Bom, como pode-se ver, o gráfico tem aumentado gradativamente o índice da população da zona rurural para a urbana, com apenas 18,8% da população na zona rural e 81,2% na área urbana. Os trabalhadores saem do nordeste para o sul a procura de melhoria de vida,com tudo isso a população aumentou muito, e com o sonho de conquistar uma vida confortável para se viver.
As Consequências mal planejamento do crescimento aceleradas das grandes cidades
atualmente essa transição entre a área rural e á urbana está ganhado cada vez mais proporção, devido algumas modificações está ocorrendo de forma exagerada como uma grande parte da população. cuja esse níveis estão cada vez aumentado devido a preferência da maioria dos cidadães.Que estão abandonado a zona rural, e emigrado para as grandes cidades, em busca de oportunidade de emprego, melhores condições de vida entre outras situações. Más com tudo isso acaba em fretado grande desequilíbrio ambientais e baixa densidade de vegetação, água poluído, falta de instalação sanitário, baixo salario e principalmente má condições de vida. Mais com certeza que sofrem com tanta degaste e consequências é a própria população, uns dos principais motivo para esse declínio nas grandes cidades, é que na maioria, surgiram e cresceram sem planejamento eficiente para preservação das áreas verdes, arborização das ruas e construção, de parques clubes e praças etc. Além de frequência ocorrência de desmoronamento e enchentes, devido algumas ocupação em área impropria, fora as instalação das pessoas, e tombem acontecem o desmatamento, onde retira raízes das plantas e deixa o solo exposto e desprotegido as várias situações climáticas. Outra causa devemos cita como prioridade é que número de pessoas, emigra para cidades grande, acaba gerado não só aumento de automóvel más como mal infra-estrutura e desemprego. Porém acaba acarretado séries problemas no dia-á-dia das cidades muito degastante, e á poluição da atmosférica e sonora, ao estresse entre outra fatores. Que ambos essa consequências faz com que o congestionamento nos trânsito, ocorrem os atrasos, o excesso de passageiros, o preço elevado das tarifas e as más condições de segurança. Embora o lixo nas maiorias das cidades brasileira, são produzida diariamente. Isso faz com que há danos ambientais, pois o lixo é simplesmente despejadas á céu aberto, em terrenos abandonado, originado o então famoso "lixões". Além de provocar mau cheiro permanente e degradar a paisagem,o acúmulo de dejetos cria condições propícias para a proliferação de ratos e insetos, como de baratas, que comprometem a saúde da população. Portanto os governos deveria investir mais em recursos nas construções dos aterros sanitários, e também saneamento básico de água e em coletiva de esgoto. E principalmente dever ter um planejamento mais amplo, para determinado aspectos em geral e um olhar mais especifico para o meio ambiente. "turma; 3ªB"
As informações propostas nos mostram a migração da população da zona rural para a área urbana. Mostra que o povo vai em busca de melhores condições de vida e como consequência a demanda de trabalho aumenta, e a economia também, assim como outros fatores, como por exemplo, os problemas ambientais que nos é mostrado na imagem acima. Bruna Maria Alves dos Santos. N°: 04. Turma: 3° ano A. Turno: Matutino
Procurando melhores condições de vida. Devido os últimos acontecimentos(clima,falta de emprego,por exemplo)os residentes da zona rural,de 1960 à 2010,migraram para as cidades,como geralmente não tem estudo,não tem qualificação para trabalhar no comércio,nas fábricas,já que estão acostumados com a vida no campo,acabam morando nas favelas,onde o custo de vida é mais barato,pensam que vão melhorar de vida,mais nem sempre isso acontece.
De acordo com a charge mostrada acima e com meus conhecimentos adquiridos ao longo da vida, pude compreender que trata-se do desenvolvimento urbano, isto é, " Urbanização " e as consequências proporcionadas pela mesma.Exemplo: As pessoas saem da zona rural à zona urbana com intenção de garantir um melhor desenvolvimento, pois existe um maior número de oportunidades.
Ao observa o grafico e as charges nota-se um grande aumento de migração na qual as pessoas muda-se do campo para as cidades grandes. em busca de melhores condições de vida. Essas pessoas ao chegarem nas cidades grandes sentem grande dificuldades devido a falta de escolaridade e a falta de especialização por isso elas acabam ficando desempregados ou conseguem empregos que pagam salarios muitos baixos o enchamento das cidades ou seja pessoas morando no mesmo lugar devido esses problemas essas pessoas acabam indo morar na ruas ou em bairros muitos pobres, As chargens tambem mostra a esperança das pessoas renovadas em seus filhos acreditando que eles possam ter melhor oportunidades e uma boa escolaridade para no futuro terem melhores condiçoes que os seus pais teve.
A população mundial está cada vez mais acelerado e o crescimento desordenado das cidades está criando sérios problemas ambientais, por consequências tornou- se necessário criar políticas públicas para tentar diminuir a degradação ambiental e o lixo urbano,é uma das maiores preocupações de ordem sanitária e de qualquer cidades brasileiras,qualquer atividades humanas produzem resíduos solidos, e esses resíduos sejam domésticos,industrial e hospitalares ou escolares, precisam ter um destino, sendo público ou privado, o material,descartados deve ter um fim que não prejudique o meio ambiente.
Através das Charges e do Gráfico podemos percebemos o que acontece no espaço geográfico brasileiro, mostrando a imigração de uma grande quantidade de pessoas de um lugar para o outro, ou seja da zuna rural para zona urbana; por causa de fatos que levam a essas consequência. A grande falta de empreendimento para o pequeno produtor rural, faz com que "esses" resolvam mudar para cidade grandes em busca de melhorias e de um emprego mais favorável. Acontece que nem sempre há êxito para muitas, uns por falta de qualificações profissionais ou seja "estudo", outros por qualquer outra situação, fazendo assim que ocorra outros resultados. Como: pela grande aumento populacional nas grandes cidade, falta áreas de moradias, e acaba que as pessoas que vem de interior se aloja em áreas como as pequenas favelas e bairros mais pobre. Mais a grande esperança da maioria e que os filhos passam fazer diferente, e mudar esse papel não só pra geografia mas pra sociedade.
Em vista das minhas análises, conclui que o gráfico e as charges mostram os problemas que gera uma grande metrópole, e o motivo para isso acontecer. No gráfico e na primeira charge mostra que a população se centrava mais nas partes rurais, mas pela falta de emprego mudavam-se para as grandes metrópoles nacionais em busca de melhores condições de vida, onde acaba formando um aglomerado de pessoas em um território pequeno ao redor da metrópole, onde acaba gerando casas em cima de casas (mostrado na última charge), e esse aglomerado de pessoas resulta em um trânsito enorme (mostrado na segunda charge).
As charges descrevem o aumento populacional das zonas urbanas brasileiras.Desde 1960 o país apresentava a sua maior parte,da sua população residente nas zonas rural,mas com o passa do tempo isso ser inverteu,as áreas urbanas chegam a ter 84,4% da população total do Brasil. Onde o fatores que impulsionou esse crescimento foi a ocorrência do "ÊXODO RURAL",a população rural se deslocava para áreas urbanas em busca de empregos,qualidades de vidas,etc.A região Nordeste,foi a que se deu o maior deslocamento para regiões mais desenvolvidas como sudeste. Com tantas pessoas em único local,propicia o surgimento das favelas,problemas de infraestrutura como (tratamento de esgoto),poluição do ar provocadas principalmente por(industrias e carros) e a falta de mobilidade urbana.As favelas sofrem mas que os grandes centros urbanos ,sem ter infraestrutura e as pessoas não terem oportunidades de uma vida melhor.As crianças,jovens e adultos se envolvem em trafico de drogas,tonando as favelas um local dominando por facções criminosas.
