segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Momento Interpretação - o último da etapa


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na charge, o garoto cita algo inesperado pelo professor. Como o petróleo é uma grande riqueza e é cobiçada por várias pessoas, no futuro os índices de petróleo vão se esgotar gerando conflitos entre várias nações.

    Na década de 70 descobriu-se que o petróleo é uma fonte esgotável, tal afirmação elevou o preço do produto, em pouco mais de sete anos o preço do barril de petróleo praticamente triplicou.Isso provocou o aumento do valor do produto primário de países subdesenvolvidos, superando os produtos industrializados oriundos de países desenvolvidos.

    Foram vários os fatores que propiciaram a elevação do preço do petróleo, dentre eles podemos citar a criação da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), formada pelos principais produtores de petróleo do mundo para unificar o preço do produto, promovendo um cartel internacional e controlando a oferta do produto no mercado.
    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/a-crise-do-petroleo.htm

    Victória Morganna 8º ano "A"

    ResponderExcluir
  3. Na charge, o garotinho afirma que um dos derivados do petróleo é a guerra. A partir disso podemos perceber que o petróleo é cobiçado por todas as nações, pois quem possui o petróleo pode garantir às economias mundiais, a fonte de energia mais barata comparada á que seu aparato produtor está adaptado, , o combustível para o transporte e as indústrias.
    Guerras como a do Irã x Iraque (1980-1988) ou a do Golfo (1991) são diretamente relacionadas às disputas pelo petróleo por vários intelectuais. Cada vez mais existe um esforço mundial para uma menor dependência do petróleo. Nos Estados Unidos, por exemplo, ao mesmo tempo em que existe a preocupação de diversificar as fontes de energia, há um estoque de petróleo e seus derivados e uma campanha para explorar petróleo em territórios norte americanos não explorados.
    Sabe-se da importância dos combustíveis fósseis, que respondem por 81% da matriz de energia global. Sem energia não há economia próspera. O mundo sobrevive da energia retirada, principalmente dos derivados de petróleo. Por tal razão, as nações buscam avidamente o controle e exploração de fontes de energia para garantir as atividades econômicas essenciais.

    Geiciany Moura 8º ano "A"

    ResponderExcluir
  4. Na charge o garoto fala que é a guerra pois muitos países brigam pelo petróleo.A disputa pelo recurso que ainda resta, considerado essencial em termos de segurança nacional, levará a um estado de guerra permanente, caracterizado pela presença de grandes potências em regiões de instabilidade política, étnica e religiosa.Acredito que os preços atingirão U$100 o barril.
    o petróleo se tornou provavelmente a mais importante substância negociada entre países e corporações, e tem sido, a partir do século XX, um fator político importante e causador de crises entre governos, levando explícita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermínios.
    o fato de ser muito disputado também, porque ele é muito importante.seus derivados são empregados, pode-se dizer, em quase todas as atividades humanas. Da gasolina, que faz mover os automóveis e aviões, à nafta, que serve para os motores Diesel, de caminhão e das automotrizes, àqueles gigantescos dos navios.Do petróleo, pode-se obter até eletricidade.

    Ana Lívia 9 ano ''B''

    ResponderExcluir
  5. Na charge, o garoto diz que um dos principais derivados do petróleo é a guerra, pois o petróleo é um recurso muito valorizado no mundo todo, que disponibiliza muitos fatores benéficos, portanto há muitas disputas envolvendo as nações, surgindo guerra.
    A crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa.
    A crise do petróleo foi desencadeada num contexto de déficit de oferta, com o início do processo de nacionalizações e de uma série de conflitos envolvendo os produtores árabes da OPEP, como a guerra dos Seis Dias (1967), a guerra do Yom Kipur (1973), a revolução islâmica no Irã (1979) e a guerra Irã-Iraque (a partir de 1980), além de uma excessiva especulação financeira. Os preços do barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando a aumentar até 400% em cinco meses (17 de outubro de 1973 – 18 de março de 1974), o que provocou prolongada recessão nos Estados Unidos e na Europa e desestabilizou a economia mundial.
    Giovanna Beatriz 8º ano ''A''

    ResponderExcluir
  6. Na charge o autor quer dizer que o petroleo por ser um dos produtos que mais geram dinheiro e são as fontes de energia de quase todos os veículos hoje em dia, e tambem por não ser todo lugar existe petróleo, há constantes brigas por petróleo hoje em dia, e isso tende a piorar pois a disputa pelo petróleo continua aumentando e as reservas estão ficando mais escassaz, e isso poderá gerar guerras muito intensas entre as maiores potencias mundiais, e envolver a invasão de paises menores que tem boas reservas de petróleo e não tem como lutar de igual pra igual contra essas pontencias.

    Gabriel Fernando Santos de Oliveira, 8° "A"

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!