Neste ano o GEPGEO tem o prazer de agregar mais dois Centros de Ensino ao seu projeto. Além da Escola Santa Clara de Assis, localizada em Arapiraca e parceira de fundação do Grupo, formaremos parceria com o Colégio Santa Afra, também localizada em Arapiraca e com a Escola Estadual Francisco Domingues, situada no município de Limoeiro de Anadia.
Unidas pelo GEPGEO e em prol do conhecimento geográfico, as instituições de ensino parceiras objetivam a permanente evolução do ensino-aprendizagem de qualidade.
Iniciando as atividades: Momento Interpretação 2015
Observar - Interpretar - Concluir
Charge 1:
Identifique o tema central e elabore um texto (comentário).
OBS.: Se identifique (nome da escola e turma)
OBS.: Se identifique (nome da escola e turma)
Esta charge faz referencia a seca atual de São Paulo, que esta sendo uma das maiores crises dos últimos anos, porem só tendo foco recentemente pois o nível de água do reservatório mais importante, o cantareira, estão criticamente baixos, desde a década de 70 quando o nível do reservatório estava a 30% se reduziu aos 5% atuais, gerando preocupação geral, e racionamento de água rigoroso que já existia desde 1973, mas, foi rigorosamente aumentado devido as circunstancias que eu já citei. Essa seca em minha concepção foi causada por uma mistura de desordem climática, e uso indevido da água propriamente dito.
ResponderExcluirGabriel Fernando, 9º, Escola Santa clara de Assis.
A charge representa a seca atual de SP. A seca é um problema tanto climático quanto de gestão política, pois os políticos foram avisados que ocorreria a seca num futuro e não fizeram um bom uso da água nem nada para economizar e resguardar a água.
ResponderExcluirMuitas são as conseqüências existentes com essa seca, uma delas é a geração de energia, que grande parte fica comprometida por depender das usinas hidrelétricas. Além disso, muitas pessoas passam a migrar de região como mostra a charge, em busca de melhores condições de vida.
Pietra Almeida Leão Braga Santos
6º B, Escola Santa Clara de Assis
Atualmente a maior metrópole do Brasil, São Paulo, vive a maior crise hídrica dos últimos 80 anos. O problema relacionado com a falta de água em São Paulo já tinha sido alertado em 2004, quando a Sabesp, empresa de abastecimento de São Paulo, percebeu que a estrutura dos reservatórios parecia insuficiente para dar conta da demanda, dependendo bastante do Sistema Cantareira. Em 2014, o volume útil da Cantareira, que serve como fonte de abastecimento de água para 8,8 milhões de pessoas na capital, esgotou.
ResponderExcluirEsse enorme problema não só foi gerado a parti das más condições climáticas, a negligência dos políticos em meio às primeiras aparições de problemas hídricos é um grande fator a ser considerado, além do elevado número de habitantes que cresce tanto na capital. A consequência dessa falta de responsabilidade em meio à água causou o aumento do preço da energia elétrica e outros graves problemas na economia paulista.
Uma das soluções encontradas pelo governo foi à captação da água do volume morto, porção de água que fica no fundo dos reservatórios, além da aplicação de multas para quem aumentasse o consumo de água. O sistema de administração de São Paulo deveria ter se preocupado antes da crise se torna grave, investindo em projetos para a diminuição do uso indevido da água e soluções sustentáveis para a preservação do bem mais precioso do planeta Terra.
Embora todas as soluções encontradas pelo governo, não existe uma única saída para esse problema hídrico, ações simples como o não desperdício de água devem ser colocadas em prática, não só pelo governo e sim por toda a população.
Luciano Fabio, 9º, Escola Santa Clara de Assis.
A charge representa a crise hídrica da maior metrópole do Brasil, que já vinha ocorrendo desde a década de 70, e se agravou mais durante o intervalo de tempo do mês de outubro de 2014 até agora, além de perder aproximadamente mais 25% do nível da água em relação ao ano de 1973, porém já havia sido avisado pela Sabesp no ano de 2004, que essa situação poderia ocorrer.
