quinta-feira, 15 de outubro de 2015

“Sete pecados sociais: política sem princípios, riqueza sem trabalho, prazer sem consciência, conhecimento sem caráter, comércio sem moralidade, ciência sem humanidade e culto sem sacrifício.”  – Mahatma Gandhi

Poderia usar outras palavras para descrever o trabalho realizado pelo Professor de Geografia, Rafael Vieira e seus alunos do 9º ano da Escola Santa Clara; porém, diante do que assistimos, esse pensamento de Gandhi,  um líder espiritual e pacifista indiano que nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869; chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”)¹. Daí a semelhança com os trabalhos desenvolvidos por esse professor “de grande alma” que sempre procura envolver seus alunos com as temáticas atuais, levando-os a refletir sobre suas ações em meio a tantas desordens no nosso país e a falta de oportunidade de uma educação significativa que poucos têm acesso.

Esse círculo de debates do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia foi idealizado pelo professor Rafael com o objetivo de promover conhecimento em várias temáticas como: a fome, a desigualdade social, o trabalho infantil, a entrada da mulher no mercado de trabalho e o capitalismo na sociedade; reforçando a argumentação desses alunos e de alunos do Ensino Médio, da cidade de Limoeiro de Anadia,  que foram convidados e assim puderam aumentar seu poder de argumentação tendo em vista o ENEM 2016.

Trabalhos como esse, engrandecem a educação de valores e promovem conhecimento de forma dinâmica, criando uma ponte entre vários saberes pois trabalhar com debates exige bom conhecimento dos assuntos abordados e formas de explicação oral para compreensão de um público diversificado que alcance o aprendizado, através de uma linguagem simples e conhecedora das verdades científicas.

Parabenizo em nome da direção, coordenação e colegas educadores desta escola, nosso querido Rafael por toda a motivação e dedicação aos seus trabalhos e aos seus alunos, também os alunos desse nono ano que deixarão saudades, pois é uma das melhores turmas que já tivemos em criatividade, responsabilidade, cidadania e dedicação aos estudos.

Quero sim que vocês todos possam formar-se políticos com princípios, ricos pelo trabalho realizado com amor ao próximo e nunca só pelo dinheiro; conscientes do respeito, gratidão e justiça pelo próximo e pelo nosso planeta, com caráter para dividirem, partilharem e ensinarem o conhecimento a qualquer pessoa, sendo honestos e humanos em qualquer situação.

Acredito que a ideia do professor é a semente que frutificará dando bons frutos a partir das vivências do dia a dia, da participação desses alunos e daqueles que escutaram e partilharam as temáticas, desenvolvendo melhor a argumentação dos seus textos em sala de aula, nos concursos que participarem e nas rodas de conversas com aqueles que não tiveram a oportunidade de ler sobre esses assuntos e que eles poderão ajudá-los.

“Tudo vale à pena quando a alma não é pequena!”

Ivana Carla de Amorim
Coordenadora do Ensino Fundamental II da Escola Santa Clara de Assis


1.Durante a infância e adolescência, Gandhi foi educado na Índia. Quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se  advogado. Ao retornar para a terra natal, tornou-se membro do Supremo Tribunal de Bombaim. Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado. Atuou em defesa da minoria hindu que vivia neste país africano, lutando pelos direitos iguais. Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito. Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos. Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Déli por um extremista hindu.

I CICLO DE DEBATES DO GEPGEO

O I CD GEPGEO foi um evento que promoveu discussões sobre temas relevantes para a sociedade brasileira e mundial, bem como possibilitou uma maior interação entre alunos de diferentes níveis de ensino e a comunidade em geral. Ocorreu no dia 12 de setembro de 2015 na Escola Santa Clara de Assis em Arapiraca.

