terça-feira, 5 de maio de 2015

OBSERVE E ANALISE A EVOLUÇÃO DA PIRÂMIDE ETÁRIA JAPONESA

Vale estrelas! 


Para facilitar a interpretação, leia o texto presente no link abaixo.

22 comentários:

  1. Brenda Hellen 8 ano A- ESCA / A pirâmide da faixa etária de 1950 mostra que 35,4% da população eram jovens, 59,7% adultos e 4,9% idosos. O número de homens e mulheres nessa pirâmide apresentam quantidades parecidas. Na segunda faixa tem uma diminuição de jovens, de 35,4% passou à 13,9%. As duas ultimas faixas etárias da pirâmide apresentam um índice maior do que na primeira pirâmide, com 66,6% de adultos e 19,5% de idosos.Apenas na ultima faixa etária que apresenta um maior índices de mulheres. Isso acontece pois o Japão é um país desenvolvido.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mariana Araújo 8 ano “A “
    Escola Santa Clara de assis
    É possível ver que em 1950 a longevidade não era grande pois quase nada da população conseguia chegar aos 80 anos de idade , devido as doenças por exemplo , assim a população se predominava de jovens e adultos onde homens e mulheres tem a mesma proporção, com exceção da mulheres que predominam a fase de 80 anos . Já em 2004 com o avanço da medicina, como vacinas ,novas curas e melhor qualidade de vida, a longevidade aumento bruscamente , e com muitos idosos no país a quantidade da população aumentou , junto com o aumento dos idosos também se teve uma queda de filhos , por conta do ao alto custo para se criar uma criança além do aumento na mortalidade infantil.Em 2004 e em 2050 é possível ver que o Japão pode ser considerada um “ país velho “ , ou seja um país com maior quantidade de idosos do que de jovens e crianças o que é possível se ver nas taxas de 2004 (onde 19,5% de idosos e 13,9 % de jovens e crianças ) e nas taxas de 2050 ( 35,7% de idosos onde teve um grande aumento e apenas 10,8% de jovens e crianças )então o número de jovens e crianças diminuiu primeiramente de 35,4 % em 1950 para em 2004 a ser de 13,9% até chegar aos 10,8% em 2050 , e enquanto isso os idosos que era de 4,9% em 1950 em 2004 passou a ser de 19,5 % e com um aumento brusco passou para 35,7% em 2050 . Em 2004 e 2050 , é possível se ver que a maior parte dos idosos são mulheres , acho que isso se deve ao fato das mulheres terem mas preocupação de se cuidar e ir ao médico por exemplo, mas em termos de proporcionalidade as mulheres e os homens em todas as idade permanecem parecidas . A única coisa que essas três pirâmides etárias tem em comum são em que todas a quantidade de adultos é mais alta do que as dos jovens crianças e a dos idosos .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Maria Cecília Brito Matos Maia /8º ano ´´A´´
    O Japão , é considerado um país desenvolvido, no entanto , é por isso que possui esse tipo de pirâmide, um tipo que é mais comum em países como no caso(desenvolvidos), possuindo as seguintes características: Apresenta a parte central mais larga, base reduzida por causa das baixas taxas de natalidade e de mortalidade, o topo largo, devido às altas expectativas de vida da população. Consequentemente a população adulta é predominante e a quantidade de idosos é significante.
    A primeira pirâmide retrata a faixa etária da década de 50. Podemos perceber que nesse período o número de homens e mulheres eram bem próximo, podemos perceber também que, o percentual relativo de jovens era 34,5% da população; 59,7% eram adultos e 4,9% sendo idosos.
    Já na segunda pirâmide, percebemos uma expressa diminuição do percentual de jovens, onde passa de 34,5% para 13,9%. Nessa mesma pirâmide, podemos ver que as duas últimas faixas dela apresenta um índice maior do que a primeira. Nela, não há uma diferença grande entre homens e mulheres, somente na ultima faixa que apresenta um maior número de mulheres.
    A última , indica o percentual da população em 2050. Podemos observar que irá diminuir muito o número de pessoas, eram quase 12 milhões de crianças de 0 à 5 anos na primeira pirâmide, já na terceira teremos menos de 4 milhões. O índice de pessoas na faixa etária de 0 a 15 anos irá diminuir ainda mais, de 13,9% da segunda pirâmide, passará a 10,8% na terceira. Na segunda faixa etária (15 a 60 anos) também diminuirá o índice de adultos, chegando a 53,6%. E na ultima faixa etária da terceira pirâmide temos um aumento apresentável de pessoas, 35,7% da população japonesa terá mais de 60 anos. Nessa ultima pirâmide podemos observar que o número de mulheres no japão diminui um pouco na faixa etária do meio, mas não chega a ser muito inferior aos homens, já na ultima faixa etária apresenta um índice bem mais alto de mulheres. Essa é a tendencia para o Japão quando estiver próximo a 2050.