ResponderExcluirEsse problema foi gerado primeiramente por mudanças climáticas, a segunda causa foi o crescimento desordenado da população, e é aí que vem a pergunta "qual a capacidade populacional no mundo?", outros motivos podem ser as ações do governo quando souberam do que poderia acontecer, ou melhor, a inatividade do governo ao saber da situação.
Por outro lado, a população também não cooperou, mas acho que deveria haver mudanças realmente drásticas na distribuição e na utilização da água na região.
José Felipe, 9º, Escola Santa Clara de Assis.
Essa charge representa a seca em São paulo e o homem está indo procurar algum lugar que ainda tenha água para beber,tomar banho etc.então devemos economizar água ou planejar alguma coisa para que não acabe a água do mundo todo.
ResponderExcluir-Beatriz Pereira
6 ano A Colégio Santa Afra
Essa charge fala da seca que estar acontecendo em São Paulo nos últimos 84 anos é atribuída a um sistema de distribuição que não recebe investimentos agravado por uma perda obscena.E também a temperatura não ajuda muita essa situação,mas nesse final de semana ajudou muito São Paulo conseguiu superar a seca,com chuva até 70% abaixo da média no último verão, o nível do Sistema Cantareira, principal conjunto de reservatórios que abastece a Grande São Paulo, chegou a patamares críticos. O primeiro recorde foi batido em março(2014): 14,6% do volume total, o menor desde que o sistema foi criado, em 1974. A Sabesp, companhia estadual de saneamento de São Paulo, instituiu desconto de 30% na conta de água para quem reduzisse 20% do consumo.
ResponderExcluirVivian Emanuelle 7° Ano "A'' Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis.
Que a pessoa estava fugindo da seca em são Paulo então ele queria ir para outro lugar que tenha água para toma banho,para beber,etc. E ainda em são Paulo ta acontecendo isso também em outros lugares tipo na áfrica,na Europa,e entre outros,por isso que devemos economizar água no banheiro,na torneira,larvar o carro.etc.
ResponderExcluirLeonardo Francisco 7° A Escola Santa Clara de Assis
a charge representa a seca que estar avendo na maior capital brasileira.Segundo o saneamento basico de São Paulo não havera racionamento ou rodízio.São Paulo esta sofrendo com a seca nos ultimos 80anos,isso acontece por causa das açõe do homem como:o desmatamento,as temperatura mais altas e a expanção dos centros urbanos reproduzem este desastre em varios cantos do planeta,e tudo aumenta porque a população aumentou e as ações estão cada ves mais maiores.
ResponderExcluirpara alguns especialistas há,ainda,uma questão chave:o desmatamento,isso também pode ser o desmatamento da Amazônia,
cientistas afirmam que os ventos como fortes chuvas na região Ásia-pacífico a maior temperatura do mar e a seca na Califórnia estão conectados e são partes de um desequilíbrio global, a enorme extensões de asfalto contribuem para esse desequilíbrio
Mayanny Carlla 6°"A"
escola santa clara
#7°
ResponderExcluirO problema da seca. Com o surgimento da seca várias pessoas estão indo para outros lugares que tenham água para sobreviver, pois sem água não existe ser vivo.
ResponderExcluirMaria Nathálya, 7* ano "A"
A charge representa a seca de São Paulo. Ela nos comunica que várias pessoas estão saindo de suas casas para ir para outro lugar que tenha água, para sobreviver.
ResponderExcluirEle também nos comunica que se não usarmos água com consciência pode daqui alguns anos não tem mais água para a população.
Maria Nathálya, 7* ano "A". Escola Santa Clara de Assis.
A charge refere-se a grande escassez de água em São Paulo. Uma das maiores capitais do país passa por uma seca histórica, transtornando a vida de vários moradores que adiam a lavagem de roupas e de carros, condomínios que controlam o acesso as piscinas e recorrem a caminhões-pipa. Embora a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) garanta não haver racionamento, há relatos de cortes no abastecimento.
ResponderExcluirA cada mês que passa "O mar de asfalto vai virando sertão". Até as repúblicas de estudantes que costumam receber turistas em feriados, estão controlando os banhos. Ou seja, a água virou um artigo de luxo.