Temas abordados:

  1.  O trabalho infantil
  2. A fome
  3. O capitalismo na sociedade atual
  4. A entrada da mulher no mercado de trabalho
  5. A desigualdade social


O evento contou também com a participação de alunos do 3º ano Médio da Escola Estadual Francisco Domingues de Limoeiro de Anadia.












quarta-feira, 1 de julho de 2015

terça-feira, 30 de junho de 2015

EXERCÍCIO SOBRE A TECTÔNICA DE PLACAS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA TERRA

QUESTÃO 1
A composição da Litosfera por placas tectônicas está relacionada ao conceito de tectonismo e com a Teoria de Wegener da deriva continental. Uma das provas desse dinamismo da crosta é a existência:

A) dos desertos costeiros.
B) das dorsais oceânicas.
C) das calotas polares.
D) da precessão dos equinócios.

QUESTÃO 2
Em 1556, o cartógrafo Abraham Ortelius já sugeria que os continentes estiveram, em outra época, interligados em uma só porção continental. Tal suposição, séculos mais tarde, originou a Teoria da Deriva Continental. O que fez o elaborador de mapas chegar a essa conclusão foi:

A) a forma com que alguns continentes parecem se encaixar (como a costa leste brasileira com a costa oeste da África).
B) o fato de que as espécies expostas em seus mapas eram as mesmas em diversas regiões do mundo conhecido na época.
C) o sonho dos cartógrafos de todo mundo colonial em descobrir cada vez mais novas terras.
D) o fato de as feições dos continentes aparentar que esses passaram por bruscos movimentos causados por deslocamentos repentinos.

QUESTÃO 3
Assinale a alternativa que indica um acidente geográfico que não tenha sido diretamente originado pela ação das placas tectônicas:

A) Cordilheira dos Andes
B) Grand Canyon
C) Falha de San Andreas
D) Monte Everest

QUESTÃO 4
As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas movimentam-se no sentido contrário ou divergente, temos a formação de:

A) Cordilheiras
B) Falhamentos
C) Dobramentos
D) Fossas oceânicas

QUESTÃO 5
A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:

A) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
B) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
C) O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
D) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

QUESTÃO 6
É o tipo de vegetação predominante das regiões localizadas em elevadas latitudes, cujo clima típico é o continental frio e polar, com baixas temperaturas, verão curto, inverno longo e intensas precipitações em forma de neve. Esse bioma, localizado entre as florestas tropicais (ao sul) e a tundra (ao norte), pode ser encontrado nas porções norte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Influenciada diretamente pelo clima, é relativamente homogênea, sendo composta por árvores de grande porte com troncos retos. As principais espécies são o pinheiro, cipreste e o abeto. As árvores possuem folhas aciculifoliadas, ou seja, em forma de agulha – essa característica é uma forma para não acumular neve.

O Texto refere-se a:

A) Tundra
B) Floresta Temperada
C) Floresta Tropical
D) Deserto

QUESTÃO 7
FORMAÇÕES VEGETAIS

Um bioma terrestre se caracteriza por localizar-se em regiões quentes e úmidas, baixas latitudes, com vegetação higrófila, latifoliada e heterogênea. Fazem parte desse bioma espécies vegetais de grande e médio porte, como o mogno, o jacarandá, a castanheira, o cedro, a imbuia e a peroba, além de palmáceas, arbustos, briófitas e bromélias.

(MOREIRA, J. C. SENE, E. de. Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. São Paulo: Scipione,2005, p. 139 – Texto adaptado.)

A formação vegetal que compõe o bioma acima é denominada floresta

A) temperada.
B) de coníferas.
C) subtropical.
D) equatorial.

QUESTÃO 8
A paisagem é marcada pela presença de vegetação rasteira, com liquens e musgos, e animais adaptados a temperaturas extremamente frias, como a rena e o urso polar. Os verões são frios e curtos, mas os dias de verão são longos. Nessa estação, a vegetação cresce, floresce e frutifica rapidamente.

O bioma a que se refere o texto acima é constituído de:

A) campos temperados
B) tundras
C) taigas
D) estepes

QUESTÃO 9
A vegetação é um elemento importante do meio natural, tendo um papel decisivo na preservação do ambiente. Isto acontece principalmente com as florestas, de tal modo que a sua destruição pode comprometer seriamente o equilíbrio ambiental.