Ao analisar a charge, observa-se que o tema central é a concentração populacional e urbanização. A população está migrando para a cidade, em busca de melhores condições de vida, empregos, isso ocorre principalmente no Nordeste migrando para São Paulo e, isso gera um aglomerado de gente na cidade, ou seja, as cidades estão ficando super-lutadas, sem suporte para suprir todas a demanda da população, ocasionando muitos problemas:aglomeração de veículos, transito intenso, poluição, problemas ambientais, a falta de empregos, assim muitos indivíduos vivem na miséria, isso também prejudica na agricultura, as escassez de pessoas no campo, pouco é plantado, se não tem pessoas plantando no campo, não tem alimentos para as cidades, as pessoas não terão onde comprar, além disso também tem problemas sociais, na área da saúde, educação, segurança, a cidade não terá recursos o suficiente para todas essas pessoas. Isso também gera a criminalidade, pessoas que querem conseguir subir na vida, de um jeito mais fácil, tornando-se muitas vezes em políticos. Com isso, conclui-se que a aglomeração de pessoas nas cidades gera muitos problemas sociais. Juliana Beatriz dos Santos Alves N°25 3°"A"
josilene silva santos. n:24 3A ao observar o grafico nota-se que ha migracao de pessoas do campo para cidade,ou seja grande numeros de migrantes em busca de trabalhos;e melhores condicoes de vida,a saude,escolaridade,para ter uma vida melhor.A charge mostra a espectativa de um pai em relacao ao seu filho para que ele tenha um futuro melhor e possa fazer diferente da sociedade atual.As pessoas saem da area rural para urbana em busca de um melhor desenvolvimento.
Jaqueline dos santos garcia n° 14 3°A Diante da situacao relatada atraves das charges e do pequeno grafico.Podemos ficar por dentro de um grande problema brasileiro,que é o grande aumento de pessoas em uma determinada regiao,ou seja em cidades mais desenvolvidas com mais oportunidades.Em termos de melhores trabalhos com uma renda que possa fornecer uma melhor vida e bem esta. Pela grande populacao nos bairros nobres,as pessoas que veem da zona rural,acabam indo morar em regios mais pobres,como as grandes favelas e em areas desfavorecidas em muitas questoes. apesar de ocorrer esses fatos,uma das charges mostram que solucao seria a mudanca de comportamento de geracoes futuras,trazendo assim uma grande mudanca e uma melhor sociedade.
Juliene Maria Palmeira silva 3°A A imigracao é um fato comprovado,e executado principalmente pelos brasileiros.É a mudanca do campo para a cidade em busca de uma melhor condicoes de vida.O Brasil é o país que tem uma grande populacao de imigrantes.E o que charge mostra é essa situacao da realidade brasileira.Ohomem do campo sai da zona rural á urbana em busca de uma renda familiar,e acaba em contrando um resultado tal como nao imaginava.Mais existe umsa esperanca em alguns brasieleiros no futuro que seus proprios filhos possam mudar essa realidade.
RENATA ROSÂNIA 3'A' o tema central mostrado através de charges e com resultado relatado no gráfico, está relacionado ao grande aumento populacional no brasil. Situado exatamente das áreas rurais para urbanas. As pessoas que saim do rural ao urbano está indo em busca de empregos e condições favoraveis de bem estar de vida. Acontece que os lugares que resta aos imigrantes são as favelas, bairros mais pobres e menos beneficiados. Através do filhos o homem ver um grande desenvolvimento, só depende de força de vontade para mudança.
ALUNO:Pedro Henrique Santos Vieira Silva TURMA: 3º "B" Nº 38 PROFESSOR: Rafael Filomeno Da silva
MOMENTO INTERPRETAÇÃO - 3º ANO EEFD
Em meados do século XX a população Brasileira estava dividida de uma forma diferente da que temos hoje, a maior parte da população estava localizada na área rural Brasileira. Com a chegada do século XXI boa parte da população resolve deixar a zona rural para procura melhores condições de vida em uma cidade ou capital maior esse processo é denominado êxodo rural. Poucas cidades Brasileiras foram planejadas sendo assim não suportando imigrantes de outras regiões, os principais problemas são a falta de saneamento básico, falta de emprego, problemas com a segurança, baixo atendimento de saúde e falta de água . Então essa cidade não podem acomodar essas pessoas, portanto quando vem mais pessoas de outros locais gera um processo chamado de “inchaço” pois a cidade não vai crescer e sim inchar. A população que migra para as capitais na maioria das vezes acaba morando em “favelas” (aglomerado de casas sem estrutura de qualidade), pois não tem oportunidade de viver em outro local. A área urbana vai assim juntando um aglomerado de pessoas, a locomoção se torna quase que impossível pois é tantos carros nas ruas que chega a parar o trânsito, chegara um dia que será impossível se locomover devido a quantidade de veículos nas rodovias do Brasil. Em suma, se as pessoas e os governantes não tomar noção do perigo que esses processos poderão causar em um futuro próximo, terão que tomar medidas imediatas, sé a população optasse pelo transporte publico em vez do privado, o governo por sua vez construir novas rodovias e aumentar a área da cidade, todavia no papel se torna fácil mas na pratica isso se torna quase que impossível pois como já falei esta ocorrência ocorre pelo simples fato de falta de planejamento social e urbano de algumas cidades.
As charges e o Gráfico, estão mostrando uma situação comum e vivenciada, hoje no Brasil, famílias que viviam em zonas Rural, estão migrando para as grandes cidades, pela grande ilusão de que ha cidade é um lugar melhor de viver, sem grande sofrimento. com isso, a cidade acaba ficando com alguns problemas constantes, pois a cidade não esta preparada para um grande número de imigrantes rurais ,certamente a cidade vai ter mais poluição não só do lixo, mais também poluição dos carros, por causa de uma maior queima de combustível na cidade, sem contar com o desemprego constante, alem disso não existe moradias para essas pessoas, ai essas pessoas acabam indo morar em lugares irregulares e em locais perigosos e apertados as conhecidas " favelas".algumas dessas famílias acabam voltando para o interior, pois perceberam que é ilusão em alguns casos.
De acordo com o gráfico na figura 1, a população está mais concentrada na área urbana, de que na zona rural, pois, como nos mostra a figura 2, quando as condições de vida no campo não agradam mais ao agricultor, o mesmo vai para a zona urbana, visando melhores condições de vida, para ele e sua família. Essa troca de localidade é o que chamamos de êxodo rural, onde as pessoas saiem do campo e vão para as cidades. E como já citado, isso acontece pela busca de emprego e qualidade de vida, como mostra a figura 3, desencadeando cidades super lotadas de veículos, de pessoas, prédios e estabelecimentos comerciais, que possam suprir essa demanda de novos funcionários, e que muitas vezes ficam desempregados, pois não conseguem empregos. Contudo, como nos mostra a figura 4, essas pessoas começam a se alojar em periferias, em casas sem estrutura alguma de moradia, mas por serem mais baratas, é a única via para eles.
As charges mostram claramente o aumento populacional das áreas urbanas brasileiras. O principal motivo para a ocorrência desse aumento populacional nos centros urbanos, foi a ocorrência do êxodo rural, que seria a migração da população da zona rural para a zona urbana.Isso ocorre pelo fato de muita das vezes pessoas de regiões pobres se deslocarem de sua região, para outra que lhe oferece uma melhor qualidade de vida (emprego, renda, moradia,saúde e educação). Podemos observar no gráfico referente a migração de Paraíba para São Paulo essa intensa e acelerada urbanização, ou seja muita gente indo pras cidades em um curto período de tempo,e as cidades sem ter como acolher todos de forma parcial,resumindo as cidades não suportam essa grande quantidade de pessoas e assim começa a surgir ocupações em áreas inadequadas conhecidas como comunidades carentes(favelas e cortiços). Além de terem problemas envolvendo poluição de rios( esgoto Sem tratamento)poluição do ar(liberação do CO2,pelos carros e indústrias) e ocorrência da falta de mobilidade urbana. É mais fácil de presenciar esses tipos de problemas em comunidades carentes, que na sua maioria convive com esses problemas diariamente. A falta de oportunidade de uma vida melhor para essas pessoas levam elas a seguir a vida muita das vezes de forma ilícita e inadequada.Um exemplo são pessoas que se envolve no mundo das drogas como meio de sobrevivência,e com isso acarrenta e gera o que conhecemos hoje como "Tráfico de Drogas".Alem do mais acabam prejudicando a vida de crianças que são criadas em um mundo de violência, facções,um mundo cheio de lacunas.