Victória Morganna, 9° ano, Escola Santa Clara de Assis.
A charge representa a grande falta de água no estado de SP. São Paulo enfrenta uma das maiores secas de sua história. A ausência de chuva, que atinge o Sistema Cantareira, também chega aos bairros da capital paulista e se estende a várias cidades do Estado, assim como a falta de água que já é uma realidade na casa de muitos moradores.
ResponderExcluir-Gabriella Araújo
6° ano, Colégio Santa Afra
A água, é um dos nossos bens mais importante, no qual não viveríamos sem, vem se agravando cada vez mais na região de São Paulo, e por isso devemos nos conscientizar desde já, a não desperdiçar, para que no futuro não nos falte e por isso já começou lá em São Paulo, o processo de racionamento, onde pagará uma multa quem gastar água além do limite. E que isso sirva de alerta não só para São Paulo, mas para todas as regiões do Brasil.
ResponderExcluirGiovanna Beatriz, 9° ano, Escola Santa Clara de Assis.
- A charge acima representa a seca que está acontecendo atualmente em São Paulo.O que esta imagens está relatando e o resultado daquela pessoas que não estão preservando o nosso meio ambiente pois nós temos que preservar o nosso meio ambiente para não acontecer isso com a gente pois eu sei que ninguém quer que aconteça isso.
ResponderExcluirAlgumas dicas de como podemos preservar a nossa natureza:
-Desperdiçar menas água
-Demorar na faixa de apenas 5 a 6 minutos no banho
-Lavar carro com apenas um balde com água e uma boa experiência.
-Entre outras coisas com que podemos contribuir para a preservação de nosso planeta.
- O homem apresentado na charge acima está deixando a cidade de São Paulo por causa da seca,mas quem está causando está seca somos nós seres humanos.A natureza é a fonte de nossa sobrevivência pois devemos ter o máximo de cuidado com a natureza.Muitas pessoas podem pensar que isso só acontece no Brasil más não se outros países não tomarem cuidado pode acontecer isso fora do Brasil também.São Paulo está enfrentando uma das suas maiores secas de sua história,os reservatórios estão totalmente secos,mesmo com a chuva que está acontecendo por lá não estão enchendo estes reservatórios.
VAMOS CUIDAR MELHOR DE NOSSO ÁGUA EM QUANTO AINDA PODEMOS
Guilherme anthony , 6º ano turma: A , Escola Santa Clara De Assis
A charge refere-se a crise da falta de água na cidade de São Paulo, onde os próprios moradores estão se deslocando para outras cidades devido essa crise. Autoridades buscam resolver essa situação porém, é preciso que não afeto outros meios e nem mesmo a própria população. Para que não ocorra crise maior, é preciso que as pessoas tenham consciência e não desperdice água com coisas desnecessárias, como lavar as calçadas.
ResponderExcluirPois, a água é um dos elementos mais importante para a nossa sobrevivência e devemos saber como utiliza-la para que não possa ter fatos mais trágicos.
GIOVANNA CLARISSA, 6° ANO 'A', ESC. SANTA CLARA DE ASSIS.
Geografia
ResponderExcluirA charge refere - se a grande seca na cidade de são Paulo está seca faz os próprios moradores se deslocar sair da cidade está seca de água em são Paulo pode ser a maior de sua história acima na charge ver o homem saindo da cidade de São Paulo fugindo da seca, seria bom que o governo fizesse uma lei que os moradores nem só de são Paulo mais para todos os moradores do Brasil economizar água o máximo possível e o que não economizar ter que pagar uma multa de acordo com o que desperdiçou
ResponderExcluirjadielson júnior,6° ano 'a' , colégio santa afra
A charge acima relata a falta de consciência do ser humano com o bem mais precioso, que é a água. Os paulistas estão enfrentando a seca do "sistema cantareira " que atinge 8,1% o menor índice já registrado em SP.
ResponderExcluirAlgumas dicas para que possamos mudar isso:
● reutilizar a água usada da lavanderia para uso de limpeza;
●não deixar a torneira ligada quando não estiver usando;
●não a desperdice com coisas desnecessárias;
●a ultilize com consciência.