Com respeito ao desmatamento de grandes áreas, é correto afirmar-se que:

A) O desenvolvimento de plantas higrófilas será dinamizado.
B) Os rios têm seu regime alterado, porém a fauna aquática tende a ser preservada.
C) As águas pluviais tendem a desenvolver um escoamento superficial, diminuindo os processos erosivos.
D) As precipitações tornam-se irregulares, diminuem o seu volume anual e dinamizam-se os processos erosivos.

QUESTÃO 10
Sobre a falha Geológica de San Andreas, localizada na Califórnia (EUA), podemos afirmar que:

A) ela é resultado dos intensos terremotos que assolam a região.
B) sua origem está relacionada ao movimento de colisão e soerguimento entre duas placas tectônicas.
B) sua formação não possui relação com a tectônica de placas, uma vez que ela se manifesta apenas na superfície terrestre.
D) ela se formou graças ao movimento de deslocamento tangencial entre duas placas tectônicas.

QUESTÃO 11
Com base no esquema a seguir, pode-se classificar o movimento de criação da dorsal identificada como:





(A) Movimento convergente.          
(B) Movimento tangencial.
(D) Movimento divergente.
(C) Movimento transformante.   

QUESTÃO 12
O processo que gerou a atual configuração dos continentes na superfície do planeta Terra resultou da fragmentação e do afastamento das terras emersas que, no princípio, constituíam um único bloco chamado Pangéia. 

Duas teorias tentam explicar esse processo. São elas:

(A) a das placas tectônicas e a da descontinuidade de Mohorovicic.
(B) a da deriva continental e a da descontinuidade de Gutemberg.
(C) a das placas tangenciais e a das placas continentais.
(D) a das placas tectônicas e a da deriva continental.

QUESTÃO 13
O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”.

No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada:

A) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.
B) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz.
C) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado.
D) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

DESAFIO GEPGEO

PENSE, PESQUISE e RESPONDA.

Os primeiros alunos de cada turma ganham estrelas.

1º da turma - duas estrelas
2º da turma - uma estrela


DESAFIO;

1º Identifique no mapa cada domínio morfoclimático presente no território brasileiro. Considerar a legenda.

2º Com a descoberta de óleo no pré-sal, o Brasil passou a ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo. Qual é o nome da bacia sedimentar brasileira onde foi encontrada esse óleo?


sábado, 30 de maio de 2015

GABARITO OFICIAL DA OBG (depois do julgamento de recursos)

1.B 2.D 3.C 4.C 5.B 6.C 7.D 8.C 9.B 10.D
11.C 12.B 13.B 14.A 15.D 16.E 17.C 18.E 19.D 20.E
21.B 22.C 23.E 24.Nula 25.E 26.C 27.B 28.B 29.A 30.A
31.A 32.B 33.A 34.Nula 35.B 36.E 37.C 38.A 39.D 40.A
41.A 42.B 43.B 44.A 45.E 46.B 47.A 48.D 49.A 50.D