A charge mostra o quanto aumentou o número de pessoas migrando da área rural para a área urbana em busca de melhores condições de vida,mas isso também tem seu lado negativo as pessoas saem de suas terras sem ao menos se preocupar com o que pode acontecer, idealizando um futuro melhor para suas famílias,mas se deparam com uma realidade totalmente diferente,pois o que eles imaginavam já não estava mais do mesmo modo,pois devido o aumento do número de pessoas da área rural indo para a urbana, as cidades tornou-se um lugar perigoso de se viver, porque aumentou o número de casas sendo construídas em lugares de riscos , isso faz com quê as pessoas sofram com a poluição, a falta de saneamento básico e o risco de adquirir doenças dos esgotos em céu aberto nas cidades grandes.
O numero da população rural caiu por causa que pessoas estão saindo do campo para a cidade. porque o almento de novas indrustrias atrai trabalhadores para a cidade. familias. deseja que seus familiares tenham a oportunidade de ter uma vida melhor. mas um grande problema porque a cidade fica com grande almento populacional e assim afetando a populaçao rural porque menos pessoas no campo produçao sera meno.
Que muitos pessoas está procurando melhores condições de vida, porque não só trata do desemprego, mais na população e no meio ambiente em que vivemos. Pois a crise está aumentado a cada dia, segundo os especialista disseram que no ano que vem nada vai mudar. Tem cidade e até mesmo pais que está crescendo e dificultado porque, quando a população crescer a crise financeira aumenta devido o crescimento econômico . O personagem diz também que um dia tudo aquilo será dele porque, ele pensa de melhora condições de vidas especialmente para as pessoas más pobres.Que na foto ao lado mostra lixão e que tudo pode mudar só basta querer e ter consciência dos nossos atos, pois tem muitas pessoas que não saber o mal que faz de tá poluindo o meio ambiente. E também a saída do campo para cidade vem ficado cada vez mais frequente, porque as pessoas sai do campo para cidade em buscar de melhores condições de vida.
As zona urbanas vem ganhado cada vez mas imigrantes por conta das dificuldades,que conduz as pessoas a sairá do campo para a cidade em, buscar de oportunidade de emprego e estabilidade financeira e para uma vida melhor. A saída do campo para cidade está cada vez mais frequente devido as cidades oferecer mais oportunidades,mas nem todas essas pessoas conseguem atingi seus objetivos.As zonas urbanas apresenta um maior preço em termos de superfície, o custo de vida é mais caro.Com tantas números de emigrantes as zonas urbanas vai ficado cada vez mais pessoas do que deveria está naquele local, que fica sem ter como da assistência a todos, e assim aumenta o desemprego, unidades de saídas muito cheias e ficam sem condições de atender todos os doentes. O trânsito fica maior com mais carros assim poluindo o meio ambiente, e sem rede de esgotos, e devido poucos empregos para muita gente as pessoas mais qualificadas e experientes são as contratadas. E aquelas do campo tem pouquíssimas oportunidades e passam a mora de aluguel e fazer picos para própria sobrevivências chegado até passa dificuldade, sem conta que pode vive em péssimas condições mora em áreas de riscos em locais, onde acontecem várias poluições podendo causa várias doenças. Isso acontecem porque as zonas urbanas não tem estrutura para tantas números de imigrantes,porque a cidade vai crescendo sem planejamento assim trazendo várias problemas para as áreas urbana, um deles é a falta de espaço para tantas pessoas. E as zonas rurais vai perdendo cada vez mais pessoas, ficado com poucas agricultores para cuida da colheita e do gado etc.
Ana karolyny dos Santos Silva N:02 Turma:3 ano "B"
A charge mostra a migração do alto número de pessoas que vão do campo para cidade grande em busca de melhores condições de vida e ofertas de trabalho onde muitas das vezes se deparam com situações diferentes do que imaginavam e ficam morando em encostas com minimas condições de vida e sem saneamento básico,principalmente na região sul do pais. A charge também mostra a questão da globalização da influência que passa de geração a geração e com isso faz com que as pessoas queiram mais o poder.
A população está atualmente desempregado a taxa do desemprego subiu, e muitas pessoas querendo um trabalho e não acha um trabalho melhor,mais os trabalhadores convivem com isso precisa se sustenta de dependesse do governo, acredito que não conseguia se ergue com um só salário Porisso, pra não ter sérios problemas sócias que devemos ir atrás do nosso objetivo e se sustentar pra ganhar o seu salário por isso que muita gente se mudam para outras cidades a procura de emprego, e pra ter uma condições de vida melhor.
Aluna: Elyzane Crystina da Silva Santos.N°11 Turma:3°"B"
Tema central: O grande aumento da população urbana e a busca por melhores condições de vida.
A charge mostra um grande aumento da população urbana,ou seja, as pessoas da zona rural estão mudando constantemente para zona urbana. Isso acontece porque elas estão com a ilusão de uma vida melhor na cidade. As pessoas que se mudam do campo para cidade, não tem condições de construírem casas em bairros bons, então por falta de opção, constroem casas em locais inapropriados, ou seja, próximos à rios ou até mesmo em cima de morros. Com isso, elas colocam suas vidas em risco e também isso causa poluição, pois na maioria das vezes nesses lugares não tem saneamento básico, e o esgoto vai direto para o rio,ou então fica lá mesmo ao redor, o que pode causar doenças por contaminação de insetos.
A imagem passar ideia de que está ocorrendo, uma tentativa de Mudança de Vida. Onde há população Rural está deslocando, para Zona Urbana com intuito de garantir seu sustento e de ter a base de construir uma melhora de vida; Mais Grande Parte da População se Desepiciona ao chegar na Metrópoles, pois nem sempre consegue alcançar devido objetivo que é o trabalho.
A urbanização vem crescendo acelerado, e o aumento da proporção das pessoas que vivem nas cidades em relação a quem vive no campo. Desde 2008, essa população urbana é maior que a rural. Um dos fatores que impulsionaram a urbanização é a procura de emprego e também a melhoria de vida. O trabalho das pessoas da parte rural está ligada a agricultura e nem todos hoje em dia querem mais sobreviver só disso. Os dois Estados com maiores taxas de urbanização é São Paulo e Rio de Janeiro, e esse desenvolvimento necessita de uma quantidade grande de mão-de-obra. A urbanização desordenada causa problemas sociais e ambientais. Se destaca a criminalidade, a favelização, e também a população do ar e água. Essa urbanização provoca muito desemprego e vários deles optam pelo crime.
Aluna:Josilene da silva N°23 Turma: 3°A A charge discute claramente sobre o crescimento populacional nas áreas urbanas brasileiras. A causa desse crescimento populacional foi o êxodo rural, que séria a migração de pessoas da área rural para as cidades, um dos motivos é o avanço tecnológico onde os homens estão sendo substituídos pelas máquinas e a estrutura fundiária concentrada,resultando numa carência de terras para a maioria dos trabalhadores rurais,assim as pessoas da zona rural,os migrantes dirigem-se para as cidades em busca de empregos, salários bons e acima de tudo melhores condições de vida.
Uma das principais causas do lixo que acumulado e descartado de forma incorreta é a urbanização. Pois quanto mais urbanização mais o lixo será produzido, mais sabemos que a urbanização melhora a vida das pessoas mais deixou muita sujeira pelo caminho. Hoje as pessoas a grande maioria da população imigram de um lugar para o outro em, busca de melhores condições de vida nas grandes cidades urbanizadas. A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, por isso que ainda atrai milhares de pessoas para a cidades e, é através disso que aparecem mudanças na natureza como poluição, desmatamento, produção de lixo e de esgoto.