Pare um pouco e pense no seu futuro, pense como séria viver sem água.
SOPHIA SILVA 6° ANO "A" ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS.
A charge representa a grande falta de agua no Estado de São Paulo. São Paulo esta passando Por uma grande seca talvez seja a maior seca da historia do estado de Sao paulo.Na imagem la em cima aparece um homem deixando o estado por causa da grande seca.
ResponderExcluirAlmir Gustavo lira soares
6 ano
Colegio Santa afra
Essa charge da a impressão que o nordestino saia do sertão para procurar trabalho em São Paulo,mas com a situação da falta d´água eles estão voltando para o sertão,que hoje tem água.
ResponderExcluirMaria Alice,6º ano A,Escola Santa Clara de Assis
A charge representa um são-paulino saindo de são paulo de tanta seca as pessoas pensavam que a água nunca ia acabar e mangavam do nordeste que não tinha água agora eles que não tenhe água e eles saem para não sofrer na seca !!!!!!
ResponderExcluirJoão pedro santos e silva 6º ano A Colégio santa afra
A charge representa a maior seca da história no estado de São Paulo e o homem saindo do estado,pois quando as pessoas tinham não economizaram,e agora quando não tem mais as pessoas se consientizaram...por isso devem economizar por água não é boberangue q vai e vou...
ResponderExcluirTa...Esse de cima é o meu vitor emanuel Santa afra 6 ano
ResponderExcluirAtualmente a maior cidade do Brasil: São Paulo está sofrendo a maior seca desde os anos 80, com mais de 130 municípios afetados, o governo já tomou uma decisão drástica mas não resolveu o problema, o reservatório cantareira já está chegando ao volume morto. Muitos pensam que a causa é o desmatamento da Amazônia, mas cientistas falam que essa não é a única causa, "Não posso colocar toda a culpa na Amazônia, mas há uma combinação de efeitos, e o desmatamento é em parte responsável. Há também uma oscilação natural e as mudanças climáticas provocadas pelos homens", afirma Claudio Maretti, líder da Iniciativa Amazônia Viva da WWF. O desperdício de água alcança mais de 30%, chuvas aconteceram mas não foram o bastante para aumentar o volume de nenhum reservatória, especialistas dizem que nesses meses não terá chuva acima da média, aí eu te pergunto isso também é culpa do governo? O governo deveria ter tomado uma decisão antes mas nós habitantes deveríamos ter consciência pois nada que vem da natureza é infinito, nós podemos sim consumir mas com uma consciência se consumimos corretamente não vamos passar por problemas tão sérios.
ResponderExcluirSoluções para o problema:
- A máquina de lavar roupas nunca deve operar com carga máxima: além de poupar energia, você reduz o consumo de água
-É preciso evitar a poluição dos rios e dos mares. Não jogue lixo (papel, plástico, comida, etc.) em rios, riachos, lagoas
-O banho deve durar cerca de 5 a 6 minutos.
- Não deixar a torneira ligada.
-Consertar as pingueiras pois cada gota de água é importante.
Maria Clara Brito 6º "A" Escola Santa Clara de Assis
O Sudeste passa pela pior seca dos últimos 80 anos, com mais 130 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais afetados. Relatórios e relatórios saem, mas um recente que foi apoiado pela ONG WWF Brasil, apontou o desmatamento na Amazônia como uma possível causa para o fenômeno – e a conseguinte crise da água. Só que não há estudos comprovando essa relação, constantemente direta entre seca e desmatamento.Como a grande maioria pensa que o que está provocando isso é o desmatamento da amazônia, cientistas afirmam que não é o único motivo,mesmo com a importância de influencia da Amazônia na regulação do clima de todo país, não é o único problema, pois o desmatamento também é responsável, em partes. Há também uma oscilação natural e as mudanças climáticas provocadas pelos homens", afirma Claudio Maretti, líder da Iniciativa Amazônia Viva da WWF. Efeitos do aquecimento global pioram com o desmatamento na região, que aumenta as emissões de CO2 na atmosfera.