    ResponderExcluir
  6. Na primeira piramide que indica a piramide de faixa etária de 1950 apresenta 35,4% da população jovem, 59,7% da população adulta e 4,9% da população de idosos, nessa piramide a quantidade de homens e mulheres são parecidas. Na segunda piramide de faixa etária de 2004 apresenta 13,9% da população jovem, 66, 6% da população adulta e 19,5% da população de idosos, não a muita diferença entre a primeira e a segunda piramide. Na terceira piramide a população jovem ira diminuir, apresentara 10,8%, a população adulta também vai diminuir, apresentara 53,6%, a população de idosos ira aumentar, apresentara 35,7%.

    Juliana Beatriz dos Santos Alves 2 ano "A".

    ResponderExcluir
  7. Na primeira pirâmide por volta de 1950, a população de jovens é 35,4%, a população de adultos é 59,7% e a população de idosos é 4,95. Na segunda pirâmide por volta de 2004, a população de jovens diminui e vai para 13,9%, a população de adultos aumenta e vai para 66,6%, a população de idosos também aumenta e vai para 19,5%. Na terceira pirâmide por volta de 2050 a população de jovens diminuirá e vai para 10,8%, a população de adultos também diminuirá e vai para 53,6% já a população de idosos aumentará para 35,7%.
    Na primeira pirâmide a quantidade de homens e mulheres não contém muita diferença

    Elisa Marina de Souza Lima
    Escola Santa Clara de Assis
    6º ano ''A''

    ResponderExcluir
  8. Em 1950, a pirâmide etária japonesa possuía a base e o corpo mais largo representando 35,4% jovens, 59,7% adultos e 4,9% idosos, ou seja, a população não está tendo uma expectativa de vida boa; os adultos que estão incluídos no PEA (População Economicamente Ativa) não estão chegando na fase idosa. Em 2004, os ídices de jovens no Japão cai para 13,9%, em razão da entrada da mulher no mercado de trabalho aumentando o número de adultos inseridos nesse mercado (66,6%) e os ídices de idosos também aumentam (19,55%) o que significa que houve uma melhora na expectativa de vida. Na pirâmide de 2050, o número de jovens é muito baixo (10,8%) em relação ao de idosos (35,7%) que é o caso do Japão em 2050 e de muitos outros países desenvolvidos.

    Victória Morganna 9º ano
    Escola Santa Clara de Assis

    ResponderExcluir
  9. Natalya Cavalcante 8º ''A''/ ESCA
    Na primeira pirâmide representa a faixa etária na década de 50 que mostra que 35,4% da população eram de jovens, cerca de 60% dos aldultos e cerca de 5% era de idosos, na primeira pirâmide os índice era praticamente igual o de homens e mulheres. Já na segunda pirâmide tem uma grande diminuição de jovens com a queda de 35,4% para 13,9%, mas das duas ultimas piramides temas um maior percentual dos idosos. A ultima faixa etária indica a porcentagem de pessoas no ano de 2050. Podemos observar que irá diminuir muito o número de pessoas eram quase 12 milhões de crianças de 0 à 5 anos na primeira pirâmide, já na terceira teremos menos de 4 milhões. O índice de pessoas na faixa etária de 0 a 15 anos irá diminuir ainda mais, de 13,9% da segunda pirâmide, passará a 10,8% na terceira E na ultima faixa etária da terceira pirâmide temos um aumento apresentável de pessoas, 35,7% da população japonesa terá mais de 60 anos. Nessa ultima pirâmede podemos observar que o número de mulheres no japão diminui um pouco na faixa etária do meio, mas não chega a ser muito inferior aos homens, já na ultima faixa etária apresenta um índice bem mais alto de mulheres. Essa é a tendencia para o Japão quando estiver proximo a 2050.