A situação da intensa e acelerada urbanização brasileira.
a segunda charge fala que muitas pessoas saem de seus lugares p/ a cidade para melhores condições de vida saem da zona rural p/ a urbana,mas quando chegam la não conseguem emprego pois a maioria deles são analfabetos ou nem profissões tem a primeira charge ta de acordo com a segunda pois o gráfico mostra a porcetagem das pessoas que saem de seu local p/ outro em que a zona rural ta la embaixo e a zona urbana ta mas a frente com 84,4% quase 100% das pessoas moram ai ,mostra q quando vao pra zona urbana ñ conseguem um chão p/ eles pois e muito caros e passam a morar em zonas de risco ,favelas os morros em fim a quarta charge mostra um pouco pois ela a completa a terceira charge em que a terceira mostra a metrope em que por conta da ação do homem que desmatam a natureza fazendo carros ,predios chiques isso ta ocupando muito o espaço ha muita quantidades de pessoas fazendo com que o transito fiwue mas maior causando muita poluiçao onde jogam lixo na rua entupindo esgotos e tambem poluimdo o mar tudo pela açao que o homem causa ao que e natural
De acordo com o gráfico e outras visões que temos no nosso dia a dia, é notório o aumento da população no sul do país, um dos principais motivos é a falta de oportunidades de emprego no nordeste. Com isso, as pessoas vão para o sul, principalmente para São Paulo que é a potência do Brasil.essas pessoas têm esperança de uma melhoria de vida.
nas imagens junto ao gráfico mostra especialmente o grande aumento da população nas áreas urbanas, por uma series de fatores como: melhoria de vida, oportudidade de trabalho entre outros... Vitor leite da Silva Nº 46 serie: 3º ano "B"
A FALTA DE DESEMPREGO ESTA CADA DIA CRESCENDO AS LOJA,FABRICAS FECHANDO POR CONTA DA CRISE ECONÔMICA QUE ESTA DIFICULTANDO O PAÍS INTEIRO, MILHÕES DE PESSOAS DESEMPREGADA EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA. O GRÁFICO MOSTRA A QUANTIDADE DE PESSOAS DESLOCANDO DA SUA ZONA PARA CIDADE EM BUSCA DE TRABALHO E CONDIÇÕES DE VIDA MELHOR. MUITAS PESSOAS PRECISAM CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE PARA QUER NO FUTURO AGENTE NÃO POSSA SOFRER DANOS DE SAÚDE POR UM ATO QUE NÓS MESMOS COMETEMOS.TEMOS QUE SE CONSCIENTIZAR E CADA UM FAZER SUA PARTE E ASSIM AJUDAREMOS O MEIO AMBIENTE.
Aluna : Raquel Silva Brandão Série: 3° ano "B" Visto que as Imagens demostram o grande crescimento de Migrações da área Rural para a área Urbana ,onde as pessoas estão procurando condições melhores para se viver e resolvem imigrar pra outro lugar. Chegando no destino desejado muitas vezes não é como se tinha imaginado pois com esse Crescimento da população também vem alguns problemas como por exemplo a violência aumenta bastante ,os assaltos,homicídios, mau atendimento na saúde, pois com a população crescendo cresce também os problemas sociais e ambientais.
A charge fala sobre o desemprego que a cada dia que passa só aumenta, pois a população urbana está crescendo, por estarem vendo que o campo não está dando tantos resultados, então as pessoas estão saindo do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida, ocasionando cidades lotadas, muitos veículos e tendo como consequência mais prédios e indústrias. As pessoas que não tem condições financeiras de ir morar na cidade grande opinam morar nas favelas sem ter nenhum saneamento básico, invadindo áreas inapropriadas para o homem, desmatando as árvores em troca de locais para novas moradias. Muitas vezes por falta de uma boa estrutura acontece desabamento dos morros fazendo com que ocorra acidentes gerando mortes.
Aluna: Marta de Melo dos Santos. Nº35 Turma: 3º ano "B"
Situação crítica da urbanização
No mundo em que vivemos está havendo muita influência para que as pessoas saiam da zona rural para zona urbana, em busca de melhorar as condições financeiras, querendo dar uma vida melhor a sua família, nas muitas vezes isso é uma ilusão, pois na cidade a população é extensa e já não há empregos suficientes para todos, e também vem a questão de saúde que não é de boa qualidade, não tem um bairro adequado para morar e só restam as favelas, onde não há saneamento básico, pessoas vivem perto de esgoto, lixões, desmatando as florestas, jogando lixo nos rios e assim acabando com tudo da natureza.
As charges tem como tema central ''A urbanização nas Grandes Cidades'' sua principal causa e suas consequências. A principal causa da urbanização que podemos encontrar em uma das charges é conhecida como ''Êxodo Rural'' que é a saída,ou seja,a migração de um grande número de pessoas do campo em busca de melhores condições de vida em outras regiões,como mostra na charge e que é do nosso cotidiano essa migração acontece principalmente da Região Nordeste para o Sudeste.O principal fator para esse deslocamento foi a industrialização dessas cidades que teve início no século XX e que gerou mais empregos e foi onde ocorreu e ocorre até hoje o aumento da população residente mais nas áreas urbanas que rurais. Com esse grande aumento da população urbana em tão pouco tempo começaram a surge vários problemas como: A Criação de Favelas várias pessoas vivendo de forma irregular pois não tinham condições e as vezes não conseguiam emprego para viver em lugares melhores,Poluição aumento de poluição causadas pelas industrias,pelo grande número de automóveis que causa outro problema como o congestionamento ,e várias quantidades de lixo produzido pelos inúmeros habitantes que também prejudica os rios e um dos principais problemas atuais a Violência pois nem todos em tão pouco tempo tem oportunidade e qualificação para conseguir um emprego e a única solução que encontram para sobreviver é resultante no aumento de roubos,furtos e outros tipos de violência.
A charge demonstra uma situação muito frequente em nosso país. Trata-se do crescimento populacional da zona urbana, o que, consequentemente causa a diminuição da população rural. Isso acontece, na maioria das vezes, porque os brasileiros com renda baixa vêem a cidade como uma fonte de novas oportunidades para uma melhor qualidade de vida. Os nordestinos estão entre os que mais migram, geralmente para o Estado de São Paulo, na tentativa de fugir da seca e também em busca e aumentar a renda. Esses fatores resultam em um grande crescimento populacional nas cidades brasileiras.
Débora Silva 3 B Pela falta de emprego, o índice de pessoas que se deslocam de suas moradias em áreas rurais para as grandes cidades vem sofrendo um elevado aumento. Isso é consequencia da ilusão existente de que grandes cidades proporcionam muitas oportunidades a toda população. Porém, muitas dessas pessoas não tem acesso a educação, e isso os deixa em desvantagem no mercado de trabalho, e por falta de opção essas pessoas acabam vivendo em áreas de risco, arriscando a própria vida.
GUSTAVO, 3B, N22 Os temas abordados indicam a intenso numero de imigrantes que saem de seu estado de origem e imigram para outro estado, e com isso cada vez mas cresce o numero de favelas em áreas de risco, e então com a área de poluição tem um crescimento maior. A falta intensa de estrutura em comunidades e em áreas de esgoto tem prejuízo muito agravante. pois nessas áreas de risco intenso de doenças, ou seja, que pode prejudicar toda população.
Felipe Freitas, 3B, N13 O aumento da população causada pelo sonho de um vida melhor financeiramente falando. a população urbana tem aumentando descontroladamente com acaba não sobrando território para todos que chegam para morar, com isso acaba tornando uma sobrecarga da população tendo que construir favelas, e ocupar áreas de muito risco. e o sonho continua de um dia se torna um vencedor.
Na minha opinião essas imagens representam um êxodo rural uo seja deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana. Ele ocorre quando as pessoas do campo querem obter condições de vida melhor é os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de pessoas saiam da zona rural para as grandes cidades são busca de empregos com bom salário, é bom quelidade de vida de ensino em boas escolas das grandes cidades tentar ir e voltar com um bom dinheiro pra melhorar sua qualidade de vida e infraestrutura no campo etc. Mais daí vem consequências que afetam muito,o êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais, cidades que recebem grande quantidade de pessoas, muitas vezes, não estão preparadas os empregos não são suficientes e muitas pessoas partem para o mercado de trabalho informal e passam a morar em locais sem boas condições como favelas,cortiços etc. além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades como são bairros pobres em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços, escolas lotadas hospitais superlotados e os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população, diminui a quantidade de impostos , a produção agrícola diminui e entre outros fatores .