ResponderExcluirOs problemas na distribuição de água, com desperdício de 30%, sem contar com a pouca preservação da aréa de manancial. E as chuvas, não conseguem ficar na ´responsabilidade´ de repor e aumentar o volume das reservatórias.
Isso, é uma triste realidade, em todos os sentidos. Principalmente, em não ser apenas culpa do governo,pois nós, enquanto cidadãos, tendo nossos direitos e deveres deveríamos ter em mente que nada que vem da natureza pode ser abusado em excesso. Pois, consciência hoje em dia vale quase tudo.
Maria Cecília Maia 8º ano ´´A´´ Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis.
Esta charge mostra uma pessoa fugino da seca e da fauta de agua em São paulo isso esta acontencedo por que antes tinha agua avontade ai todo mundo disperdesa sem saber o dia de amanha si todo mundo nao disperdesasi agua ai nao esta va acontecedo isto ex.:si as pessoas reutilizasi tipo a agua que lavasi a mao e usasi na descarga
ResponderExcluirantony santa afra ano6 b
Esse charge Mostra um homem tentando fugir da seca de São Paulo ... São Paulo está sofrendo muito com a seca atualmente mais no ano de 2014 São Paulo já vinha sofrendo muito com isso por isso é importante economizar água quando estiver tomando banho ,economizar água quando estiver escovando os dentes não deixa a torneira aberta e também não ficar muito tempo no chuveiro e isso pode ajudar vai ser melhor para você e para o mundo e essa crise de São Paulo talvez uma dia pare isso se agente economizar água mais se continua assim vai demorar muito para a cidade de São Paulo não sofrer com isso mais então vamos aprender a economizar água porque se você não economizar água pode acaba ficando sem
ResponderExcluirRodrigo Fabre
6 Ano B
Colégio Santa Afra
Esta acabando! A maior metrópole do Brasil esta passado por uma crise hídrica, que foi prevista em 2004 e novamente em 2013. Segundo o JN já sabiam que isso ocorreria, mais ou menos a um ano o governo se reuniu e estavam a par sobre a crise hídrica. E em demanda a tal fato veio a solicitação de armazenamento de água e em último caso o racionamento da água (propostas que partiram do governo) na qual teriamos dois dias com água e cinco sem.
ResponderExcluirsegundo a SABESP: não ha água suficiente para suprir as necessidades de todos os moradores e também afirma que tinha alertado a população durante o mês de janeiro usado rádios e TVs.
A corrida pela água esta tão grande que em um determinado bairro de São Paulo os moradores coletam água em um lago com jacarés.
Segundo a revista ÉPOCA: no dia 30 de janeiro deste ano Dilma reuniu-se com o atual governador do estado de São Paulo Alckmin em Brasilia para anunciar medidas emergenciais.
A espera pela chuva esta enorme! será mesmo que as tão esperadas chuvas de verão ajudará com o aumento dos níveis dos reservatórios do sudeste? As chuvas que ocorreram de certa forma ajudaram, mas não a ponto de aumento do nível da água.
A falta de água passa a ser uma preocupação quando afeta a nível nacional prejudicando assim: a produção de energia, o que vale lembrar do prolongamento do horário de verão para que não seja usada tanta energia e consequentemente água; o fato da escassez de água também prejudica a produção de alimentos ( agricultura) e criação bovina entre outras.
Vale lembra que Nova York também passou por quatro secas durante a década de 90, as quais foram superadas com ajuda da população.
Os brasileiros já estão se mobilizando e armazenando água o que aumentou cerca de 80% dos casos de dengue no estado, o governo está incentivando a população a preservar a água através de propagandas e cartazes.
Segundo Eduardo Assod "É impossível dizer quando a seca acabará."
Assim devemos ter cuidado, pois em 2070 já não haverá água suficiente, muitas poluídas e o que restar haverá guerra para obtê-la. Vamos nos conscientizar, pequenos jetos mudam o mundo (lavar a causada com água da máquina, escovar os dentes com a torneira fechada...) já deu prapeceber que o futuro está em nossas mãos vamos cuidar da água antes que seja tarde demais.
ÍTALA KEDMA 9º
SANTA CLARA DE ASSIS.