    ResponderExcluir
  10. Nos paises desenvolvidos como a China, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência de baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa se vida.
    Na primeira pirâmide a porcentagem de jovens era de 34, 4%, a de adultos 59,7% e a de idosos 4,9%. Em 2004 o número de jovens cai bruscamente para 13,9%. Mas almentou a expectativa de vida dos idosos para 19,55%.
    Em 2050 tinham poucos jovens, e a quantidade de adultos almentou.

    ResponderExcluir
  11. A pirâmide do ano de 1950 demonstra que o número da população infantil e jovem é omaior em relação aos adultos e idosos, ou seja, na época o número de trabalhadores era baixo, porque depois que se tem filhos e pais aposentados que não trabalham, a maioria dos adultos sustentam as crianças e seus pais aposentados.

    já em 2004, a pirâmide está do jeito mais adequado, pois a população adulta é maior em relação a pop. jovem e idosa, ou seja as fábricas e industrias vão produzir e vender mais já que são eles que mais recebem salários e que estão numa população mais avantajada.

    a de 2050 vai ser menos produtiva, pois a maior pop. é a de idosos e eles trabalham menos em relação aos jovens e adultos, ou seja, serão mais pessoas sem trabalhar, as fábricas com vagas de empregos, mas sem ter com que ocupá-las e as vendas irão em consequência disso tudo diminuir.

    Júlia Vitória
    9º "A"
    Escola Santa Clara de Assis

    ResponderExcluir
  12. Na pirâmide etária japonesa, é possível vê que em 1950 a base e seu corpo era mais largo, mostrando que o Japão tinha uma maior taxa de natalidade, e a quantidade de adultos era grande, com os jovens representando 35,4%, os adultos representando 59,7% e os idosos representando 4,9%,onde a expectativa de vida nesse período não era boa, porque havia uma grande taxa de natalidade e a qualidade de vida não era tão boa, não permitindo que as pessoas chegassem até a velhice. Em 2004, as condições de vida no Japão melhoraram, pois houve uma diminuição na taxa de natalidade, no qual a base ficou menor, seu corpo ficou estruturado, ou seja, a quantidade de adultos aumentou, dando a entender que essa pirâmide foi a melhor, porque esses adultos estão incluídos na PEA (População Economicamente Ativa), que são eles que desenvolvem a economia do páis; na questão dos idosos a expectativa de vida melhorou, devido a um melhor desenvolvimento do país. No período de 2050, a quantidade de jovens diminuirá ainda mais, por causa da queda na taxa de natalidade e mortalidade, consequentemente reduzindo também a taxa de fecundidade, havendo a diminuição do crescimento vegetativo, a quantidade de adultos também diminuirá, causando grandes problemas como a falta da mão de obra, isto é a falta de adultos ingressando no mercado de trabalho, e em razão disso haverá o envelhecimento da população, aumentando a expectativa de vida devido a queda nas taxas de natalidade e mortalidade e esse envelhecimento da população pode ser caracterizado como um período de Transição Demográfica, que é quando as taxas de natalidade e mortalidade eram altas e se transformam em baixas taxas de natalidade e mortalidade, que é uma realidade quem vem sendo vivida por vários países desenvolvidos.
    Giovanna Beatriz 9° ano
    Escola Santa Clara de Assis

    ResponderExcluir
  13. Nos paises desenvolvidos como o Japão, a estrutura etária é caracterizada pela presença marcante da população adulta e de uma porcentagem expressiva de idosos, consequência de baixo crescimento vegetativo e da elevada expectativa se vida.
    Na primeira pirâmide a porcentagem de jovens era de 34, 4%, a de adultos 59,7% e a de idosos 4,9%. Em 2004 o número de jovens cai bruscamente para 13,9%. Mas almentou a expectativa de vida dos idosos para 19,55%.
    Em 2050 tinham poucos jovens, e a quantidade de adultos almentou.

    ResponderExcluir
  14. Esse gráfico demonstra que a população japonesa jovem, (0 a 15 anos) esta cada vez diminuindo, devido o modo de vida das mulheres que estão priorizando sua vida profissional. Colocando em primeiro plano o mercado de trabalho, antes as mulheres tinha filhos com objetivo de ajudar no trabalho, nos dias atuais com a evolução dos dos tempos as mulheres priorizam a sua vida profissional.Em 2004 a população jovem diminuiu 21,5% , calcula-se que no ano 2050 a população jovem continue regredindo cada vez mais. Portanto a população japonesa esta deixando de ser jovem para ser uma população adulta.

    Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    Aluno : Gervásio Rocha Ferreira 7º ano "a"

    ResponderExcluir
  15. Demonstra que os jovens ,de 0 a 15 anos,está havendo declínio pois as mulheres estão entrando no mercado de trabalho e não tem o planjamento familiar,já antigamente as mulheres tinham mais filhos.
    E os idosos estão morrendo cada vez mais cedo por doenças.

    Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    Aluno : Leticia de Oliveira Albuquerque 7º ano "A"

    ResponderExcluir
  16. Em 1950 35,4% meninos e meninas de 0 a 10 que nasciam mais. Em 2004 66,6% tinham mais pessoas de 15 a 60 anos. Em 2050 53,6 terá mais pessoas de 15 a 60 anos.
    Resumo:
    Em 1950 nasciam mais crianças do que os adultos. Em 2004 os adultos ficou muito elevado do que as crianças e idosos. Em 2050 vai continuar os adultos mais os idosos aumentaram e as crianças diminuíram. Então que dizer quando a mulher entrou no mercado de trabalho diminuiu o numero de filhos.

    Leonardo 7° A
    Escola santa clara

    ResponderExcluir
  17. posta mais , está demorando muitooooooooooooo para postar .

    ResponderExcluir
  18. Professor diga logo as estrelas ! Já deu tempo suficiente para todos responderam.
    = )

    ResponderExcluir
  19. 1950
    É percebível que em 1950, o Japão, ainda era um país subdesenvolvido e sua pirâmide era caracterizada por possuir;
    -> Uma base larga, devido aos altos índices de natalidade // Parte central afunilada, em virtude às altas taxas de mortalidade // E topo estreito, em decorrência das baixas expectativas de vida; e os adultos inseridos no PEA (População Economicamente Ativa), não está chegando na fase idosa(topo).
    2004
    Já em 2004, as condições de vida japonesa, mudaram (pra melhor), o país evoluiu bastante e sua pirâmide, apresentava características já de países desenvolvidos, destacando:
    -> Parte central mais larga, por conta das baixas taxas de natalidade e mortalidade. //E topo também largo, devido às altas expectativas de vida da população.
    É preciso destacar que, nesse período, os custos são maiores no setor previdenciário, para atender as obrigações legais com os trabalhadores que se apresentam. Destacam-se também a escassez de mão de obra interna, pois assim como na pirâmide de 1950, os adultos inseridos no PEA (População Economicamente Ativa), não está chegando à fase idosa, que é entre aproximadamente 50 anos acima.
    2050
    Em 2050, segundo as projeções da ONU, o Japão, atual primeiro colocado deverá ser o sexto entre os países com maior número de idosos e sua pirâmide apresentará número de crianças, jovens e adultos baixos, respectivamente; 10,8 e 53,6.

    Geiciany Moura ... 9º ano "A"

    ResponderExcluir
  20. Itala Kedma
    ESCA 9º ano

    O Japão é um país que evoluiu muito desde o fim da 2º guerra mundial, quando o USA começou a investir neste país.
    Sabe -se o primeiro investimento voi na educação (tal com na China) e percebesse que deu certo, em comparação vemos a primeira pirâmide etária em 1950 pois 5 anos do fim da segunda guerra onde ela vemos que o país tem uma grande população jovem onde podemos comparar com a atual pirâmide da África, mas com o passar dos anos vemos uma educação bem melhor e que a qualidade de vida também está boa após 54 anos desde a última pirâmide.
    Um país desenvolvido tem sempre a tendência de melhorar aí está a prova, a terceira pirâmide mastra o país em 2050 com uma população jovem pequena (o que pode vir a ser uma preocupação) mas o PEA está controlado o problema está no ápice onde a população está envelhecendo, porém ainda mostra que a população vive em bom estado.

    ResponderExcluir
  21. Distribuição de Estrelas

    1 estrela
    Brenda - 8º A
    Juliana Beatriz - 2º ano
    Elisa Marina - 6º A
    Victória Morganna - 9º ano
    Natalya Cavalcante - 8º A
    Júlia Vitória - 9º ano
    Danielly Oliveira - 8º A
    Leticia de Oliveira -7º ano
    Leonardo - 7º ano

    2 estrelas
    Mariana - 8º ano A
    Maria Cecília Brito - 8º ano A
    Geiciany Moura - 9º ano
    Ítala Kedma - 9º ano
    Giovanna Beatriz - 9° ano
    Gervásio Rocha - 7º ano

    ResponderExcluir
  22. O que significa distribuição de estrelas?

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!