Jefferson josé dos santos N 19 O principal fator observado nas imagens, foi o desemprego está falando das pessoas que saem de suas cidades pra ir ocupar lugares onde não é devido e fala também da da poluição que é um fator que preocupa muito em relação ao meio ambiente.
ATUALMENTE A FALTA DO DESEMPREGO ESTÁ CRESCENDO CADA VEZ MAIS,E DIFICULTANDO A POPULAÇÃO FAZENDO COM QUE AS PESSOAS FIQUEM SEM TRABALHO, E NA MAIORIA DAS VEZES MUITAS PESSOAS SAI DA SUA ZONA DE CONFORTO DO SEU CAMPO PARA OUTRAS CIDADES EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA OU SEJA,O TRABALHO. PARA QUE ESSAS PESSOAS POSSA DAR O MELHOR PARA SEUS FILHOS. E COM A POPULAÇÃO ESTÁ CADA VEZ AUMENTANDO O DESEMPREGO ESTÁ TAMBÉM, DEVIDO A NÃO TER PESSOAS ESPECIALIZADAS, CAPACITADAS NA ÁREA DE TRABALHO. A IMAGEM AO LADO RETRATA SOBRE O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, INFELIZMENTE AS PESSOAS DE HOJE EM DIA NÃO SE IMPORTA E NÃO TEM A CONSCIÊNCIA DE QUE DEVERÍAMOS CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE PARA QUE NO FUTURO NÃO POSSAMOS SOFRER COM OS NOSSOS ATOS, OS SERES HUMANOS TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE QUANDO JOGAMOS LIXOS NAS RUAS,RIOS,MARES COM CERTEZA VAI TER UMA CAPACIDADE DE PROVOCAR ENCHENTES E COLOCANDO EM RISCO A PRÓPRIA VIDA.
A imagem apresenta que as pessoas ficam se deslocando de uma cidade para outra em busca de emprego e muitas vezes não conseguem por conta do desemprego é fabricas fechando despedindo os funcionários e assim cada vez mais pior. A vida de quem está desempregado não tá fácil sem contar com essa crise várias famílias são obrigadas a deixar a própria família.
A urbanização está acontecendo no mundo todo. Muitas pessoas que moram na região rural vai para a região urbana à procura de uma vida melhor. Com isso podemos citar vários problemas que estão acontecendo em nosso país, como: o aumento de favelas que são construídas em regiões de risco, entre outros. E fora a violência que está cada vez pior. Enfim, podemos concluir que nós cidadãos devemos tomar novas atitudes, como: andar mais de bicicleta para diminuir o trâsito, jogar o lixo no lugar certo, entre outras coisas. Com isso podemos concluir que atitudes como essas poderá mudar e melhorar o mundo.
Anna Beatriz N° 04- 3º B A industrialização está ligada diretamente com a urbanização e o crescimento rápido das cidades, já que isso exerce grande atração para a população rural, esse fato faz com que haja grandes fluxos migratórios. As pessoas da área rural migram para a área urbana em busca de melhorias na vida em que se encontram. Porém, esse descontrolado avanço da urbanização causa sérios problemas sociais como o aumento de comunidades carentes, falta de infraestrutura e diversas formas de violência. De acordo com estudos e afirmativas, a tendência é que a urbanização cresça cada vez mais rápida.
Aluna:Kalline Gomes de Lima N•28
ResponderExcluirTurma: 3 ano "A"
Bom, como pode-se ver, o gráfico tem aumentado gradativamente o índice da população da zona rurural para a urbana, com apenas 18,8% da população na zona rural e 81,2% na área urbana.
Os trabalhadores saem do nordeste para o sul a procura de melhoria de vida,com tudo isso a população aumentou muito, e com o sonho de conquistar uma vida confortável para se viver.
As Consequências mal planejamento do crescimento aceleradas das grandes cidades
ResponderExcluiratualmente essa transição entre a área rural e á urbana está ganhado cada vez mais proporção, devido algumas modificações está ocorrendo de forma exagerada como uma grande parte da população. cuja esse níveis estão cada vez aumentado devido a preferência da maioria dos cidadães.Que estão abandonado a zona rural, e emigrado para as grandes cidades, em busca de oportunidade de emprego, melhores condições de vida entre outras situações.
Más com tudo isso acaba em fretado grande desequilíbrio ambientais e baixa densidade de vegetação, água poluído, falta de instalação sanitário, baixo salario e principalmente má condições de vida. Mais com certeza que sofrem com tanta degaste e consequências é a própria população, uns dos principais motivo para esse declínio nas grandes cidades, é que na maioria, surgiram e cresceram sem planejamento eficiente para preservação das áreas verdes, arborização das ruas e construção, de parques clubes e praças etc. Além de frequência ocorrência de desmoronamento e enchentes, devido algumas ocupação em área impropria, fora as instalação das pessoas, e tombem acontecem o desmatamento, onde retira raízes das plantas e deixa o solo exposto e desprotegido as várias situações climáticas.
Outra causa devemos cita como prioridade é que número de pessoas, emigra para cidades grande, acaba gerado não só aumento de automóvel más como mal infra-estrutura e desemprego.
Porém acaba acarretado séries problemas no dia-á-dia das cidades muito degastante, e á poluição da atmosférica e sonora, ao estresse entre outra fatores. Que ambos essa consequências faz com que o congestionamento nos trânsito, ocorrem os atrasos, o excesso de passageiros, o preço elevado das tarifas e as más condições de segurança. Embora o lixo nas maiorias das cidades brasileira, são produzida diariamente. Isso faz com que há danos ambientais, pois o lixo é simplesmente despejadas á céu aberto, em terrenos abandonado, originado o então famoso "lixões". Além de provocar mau cheiro permanente e degradar a paisagem,o acúmulo de dejetos cria condições propícias para a proliferação de ratos e insetos, como de baratas, que comprometem a saúde da população.
Portanto os governos deveria investir mais em recursos nas construções dos aterros sanitários, e também saneamento básico de água e em coletiva de esgoto. E principalmente dever ter um planejamento mais amplo, para determinado aspectos em geral e um olhar mais especifico para o meio ambiente.
"turma; 3ªB"
Gostei muito continuem assim galera. transmita mesmo a realidade do nosso Brasil
ResponderExcluirAs informações propostas nos mostram a migração da população da zona rural para a área urbana. Mostra que o povo vai em busca de melhores condições de vida e como consequência a demanda de trabalho aumenta, e a economia também, assim como outros fatores, como por exemplo, os problemas ambientais que nos é mostrado na imagem acima. Bruna Maria Alves dos Santos. N°: 04. Turma: 3° ano A. Turno: Matutino
ResponderExcluirProcurando melhores condições de vida.
ResponderExcluirDevido os últimos acontecimentos(clima,falta de emprego,por exemplo)os residentes da zona rural,de 1960 à 2010,migraram para as cidades,como geralmente não tem estudo,não tem qualificação para trabalhar no comércio,nas fábricas,já que estão acostumados com a vida no campo,acabam morando nas favelas,onde o custo de vida é mais barato,pensam que vão melhorar de vida,mais nem sempre isso acontece.
ANDREZA LOPES DE LIMA N°03
3° ano B
De acordo com a charge mostrada acima e com meus conhecimentos adquiridos ao longo da vida, pude compreender que trata-se do desenvolvimento urbano, isto é, " Urbanização " e as consequências proporcionadas pela mesma.Exemplo: As pessoas saem da zona rural à zona urbana com intenção de garantir um melhor desenvolvimento, pois existe um maior número de oportunidades.
ResponderExcluir-Daniel Mendonça
3 ANO "B" MATUTINO
Janiceia Silva Nº13 3 Ano "A"
ResponderExcluirAo observa o grafico e as charges nota-se um grande aumento de migração na qual as pessoas muda-se do campo para as cidades grandes. em busca de melhores condições de vida. Essas pessoas ao chegarem nas cidades grandes sentem grande dificuldades devido a falta de escolaridade e a falta de especialização por isso elas acabam ficando desempregados ou conseguem empregos que pagam salarios muitos baixos o enchamento das cidades ou seja pessoas morando no mesmo lugar devido esses problemas essas pessoas acabam indo morar na ruas ou em bairros muitos pobres, As chargens tambem mostra a esperança das pessoas renovadas em seus filhos acreditando que eles possam ter melhor oportunidades e uma boa escolaridade para no futuro terem melhores condiçoes que os seus pais teve.