A charge refere-se a falta de água em são paulo , A situação é realmente grave e não envolve apenas os riscos de ausência do recurso para uso doméstico. Segundo Zuffo, antes de a população ficar sem água devem ser suspensas as outorgas para seu uso aos agricultores da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, que abrange 73 municípios em torno da capital, e às indústrias. A consequência disso seria um desabastecimento de certos produtos, como hortaliças, e demissões em massa de funcionários. A bola de neve prossegue: com o desemprego aumenta a violência; sem água, instituições de ensino e centros de compras fecham as portas; logo, a falta de higiene também faz surgirem as doenças. pois, é inadmissível ver São Paulo amargando sem água por causa de falta de planejamento. É óbvio que contamos com a ajuda divina,mas as pessoas devem também fazer a sua parte!
ResponderExcluirJosé Anderson 1° “A”
ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DOMINGUES
A charge representa a seca em são Paulo e o homen esta procurando um lugar para tomar água e tomar banho.Então nos devemos econimisar água para que a água do mundo não acabe
ResponderExcluirLaura Salete 6 ano
Colégio Santa Afra.
A charge representa uma imagem muito triste, que e o fato da falta de agua que e algo muito precioso na vida dos seres humamos que passa a ser uma preocupação que prejudica em varios fatores, com essa falta prejudica : na produção de energia , produção de alimentos ( plantação) e etc. A seca numca acabara, por causa das atitudes dos seres humamos ( desperdiçam, não economizam, quando chega agua, certas ''pessoas'', não sabem utilizar de forma correta.
ResponderExcluirMas com tudo isso o governo incentiva a população para ecomizar atraves de planfeto, cartazes e etc. O homem ( charge) saiu do seu estado cheio de consequencias a procura de uma vida melhor, mas infelizmente isso e impossivel nos dias de hoje.
Escola Estadual Francisco Domingues
Alunos: Jadeilson antonio da silva N°01
Serie: 2° ano ''D''
Adelson dos santos N
A charge retrata a grande falta de água que está em São Paulo,na qual moradores tão passando um grande sufoco por causa da grande seca que esta ocorrendo,e que a população ñ ta vendo nenhum resultado das Altoridades...
ResponderExcluircerto a população tem um pouco de culpa por causa que sabemos que ñ podemos desperdiçar água para ñ sofremos as consequencias,mais ja que o caos já ta feito poderia que as altoridades maiores fisecem algo para resolver o poblema,se o Governo esta desse geito imagine o que vai ser nas pequenas cidades pior.(se temos água faz um geito economiza de um geito de outro,ñ gasta muito sem necessidade).Porque quando vem o poblema vem de uma vez toda,ñ adianta querer fugir do poblenma mais sim presevar antes que ocorra o pior.
A sociedade que vivemos hoje ta assim de um modo na qual nimguém pensa no futuro,onde ñ tem planejamentos de vida,Se vivemo desse modo tenham certeza ñ vai ser só o poblema da falta de água ñ mais de muitas coisas que estão crescendo e crescendo na nossa frente e que as pessoas fecham os olhos para ñ verem é isso temos que mudar juntos pq ñ vai ser eu e vc qe vai mudar o mundo mais sim eu,voce e todos os poblemas tão almentando e nada ta sendo feito a favor do povo e tabem ñ sao só as altoridades que tem que resolver mais sim todos.
ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DOMINGUES
Alunos: Alarice do amaral silva N 03
Giovana barros santos N 20
Maria Marta Bertoldo Dos Santos N 39 1"A"
Interpretar é ver o mundo com suas inúmeras facetas, é perceber o que muitas vezes é quase imperceptível.
ResponderExcluirParabéns jovens!
Vamos continuar exercitando a interpretação.
Distribuição de Estrelas: Charge 1 - Tema: A crise hídrica de São Paulo.
