deverão elaborar uma charge
demonstrando algum problema social vivido pelo povo brasileiro.
2.
A charge deve ser entregue ao professor
Rafael em folha de papel A4.
3.
No verso deverá conter: o nome e a turma
do aluno idealizador da charge.
4.
As charges que não cumprirem os itens
1.2.3 serão desconsideradas.
Duração
do concurso: 26/05 a 28/8
__________________________________________________
Curiosidade Geográfica: A Pesquisa no Ensino Fundamental
Objetivo: Sensibilizar os alunos da Escola Santa Clara de Assis para que se tornem pesquisadores,
transformadores de opinião e construtores de conhecimento.
Etapas:
1ª Divulgação de um grupo de
estudos e pesquisa para que os alunos possam se inscrever;
2ª Escolha dos alunos
monitores do Projeto, Sendo eles de todas as turmas envolvidas;
3ª Apresentação em todas as
turmas sobre a importância da pesquisa em especial na Geografia;
4ª Divulgação e criação de alguns
questionamentos para que possam ser respondidos durante as pesquisas. (Cada
aluno fica responsável por um);
5ª Os alunos recebem
orientação para iniciar as pesquisas com a fundamentação teórica em livros,
internet, revistas, etc;
6ª Observação do cotidiano
de cada aluno para que possam relacioná-lo a suas respectivas pesquisas;
7ª Orientação para a
produção do texto, relacionando a fundamentação teórica às observações feitas
na etapa anterior;
8ª Correção dos textos;
9ª Elaboração de um livreto
com todos os textos produzidos;
10ª Exposição das pesquisas
durante a exposição Literária da Escola.
11ª Entrega de alguns livretos em estabelecimentos (bancos, consultórios, salões de beleza, etc) para que fiquem disponíveis a população em geral.
Aluno/Turma
|
Tema/Questionamento
|
Vitória
Maria
|
Como
resolver o problema do transporte público no Brasil?
|
Eric
|
Qual
é a relação existente entre o êxodo rural e a formação das favelas?
|
Hyale
|
O
desperdício e a produção do lixo: possibilidades de reutilização.
|
Vitória
Emanuelly
|
O
problema do lixo no Centro de Arapiraca.
|
Maria
Eduarda
|
Brasil:
Um país rico ou um país pobre?
|
Isabelle
|
De
onde veio a diversidade cultural brasileira?
|
José Pedro Bento
|
A bicicleta pode ser um transporte alternativo?
|
Filipe
|
Intolerância
religiosa e disputa territorial: O conflito entre Israel e Palestina.
|
9º
ano
|
A influência das agências publicitárias para o desenvolvimento da capitalismo.
|
Eduardo Roque
|
A
indústria e a transformação do espaço geográfico.
|
Capas Concorrentes - Revista GEPGEO 2013
________________________________________
PROJETO 1
ÁRVORE
DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Objetivo: Aguçar a curiosidade dos alunos para
conhecimentos geográficos contidos na árvore, proporcionar uma reflexão
continua sobre a importância da reciclagem na busca pela sustentabilidade e
despertar o sentimento de responsabilidade pelo patrimônio público.
Materias utilizados:
25 garrafas pets;
Areia;
Fitas adesivas;
Papel crepom verde;
Jornal;
Tintas;
Livros para reciclagem;
Cola branca;
Estilete;
Tesoura;
Desenvolvimento da Árvore:
- Montagem do tronco;
- Montagem da copa;
Desenvolvimento do Projeto na Escola: Cada aluno, do 6º ao 9º ano vespertino receberão uma ficha de resposta. Durante a semana "brotará" na árvore informações diversas sobre Geografia, além de perguntas. Estas deverão ser respondidas e registradas na ficha resposta. No fim da Etapa, as fichas serão recolhidas e corrigidas e os alunos que mais acertarem, ganharão o titulo de Guardiões do Conhecimento Geográfico, além de uma pontuação extra na disciplina.
Projeto em Prática:
Oque é preciso para um mundo melhor?
ResponderExcluirNo nosso mundo não há respeito com o meio ambiente. Nele a muita poluição,desmatamento e desrespeito. Passamos pelas ruas e vemos lixos jogados pelo chão e rios podres e fedidos.E assim eu pergunto é esse mundo que queremos no futuro?
Acho que não mas sem nossa iniciativa para melhorar nunca cresceremos.
Sophia 5 ° ANO " A "
Excluir