A população e o meio ambiente
ResponderExcluirA população mundial está cada vez mais acelerado e o crescimento desordenado das cidades está criando sérios problemas ambientais, por consequências tornou- se necessário criar políticas públicas para tentar diminuir a degradação ambiental e o lixo urbano,é uma das maiores preocupações de ordem sanitária e de qualquer cidades brasileiras,qualquer atividades humanas produzem resíduos solidos, e esses resíduos sejam domésticos,industrial e hospitalares ou escolares, precisam ter um destino, sendo público ou privado, o material,descartados deve ter um fim que não prejudique o meio ambiente.
Thaís Soares N:44 3 ano "B"
Daiane Honorato da Silva nº 05 3º: Ano "A"
ResponderExcluirAtravés das Charges e do Gráfico podemos percebemos o que acontece no espaço geográfico brasileiro, mostrando a imigração de uma grande quantidade de pessoas de um lugar para o outro, ou seja da zuna rural para zona urbana; por causa de fatos que levam a essas consequência. A grande falta de empreendimento para o pequeno produtor rural, faz com que "esses" resolvam mudar para cidade grandes em busca de melhorias e de um emprego mais favorável. Acontece que nem sempre há êxito para muitas, uns por falta de qualificações profissionais ou seja "estudo", outros por qualquer outra situação, fazendo assim que ocorra outros resultados. Como: pela grande aumento populacional nas grandes cidade, falta áreas de moradias, e acaba que as pessoas que vem de interior se aloja em áreas como as pequenas favelas e bairros mais pobre. Mais a grande esperança da maioria e que os filhos passam fazer diferente, e mudar esse papel não só pra geografia mas pra sociedade.
Em vista das minhas análises, conclui que o gráfico e as charges mostram os problemas que gera uma grande metrópole, e o motivo para isso acontecer.
ResponderExcluirNo gráfico e na primeira charge mostra que a população se centrava mais nas partes rurais, mas pela falta de emprego mudavam-se para as grandes metrópoles nacionais em busca de melhores condições de vida, onde acaba formando um aglomerado de pessoas em um território pequeno ao redor da metrópole, onde acaba gerando casas em cima de casas (mostrado na última charge), e esse aglomerado de pessoas resulta em um trânsito enorme (mostrado na segunda charge).
Rhenan Freitas Gimenez-3°"B"
As charges descrevem o aumento populacional das zonas urbanas brasileiras.Desde 1960 o país apresentava a sua maior parte,da sua população residente nas zonas rural,mas com o passa do tempo isso ser inverteu,as áreas urbanas chegam a ter 84,4% da população total do Brasil.
ResponderExcluirOnde o fatores que impulsionou esse crescimento foi a ocorrência do "ÊXODO RURAL",a população rural se deslocava para áreas urbanas em busca de empregos,qualidades de vidas,etc.A região Nordeste,foi a que se deu o maior deslocamento para regiões mais desenvolvidas como sudeste.
Com tantas pessoas em único local,propicia o surgimento das favelas,problemas de infraestrutura como (tratamento de esgoto),poluição do ar provocadas principalmente por(industrias e carros) e a falta de mobilidade urbana.As favelas sofrem mas que os grandes centros urbanos ,sem ter infraestrutura e as pessoas não terem oportunidades de uma vida melhor.As crianças,jovens e adultos se envolvem em trafico de drogas,tonando as favelas um local dominando por facções criminosas.
Aluno:Daniel Mendes Santos turma:3A
Ao analisar a charge, observa-se que o tema central é a concentração populacional e urbanização.
ResponderExcluirA população está migrando para a cidade, em busca de melhores condições de vida, empregos, isso ocorre principalmente no Nordeste migrando para São Paulo e, isso gera um aglomerado de gente na cidade, ou seja, as cidades estão ficando super-lutadas, sem suporte para suprir todas a demanda da população, ocasionando muitos problemas:aglomeração de veículos, transito intenso, poluição, problemas ambientais, a falta de empregos, assim muitos indivíduos vivem na miséria, isso também prejudica na agricultura, as escassez de pessoas no campo, pouco é plantado, se não tem pessoas plantando no campo, não tem alimentos para as cidades, as pessoas não terão onde comprar, além disso também tem problemas sociais, na área da saúde, educação, segurança, a cidade não terá recursos o suficiente para todas essas pessoas. Isso também gera a criminalidade, pessoas que querem conseguir subir na vida, de um jeito mais fácil, tornando-se muitas vezes em políticos. Com isso, conclui-se que a aglomeração de pessoas nas cidades gera muitos problemas sociais.
Juliana Beatriz dos Santos Alves N°25 3°"A"
josilene silva santos. n:24 3A
ResponderExcluirao observar o grafico nota-se que ha migracao de pessoas do campo para cidade,ou seja grande numeros de migrantes em busca de trabalhos;e melhores condicoes de vida,a saude,escolaridade,para ter uma vida melhor.A charge mostra a espectativa de um pai em relacao ao seu filho para que ele tenha um futuro melhor e possa fazer diferente da sociedade atual.As pessoas saem da area rural para urbana em busca de um melhor desenvolvimento.
Jaqueline dos santos garcia n° 14 3°A
ResponderExcluirDiante da situacao relatada atraves das charges e do pequeno grafico.Podemos ficar por dentro de um grande problema brasileiro,que é o grande aumento de pessoas em uma determinada regiao,ou seja em cidades mais desenvolvidas com mais oportunidades.Em termos de melhores trabalhos com uma renda que possa fornecer uma melhor vida e bem esta.
Pela grande populacao nos bairros nobres,as pessoas que veem da zona rural,acabam indo morar em regios mais pobres,como as grandes favelas e em areas desfavorecidas em muitas questoes.
apesar de ocorrer esses fatos,uma das charges mostram que solucao seria a mudanca de comportamento de geracoes futuras,trazendo assim uma grande mudanca e uma melhor sociedade.
Juliene Maria Palmeira silva 3°A
ResponderExcluirA imigracao é um fato comprovado,e executado principalmente pelos brasileiros.É a mudanca do campo para a cidade em busca de uma melhor condicoes de vida.O Brasil é o país que tem uma grande populacao de imigrantes.E o que charge mostra é essa situacao da realidade brasileira.Ohomem do campo sai da zona rural á urbana em busca de uma renda familiar,e acaba em contrando um resultado tal como nao imaginava.Mais existe umsa esperanca em alguns brasieleiros no futuro que seus proprios filhos possam mudar essa realidade.
RENATA ROSÂNIA 3'A'
ResponderExcluiro tema central mostrado através de charges e com resultado relatado no gráfico, está relacionado ao grande aumento populacional no brasil.
Situado exatamente das áreas rurais para urbanas. As pessoas que saim do rural ao urbano está indo em busca de empregos e condições favoraveis de bem estar de vida. Acontece que os lugares que resta aos imigrantes são as favelas, bairros mais pobres e menos beneficiados. Através do filhos o homem ver um grande desenvolvimento, só depende de força de vontade para mudança.
ALUNO:Pedro Henrique Santos Vieira Silva
ResponderExcluirTURMA: 3º "B" Nº 38
PROFESSOR: Rafael Filomeno Da silva
MOMENTO INTERPRETAÇÃO - 3º ANO EEFD
Em meados do século XX a população Brasileira estava dividida de uma forma diferente da que temos hoje, a maior parte da população estava localizada na área rural Brasileira.
Com a chegada do século XXI boa parte da população resolve deixar a zona rural para procura melhores condições de vida em uma cidade ou capital maior esse processo é denominado êxodo rural.
Poucas cidades Brasileiras foram planejadas sendo assim não suportando imigrantes de outras regiões, os principais problemas são a falta de saneamento básico, falta de emprego, problemas com a segurança, baixo atendimento de saúde e falta de água . Então essa cidade não podem acomodar essas pessoas, portanto quando vem mais pessoas de outros locais gera um processo chamado de “inchaço” pois a cidade não vai crescer e sim inchar.