Escola Santa Clara de Assis
3 estrelas:
Ítala Kedma - 9º ano "A"
2 estrelas:
Gabriel Fernando - 9º ano "A"
Luciano Fábio - 9º ano "A"
1 estrela:
Pietra Almeida - 6º ano "B"
José Felipe - 9º ano "A"
Vivian Emanuelle - 7º ano "A"
Leonardo Francisco - 7º ano "A"
Mayanny Carlla - 7º ano "A"
Maria Nathálya - 7º ano "A"
Victória Morganna - 9º ano "A"
Giovanna Beatriz - 9º ano "A"
Guilherme Anthony - 6º ano "A"
Giovanna Clarissa - 6º ano "A"
Sophia Silva - 6º ano "A"
Maria Alice - 6º ano "A"
Maria Clara Brito - 6º ano "A"
Maria Cecilia - 8º ano "A"
Colégio Santa Afra
2 estrelas
Gabriella Araújo - 6º ano "A"
1 estrela
Beatriz Pereira - 6º ano "A"
Jadielson Júnior - 6º ano "A"
Almir Gustavo - 6º ano "A"
João Pedro Santos - 6º ano "A"
Vitor Emanuel - 6º ano "A"
Antony - 6º ano "B"
Rodrigo Fabre - 6º ano "B"
Laura Salete - 6º ano "A"
O cartunista quis criticar a falta d´água em SP "Sum Paulo". São Paulo já tem 70 cidades afetadas pela seca onde vivem 13,8 m pessoas.
ResponderExcluirO homem que se apresenta na imagem está migrando de uma cidade para outra ou de um estado para o outro, em busca de água.
A tempos atrás foi avisado que nós iriamos passar por uma crise de água! Alguém fez algo para evitar a seca? Não né! Então as pessoas migram, em busca de água para viver.
Por enquanto é só a água mais depois é a energia, então vamos ficar espertos ;)
Colégio Santa Afra
Júlia Magalhães 6º ano "A"
a charge faz referencia a seca atual de são paulo, para a ironia de geração de migrantes que se estabelecem por lá fugindo da seca, esta passando pelo maior desabastecimento hídrico de sua historia e, por mais que tenham achado os culpados, a pior seca dos ultímos 84 anos é atribuída a um sistema de distribuição que não recebe investimento por uma perda obscena.
ResponderExcluirequipe:
claudyanne dos santos-1° ano ''a'' n°13
adryene dos santos -1° ano ''a'' n°02
yslane felix -1° ano ''a'' n°54
A charge mostra um grande problema anunciado a mutos anos atras quando descobriu-se que o sistema de abastecimento de água estava sendo ameaçado. Sabendo disso, a população e o governo poderiam ter tomado medidas que pudessem amenizar esse caos que estão passando a população de São Paulo, ações emergênciais devem ser feitas de maneira coletiva não só em São Paulo mais em todo Brasil devemos ter cuidado pois a água e o nosso bem mais precioso
ResponderExcluirLetícia Gabriely 6 ano B Colégio Santa Afra
pois esse homem esta fugindo da seca pois ele não tem que fugir e sim fazer algo que posa ajudar.
ResponderExcluirDavi Emanuel 5 ANO A
ele esta fugindo da seca inesperado em são paulo, tudo aconteceu por causa do aumento da população, as pessoas saindo dos suas regiões em destino a são paulo agora com seca que esta acontecendo as pessoas estão desesperadas com isso como não tem outra alternativa estão seguindo para as outras regiões
ResponderExcluirEscola Estadual Francisco Domingues
turma: A "1" ano
Equipe:
Alex Maykon Ferreira de Cavalho n°04
Felipe Freitas dos Santos n°17
Izaac Simões Souza Santos n°21
Jamerson Rufino de Farias n°23
Lukas dos Oliveira dos Santos n°36
Thiago da Silva Albuquerque n°49
pois esta mostrando um homem que esta fugindo da seca de são paulo pois no nordeste esta com água e muita comparando a situação de são paulo e a situação do nordeste o homem fez uma ótima escolha vindo para o nordeste pois aqui no nordeste tem água potável nathalia rafaelly sillva souza 6 ano b colegio santa afra
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA charge mostra a falta de água em São paulo isso causa pelo:
ResponderExcluir*Não estão ajudando a economizar água
se nós não economizarmos a falta de água também aconteçera no nordeste
Rayna luiza 6° B Santa clara