Decisões em relação a recursos recebidos
Questão 4 - Manter gabarito
Questão 6 - Manter gabarito
Questão 8 - Manter gabarito
(Os meridianos podem também ser chamados de círculos, conforme o livro Cartografia básica/Paulo Roberto Fitz. – São Paulo, Oficina de Textos, 2008)
Questão 9 - Manter gabarito
Questão 12 - Manter gabarito
Na resposta d) teve um erro de digitação e apareceu “estado da Bahia” no final da frase, porém não influi na escolha da superfície correta.
Segunda contestação: os dados usados para essa questão são do artigo Desmatamento na Amazônia Legal: Evolução, Causas, Monitoramento e Possibilidades de Mitigação Através do Fundo Amazônia.  Revista Floresta e Ambinte 2011 Jan/fev: 18(1):98-108 doi 10.4322/floram.2011.027)
Questão 18 - Ainda sob análise (*)
Questão 24 - Nula 
Há um erro de digitação na resposta a) na escrita do nome do vulcão Calbuco.
A resposta c) está errada pois o material eruptado pelo vulcão pode ascender desde a astenosfera também.
Questão 25 - Manter gabarito
A pergunta não onde se originam os diamantes mas onde se encontram, então esta certa a alternativa e)
Questão 27 - Manter gabarito
 O fato de haver duas alternativas iguais não influi na resposta
Questão 32 - Manter gabarito
Tive um erro de digitação na questão, os biomas brasileiro são mesmo seis como em todas as alternativas de resposta.
Questão 34 - Anulada
Questão 38 - Manter gabarito
Questão 39 - Manter gabarito 
Não tê itens repetidos, eles diferem mesmo se por pouco.
Questão 40 - Manter o gabarito
Pede para julgar a mais próxima definir os fragmentos. Há uma alternativa que descreve e 4 que não descrevem. A questão poderia ter sido escrita de forma mais clara, porem acreditamos que tinha elemento suficientes para poder ser respondida.
Questão 44 - Manter o gabarito
A palavra "respectivamente" esta mal colocada, porem é a única questão que contempla as duas instituições. Teria de ser a alternativa preferencial.
Questão 46 - Manter gabarito
Questão 49 - Manter gabarito
As imagens estão invertidas, porem há uma única resposta que tem os dois modelos de produção fabril representados.


A comissão científica ainda está analisando alguns recursos e pode ainda alterar o gabarito.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CONSTRUÇÃO DE MAQUETE TOPOGRÁFICA

A construção de modelos tridimensionais do relevo propicia o desenvolvimento da percepção e diferenciação de escala horizontal e escala vertical. Através da maquete, pode-se analisar a paisagem de forma integrada.

CURVA DE NÍVEL

Em cartografia, as curvas de nível são representações do relevo produzidas através da utilização de linhas imaginárias (chamadas de linhas altimétricas, quando na superfície, e linhas batimétricas, quando abaixo do nível do mar). Elas possuem o mérito de representar em uma superfície plana os desníveis e a declividade topográfica.

O emprego da técnica de curvas de nível é recomendado em áreas com escala grande, ou seja, em áreas pequenas, em que o nível de detalhamento costuma ser maior. Assim, podemos ter a área de uma vertente sendo representada separando-se as altitudes ordenadamente, de forma que cada altitude representa uma linha do mapa.

Quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a declividade do local.

Outra consideração necessária é o fato de que todos os pontos localizados sobre uma mesma linha possuem uma igual altitude, sendo essa uma das maiores importâncias dessa técnica de representação cartográfica. O valor dessa altitude é sempre tomado em relação ao nível do mar e é representado pela numeração descrita logo acima da curva, geralmente em metros.

As curvas de nível tendem a ser paralelas entre si e raramente se cruzam, o que só ocorre quando há algum tipo de acidente geográfico incomum, como um barranco, ou seja, quando elas se tocam, é porque uma determinada altitude encontra-se sobre a outra.


Produzir mapas topográficos em curvas de nível, principalmente de áreas um pouco maiores, requer muito trabalho na coleta de dados, como o das altitudes, envolvendo uma rigorosa precisão matemática. No entanto, com os avanços tecnológicos no campo da cartografia, tanto com a aerofotogrametria quanto com as projeções de satélites, muitas vezes esse tipo de mapa é produzido quase que automaticamente, o que facilita estudos geológicos e geomorfológicos sobre a superfície terrestre.

Fonte:

Atividade realizada com os alunos do 6º ano "B" do Colégio Santa Afra.