A população que migra para as capitais na maioria das vezes acaba morando em “favelas” (aglomerado de casas sem estrutura de qualidade), pois não tem oportunidade de viver em outro local. A área urbana vai assim juntando um aglomerado de pessoas, a locomoção se torna quase que impossível pois é tantos carros nas ruas que chega a parar o trânsito, chegara um dia que será impossível se locomover devido a quantidade de veículos nas rodovias do Brasil.
Em suma, se as pessoas e os governantes não tomar noção do perigo que esses processos poderão causar em um futuro próximo, terão que tomar medidas imediatas, sé a população optasse pelo transporte publico em vez do privado, o governo por sua vez construir novas rodovias e aumentar a área da cidade, todavia no papel se torna fácil mas na pratica isso se torna quase que impossível pois como já falei esta ocorrência ocorre pelo simples fato de falta de planejamento social e urbano de algumas cidades.
José Carlos .3"A"
ResponderExcluirAs charges e o Gráfico, estão mostrando uma situação comum e vivenciada, hoje no Brasil, famílias que viviam em zonas Rural, estão migrando para as grandes cidades, pela grande ilusão de que ha cidade é um lugar melhor de viver, sem grande sofrimento.
com isso, a cidade acaba ficando com alguns problemas constantes, pois a cidade não esta preparada para um grande número de imigrantes rurais ,certamente a cidade vai ter mais poluição não só do lixo, mais também poluição dos carros, por causa de uma maior queima de combustível na cidade, sem contar com o desemprego constante, alem disso não existe moradias para essas pessoas, ai essas pessoas acabam indo morar em lugares irregulares e em locais perigosos e apertados as conhecidas " favelas".algumas dessas famílias acabam voltando para o interior, pois perceberam que é ilusão em alguns casos.
Suellen Silva, n°42. 3 "B"
ResponderExcluirDe acordo com o gráfico na figura 1, a população está mais concentrada na área urbana, de que na zona rural, pois, como nos mostra a figura 2, quando as condições de vida no campo não agradam mais ao agricultor, o mesmo vai para a zona urbana, visando melhores condições de vida, para ele e sua família. Essa troca de localidade é o que chamamos de êxodo rural, onde as pessoas saiem do campo e vão para as cidades. E como já citado, isso acontece pela busca de emprego e qualidade de vida, como mostra a figura 3, desencadeando cidades super lotadas de veículos, de pessoas, prédios e estabelecimentos comerciais, que possam suprir essa demanda de novos funcionários, e que muitas vezes ficam desempregados, pois não conseguem empregos. Contudo, como nos mostra a figura 4, essas pessoas começam a se alojar em periferias, em casas sem estrutura alguma de moradia, mas por serem mais baratas, é a única via para eles.
Rafaela Ferreira da Silva N°36
ResponderExcluirSerie:3ano "A"
As charges mostram claramente o aumento populacional das áreas urbanas brasileiras. O principal motivo para a ocorrência desse aumento populacional nos centros urbanos, foi a ocorrência do êxodo rural, que seria a migração da população da zona rural para a zona urbana.Isso ocorre pelo fato de muita das vezes pessoas de regiões pobres se deslocarem de sua região, para outra que lhe oferece uma melhor qualidade de vida (emprego, renda, moradia,saúde e educação).
Podemos observar no gráfico referente a migração de Paraíba para São Paulo essa intensa e acelerada urbanização, ou seja muita gente indo pras cidades em um curto período de tempo,e as cidades sem ter como acolher todos de forma parcial,resumindo as cidades não suportam essa grande quantidade de pessoas e assim começa a surgir ocupações em áreas inadequadas conhecidas como comunidades carentes(favelas e cortiços). Além de terem problemas envolvendo poluição de rios( esgoto Sem tratamento)poluição do ar(liberação do CO2,pelos carros e indústrias) e ocorrência da falta de mobilidade urbana.
É mais fácil de presenciar esses tipos de problemas em comunidades carentes, que na sua maioria convive com esses problemas diariamente.
A falta de oportunidade de uma vida melhor para essas pessoas levam elas a seguir a vida muita das vezes de forma ilícita e inadequada.Um exemplo são pessoas que se envolve no mundo das drogas como meio de sobrevivência,e com isso acarrenta e gera o que conhecemos hoje como "Tráfico de Drogas".Alem do mais acabam prejudicando a vida de crianças que são criadas em um mundo de violência, facções,um mundo cheio de lacunas.
Kleciane 3 ° "B"
ResponderExcluirA charge mostra o quanto aumentou o número de pessoas migrando da área rural para a área urbana em busca de melhores condições de vida,mas isso também tem seu lado negativo as pessoas saem de suas terras sem ao menos se preocupar com o que pode acontecer, idealizando um futuro melhor para suas famílias,mas se deparam com uma realidade totalmente diferente,pois o que eles imaginavam já não estava mais do mesmo modo,pois devido o aumento do número de pessoas da área rural indo para a urbana, as cidades tornou-se um lugar perigoso de se viver, porque aumentou o número de casas sendo construídas em lugares de riscos , isso faz com quê as pessoas sofram com a poluição, a falta de saneamento básico e o risco de adquirir doenças dos esgotos em céu aberto nas cidades grandes.
Jose Alex 3 "A"
ResponderExcluirO numero da população rural caiu por causa que pessoas estão saindo do campo para a cidade. porque o almento de novas indrustrias atrai trabalhadores para a cidade. familias. deseja que seus familiares tenham a oportunidade de ter uma vida melhor. mas um grande problema porque a cidade fica com grande almento populacional e assim afetando a populaçao rural porque menos pessoas no campo produçao sera meno.
Melhores Condições de Vida
ResponderExcluirQue muitos pessoas está procurando melhores condições de vida, porque não só trata do desemprego, mais na população e no meio ambiente em que vivemos. Pois a crise está aumentado a cada dia, segundo os especialista disseram que no ano que vem nada vai mudar. Tem cidade e até mesmo pais que está crescendo e dificultado porque, quando a população crescer a crise financeira aumenta devido o crescimento econômico .
O personagem diz também que um dia tudo aquilo será dele porque, ele pensa de melhora condições de vidas especialmente para as pessoas más pobres.Que na foto ao lado mostra lixão e que tudo pode mudar só basta querer e ter consciência dos nossos atos, pois tem muitas pessoas que não saber o mal que faz de tá poluindo o meio ambiente.
E também a saída do campo para cidade vem ficado cada vez mais frequente, porque as pessoas sai do campo para cidade em buscar de melhores condições de vida.
Os Problemas da Zona Urbana
ResponderExcluirAs zona urbanas vem ganhado cada vez mas imigrantes por conta das dificuldades,que conduz as pessoas a sairá do campo para a cidade em, buscar de oportunidade de emprego e estabilidade financeira e para uma vida melhor.
A saída do campo para cidade está cada vez mais frequente devido as cidades oferecer mais oportunidades,mas nem todas essas pessoas conseguem atingi seus objetivos.As zonas urbanas apresenta um maior preço em termos de superfície, o custo de vida é mais caro.Com tantas números de emigrantes as zonas urbanas vai ficado cada vez mais pessoas do que deveria está naquele local, que fica sem ter como da assistência a todos, e assim aumenta o desemprego, unidades de saídas muito cheias e ficam sem condições de atender todos os doentes.
O trânsito fica maior com mais carros assim poluindo o meio ambiente, e sem rede de esgotos, e devido poucos empregos para muita gente as pessoas mais qualificadas e experientes são as contratadas. E aquelas do campo tem pouquíssimas oportunidades e passam a mora de aluguel e fazer picos para própria sobrevivências chegado até passa dificuldade, sem conta que pode vive em péssimas condições mora em áreas de riscos em locais, onde acontecem várias poluições podendo causa várias doenças.
Isso acontecem porque as zonas urbanas não tem estrutura para tantas números de imigrantes,porque a cidade vai crescendo sem planejamento assim trazendo várias problemas para as áreas urbana, um deles é a falta de espaço para tantas pessoas. E as zonas rurais vai perdendo cada vez mais pessoas, ficado com poucas agricultores para cuida da colheita e do gado etc.
