A construção de modelos
tridimensionais do relevo propicia o desenvolvimento da percepção e
diferenciação de escala horizontal e escala vertical. Através da maquete,
pode-se analisar a paisagem de forma integrada.
CURVA
DE NÍVEL
Em cartografia, as curvas
de nível são representações do relevo produzidas através da utilização de
linhas imaginárias (chamadas de linhas altimétricas, quando na
superfície, e linhas batimétricas, quando abaixo do nível do mar).
Elas possuem o mérito de representar em uma superfície plana os desníveis e a
declividade topográfica.
O emprego da técnica de
curvas de nível é recomendado em áreas com escala grande, ou seja, em áreas
pequenas, em que o nível de detalhamento costuma ser maior. Assim, podemos ter
a área de uma vertente sendo representada separando-se as altitudes
ordenadamente, de forma que cada altitude representa uma linha do mapa.
Quanto mais afastadas as curvas de nível, menor é a declividade, isto é, menos
íngreme é o terreno. Ao contrário, quanto mais próximas as curvas, maior é a
declividade do local.
Outra consideração
necessária é o fato de que todos os pontos localizados sobre uma mesma linha
possuem uma igual altitude, sendo essa uma das maiores importâncias dessa
técnica de representação cartográfica. O valor dessa altitude é sempre tomado
em relação ao nível do mar e é representado pela numeração descrita logo acima
da curva, geralmente em metros.
As curvas de nível tendem a
ser paralelas entre si e raramente se cruzam, o que só ocorre quando há algum
tipo de acidente geográfico incomum, como um barranco, ou seja, quando elas se
tocam, é porque uma determinada altitude encontra-se sobre a outra.
Produzir mapas topográficos
em curvas de nível, principalmente de áreas um pouco maiores, requer muito
trabalho na coleta de dados, como o das altitudes, envolvendo uma rigorosa
precisão matemática. No entanto, com os avanços tecnológicos no campo da
cartografia, tanto com a aerofotogrametria quanto com as projeções de
satélites, muitas vezes esse tipo de mapa é produzido quase que
automaticamente, o que facilita estudos geológicos e geomorfológicos sobre a
superfície terrestre.
Atividade realizada com os alunos do 6º ano "B" do Colégio Santa Afra.
Nós somos lindos
ResponderExcluirpense como são lindo .....
ResponderExcluirquerida(o)Anonimo fique sabendo que somos lindos sim,pois fomos criados por deus
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