 

 





segunda-feira, 25 de maio de 2015

I OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA - OBG

A I Olimpíada Brasileira de Geografia realizada no dia 20 de maio de 2015  chegou transmitindo grande expectativa para alunos e professores de todo o Brasil. Foram 853 escolas e 44.546 alunos inscritos na competição. No estado de Alagoas estão entre as participantes, a Escola Santa Clara de Assis sediada no município de Arapiraca e a Escola Estadual Francisco Domingues com sede no município de Limoeiro de Anadia. Ambas as escolas tiveram como professor organizados o jovem Rafael Vieira, este esperava ansiosamente por uma Olimpíada Brasileira de Geografia desde seu tempo de colegial.

A realização desta Olimpíada não foi fácil na Escola Estadual Francisco Domingues, devido a infraestrutura e a falta de equipe de apoio, entretanto, quando a paixão pela Geografia corre nas veias e a luta para superar desafios está na origem de um povo, os obstáculos na busca pelo conhecimento tornam-se sinônimos de vitória. Parabéns alunos, vocês fizeram e fazem a diferença.

Um agradecimentos especial ao coordenador Everaldo Luiz da Escola Estadual Francisco Domingues e aos professores que colaboraram na aplicação das provas. (Val, Kelly, Rubens, Asmym e Maria).

Também merecem um agradecimento especial a diretora Márcia Magalhães e a coordenadora Ivana Amorim da Escola Santa Clara de Assis, além da professora Fernanda pela colaboração para que esta Olimpíada fosse realizada com sucesso.
Escola Estadual Francisco Domigues

Escola Santa Clara de Assis
Escola E. Francisco Domingues
Escola Santa Clara de Assis


Escola Santa Clara de Assis

Escola Estadual Francisco Domingues


sexta-feira, 24 de abril de 2015

DESAFIO 2

PENSE, PESQUISE E RESPONDA

Os primeiros alunos de cada turma ganham estrelas.

1º geral - 3 estrelas
1º da turma - 2 estrelas
2º da turma - 1 estrela

Podem participar alunos das escolas parceiras (Santa Clara de Assis, Santa Afra e Francisco Domingues). Visitantes podem participar, entretanto, não concorrem as estrelas. 

DESAFIO:

1º Estado em que o ponto extremo leste do território brasileiro chamado Ponta do Seixas localiza-se.

2º Para calcularmos a População Relativa de um lugar devemos ________ a população absoluta pela área ocupada.

3º Orgão responsável pelo recenseamento no Brasil.

4º Tipo de agricultura implantado no Brasil pelos portugueses no século XVI.

5º Teoria demográfica adotada na China.



OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Após anos de espera, agravados pelo cancelamento da Viagem do Conhecimento, surge a tão aguardada OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia! Melhor ainda: a OBG selecionará para competições internacionais, a IGeo –  International Geoghraphy Olympiad e a IESO – International Earth Science Olympiad.



Não perca essa oportunidade, a prova será dia 20 de Maio!


Site da competição: http://www.obg.net.br/

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DESAFIO 1

PENSE, PESQUISE e RESPONDA.

Os primeiros alunos de cada turma ganham estrelas.

1º geral - três estrelas
1º da turma - duas estrelas
2º da turma - uma estrela

Desafio:

1º Grupo étnico que originou os alemães, noruegueses, suecos, holandeses, austríacos e britânicos. (10 letras) 

2º Ponto extremo do território brasileiro localizado no Rio Grande do Sul.

3º Chegada de pessoas em um lugar. (9 letras)

4º Defensor da resistência pacífica, foi a primeira personalidade do processo de Independência da Índia.

5º Quanto maior for a latitude, ______ será a temperatura.






MOMENTO INTERPRETAÇÃO - 6º E 7º ANO

Deixe seu cometário!


Fonte: http://geografiaem360graus.blogspot.com.br/2011/06/recepcao-da-noticia-da-erradicacao-da.html

segunda-feira, 30 de março de 2015

TRABALHO 1: 9º ANO (ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS)

Escolha um dos questionamentos abaixo e elabore um texto reflexivo.


O texto deve ser coeso e coerente e principalmente, deve responder o questionamento proposto. 

A atividade deve ser realizada até as 22hrs do dia 09 de abril de 2015.



QUESTIONAMENTOS


1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

2. Como o Plano Marshall interferiu na influência dos norte-americanos na Europa Ocidental?

3. Por que a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?


OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Revista GEPGEO Vol. 1

O ÊXODO RURAL E A FORMAÇÃO DAS FAVELAS
Eric Santos Brito

_____________________________________________________________

Houve vários motivos para que acontecesse a formação das favelas. Entretanto, muitos pesquisadores dizem que o principal deles foi o êxodo rural, mas será mesmo que ele foi o causador? E o que estava por trás desse fenômeno?

Para início de conversa devemos saber o que é êxodo rural: êxodo rural é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter melhores condições de vida. Dentre os motivos de repulsão podemos citar: busca por empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc.), qualidade de ensino e necessidade de infraestrutura, serviços (hospitais, transportes, educação, etc.).
O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes do campo, muitas vezes, não estão preparadas para isso. No entanto, acabam superlotando as cidades, em que o processo de urbanização estava planejado para uma determinada quantidade de moradores, esse crescimento urbano acaba deixando várias pessoas sem serviços (água – luz – esgoto – habitação e etc). Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal. Não tendo dinheiro e nem onde morar, essas pessoas vão procurar lugares sem infraestrutura, terrenos não ocupados, os morros, margens de córregos, proximidades de mananciais e até áreas de preservação, ficando na maioria das vezes nas periferias das cidades, e formando o que conhecemos por favelas.
As favelas segundo o IBGE são aglomerados subnormais como conjuntos de residências que ocupam terreno alheio (público ou privado), que estão organizados de forma desordenada, com carência de serviços públicos essenciais. Geralmente são áreas onde o poder público tem pouca atuação e acabam dominadas por traficantes.
A primeira favela no Brasil, conforme dados do governo, surgiu no morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1897. O morro foi ocupado inicialmente por soldados da Guerra*. No mesmo ano, formou-se também a favela do morro de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro. 
E atualmente, o Brasil possui políticas públicas ligadas ao controle de habitações irregulares? A resposta é relativamente simples: o país possui, porém não consegue colocar em prática a todos os níveis de renda. A própria Constituição Federal incluiu a moradia entre os direitos sociais mínimos, prevendo a promoção de programas de habitação e saneamento básico pelas três esferas do governo. Apesar do reconhecimento do caráter essencial de habitação e serviços urbanos adequados para a inclusão social e o combate à pobreza no país, as condições de moradia da população brasileira ainda são bastante precárias, sobretudo entre as camadas mais pobres da população.
Em muitas cidades do mundo, principalmente nos países em desenvolvimento, moradores de favelas constituem grande parte da população urbana, com pouco ou nenhum acesso a abrigo, água e saneamento básico. Em estimativa elaborada pela ONU, em 2030 a maioria dos humanos morará numa cidade. “Daqui a dezessete anos, o homo sapiens deverá ser chamado o homo sapiens urbanus”, afirma o novo relatório sobre o Estado das Cidades do Mundo 2010/2011. Quando a Organização das Noções Unidas foi fundada, em 1945, dois terços da população mundial viviam em zonas rurais. Em 2000, a distribuição da população havia mudado, com metade da população mundial vivendo nas cidades. Além disso, espera-se que em 2050 dois terços da população mundial – cerca de seis bilhões de pessoas – estarão vivendo em centros urbanos de pequeno, médio e grande porte.
Sendo assim, podemos considerar que o êxodo rural foi sim um dos principais motivos para a formação das favelas, mas não o único. A má distribuição de renda aliado ao pouco investimento no campo também se configuram como fatores que contribuíram para a formação desses aglomerados subnormais no mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. 
________________________________________________


*Confronto entre Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro. Esse conflito durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Os soldados, vencedores, exigiam a casa própria como premiação. Na época, o governo “não tinha verba” e assim autorizou que os soldados construíssem barracos de madeira no atual Morro da Providência.