Ana karolyny dos Santos Silva N:02 Turma:3 ano "B"
ResponderExcluirA charge mostra a migração do alto número de pessoas que vão do campo para cidade grande em busca de melhores condições de vida e ofertas de trabalho onde muitas das vezes se deparam com situações diferentes do que imaginavam e ficam morando em encostas com minimas condições de vida e sem saneamento básico,principalmente na região sul do pais. A charge também mostra a questão da globalização da influência que passa de geração a geração e com isso faz com que as pessoas queiram mais o poder.
Desemprego
ResponderExcluirA população está atualmente desempregado a taxa do desemprego subiu, e muitas pessoas querendo um trabalho e não acha um trabalho melhor,mais os trabalhadores convivem com isso precisa se sustenta de dependesse do governo, acredito que não conseguia se ergue com um só salário Porisso, pra não ter sérios problemas sócias que devemos ir atrás do nosso objetivo e se sustentar pra ganhar o seu salário por isso que muita gente se mudam para outras cidades a procura de emprego, e pra ter uma condições de vida melhor.
Maria Andreia Silva Santos N'30 3 ano B
Aluna: Elyzane Crystina da Silva Santos.N°11 Turma:3°"B"
ResponderExcluirTema central: O grande aumento da população urbana e a busca por melhores condições de vida.
A charge mostra um grande aumento da população urbana,ou seja, as pessoas da zona rural estão mudando constantemente para zona urbana. Isso acontece porque elas estão com a ilusão de uma vida melhor na cidade.
As pessoas que se mudam do campo para cidade, não tem condições de construírem casas em bairros bons, então por falta de opção, constroem casas em locais inapropriados, ou seja, próximos à rios ou até mesmo em cima de morros. Com isso, elas colocam suas vidas em risco e também isso causa poluição, pois na maioria das vezes nesses lugares não tem saneamento básico, e o esgoto vai direto para o rio,ou então fica lá mesmo ao redor, o que pode causar doenças por contaminação de insetos.
A imagem passar ideia de que está ocorrendo, uma tentativa de Mudança de Vida. Onde há população Rural está deslocando, para Zona Urbana com intuito de garantir seu sustento e de ter a base de construir uma melhora de vida; Mais Grande Parte da População se Desepiciona ao chegar na Metrópoles, pois nem sempre consegue alcançar devido objetivo que é o trabalho.
ResponderExcluirJuliana Silva do Amaral 3 Ano "B"
ANA KAROLINA - 3 B
ResponderExcluirA urbanização vem crescendo acelerado, e o aumento da proporção das pessoas que vivem nas cidades em relação a quem vive no campo. Desde 2008, essa população urbana é maior que a rural. Um dos fatores que impulsionaram a urbanização é a procura de emprego e também a melhoria de vida. O trabalho das pessoas da parte rural está ligada a agricultura e nem todos hoje em dia querem mais sobreviver só disso. Os dois Estados com maiores taxas de urbanização é São Paulo e Rio de Janeiro, e esse desenvolvimento necessita de uma quantidade grande de mão-de-obra. A urbanização desordenada causa problemas sociais e ambientais. Se destaca a criminalidade, a favelização, e também a população do ar e água. Essa urbanização provoca muito desemprego e vários deles optam pelo crime.
Aluna:Josilene da silva N°23
ResponderExcluirTurma: 3°A
A charge discute claramente sobre o crescimento populacional nas áreas urbanas brasileiras. A causa desse crescimento populacional foi o êxodo rural, que séria a migração de pessoas da área rural para as cidades, um dos motivos é o avanço tecnológico onde os homens estão sendo substituídos pelas máquinas e a estrutura fundiária concentrada,resultando numa carência de terras para a maioria dos trabalhadores rurais,assim as pessoas da zona rural,os migrantes dirigem-se para as cidades em busca de empregos, salários bons e acima de tudo melhores condições de vida.
A Urbanização e o Lixo
ResponderExcluirUma das principais causas do lixo que acumulado e descartado de forma incorreta é a urbanização. Pois quanto mais urbanização mais o lixo será produzido, mais sabemos que a urbanização melhora a vida das pessoas mais deixou muita sujeira pelo caminho.
Hoje as pessoas a grande maioria da população imigram de um lugar para o outro em, busca de melhores condições de vida nas grandes cidades urbanizadas. A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, por isso que ainda atrai milhares de pessoas para a cidades e, é através disso que aparecem mudanças na natureza como poluição, desmatamento, produção de lixo e de esgoto.
Nome:Lucilânia Silva Barbosa N°29
ResponderExcluirSerie:3 ano "B"
A situação da intensa e acelerada urbanização brasileira.
a segunda charge fala que muitas pessoas saem de seus lugares p/ a cidade para melhores condições de vida saem da zona rural p/ a urbana,mas quando chegam la não conseguem emprego pois a maioria deles são analfabetos ou nem profissões tem a primeira charge ta de acordo com a segunda pois o gráfico mostra a porcetagem das pessoas que saem de seu local p/ outro em que a zona rural ta la embaixo e a zona urbana ta mas a frente com 84,4% quase 100% das pessoas moram ai ,mostra q quando vao pra zona urbana ñ conseguem um chão p/ eles pois e muito caros e passam a morar em zonas de risco ,favelas os morros em fim a quarta charge mostra um pouco pois ela a completa a terceira charge em que a terceira mostra a metrope em que por conta da ação do homem que desmatam a natureza fazendo carros ,predios chiques isso ta ocupando muito o espaço ha muita quantidades de pessoas fazendo com que o transito fiwue mas maior causando muita poluiçao onde jogam lixo na rua entupindo esgotos e tambem poluimdo o mar tudo pela açao que o homem causa ao que e natural
De acordo com o gráfico e outras visões que temos no nosso dia a dia, é notório o aumento da população no sul do país, um dos principais motivos é a falta de oportunidades de emprego no nordeste. Com isso, as pessoas vão para o sul, principalmente para São Paulo que é a potência do Brasil.essas pessoas têm esperança de uma melhoria de vida.
ResponderExcluirMaria Valdislane Silva Lima nº33, 3ºB
ResponderExcluirnas imagens junto ao gráfico mostra especialmente o grande aumento da população nas áreas urbanas, por uma series de fatores como: melhoria de vida, oportudidade de trabalho entre outros...
ResponderExcluirVitor leite da Silva Nº 46
serie: 3º ano "B"
JOSEFA SANTOS LIMA
ResponderExcluir3 ANO B
A FALTA DE DESEMPREGO ESTA CADA DIA CRESCENDO AS LOJA,FABRICAS FECHANDO POR CONTA DA CRISE ECONÔMICA QUE ESTA DIFICULTANDO O PAÍS INTEIRO, MILHÕES DE PESSOAS DESEMPREGADA EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
O GRÁFICO MOSTRA A QUANTIDADE DE PESSOAS DESLOCANDO DA SUA ZONA PARA CIDADE EM BUSCA DE TRABALHO E CONDIÇÕES DE VIDA MELHOR.
MUITAS PESSOAS PRECISAM CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE PARA QUER NO FUTURO AGENTE NÃO POSSA SOFRER DANOS DE SAÚDE POR UM ATO QUE NÓS MESMOS COMETEMOS.TEMOS QUE SE CONSCIENTIZAR E CADA UM FAZER SUA PARTE E ASSIM AJUDAREMOS O MEIO AMBIENTE.
Aluna : Raquel Silva Brandão
ResponderExcluirSérie: 3° ano "B"
Visto que as Imagens demostram o grande crescimento de Migrações da área Rural para a área Urbana ,onde as pessoas estão procurando condições melhores para se viver e resolvem imigrar pra outro lugar. Chegando no destino desejado muitas vezes não é como se tinha imaginado pois com esse Crescimento da população também vem alguns problemas como por exemplo a violência aumenta bastante ,os assaltos,homicídios, mau atendimento na saúde, pois com a população crescendo cresce também os problemas sociais e ambientais.
A charge fala sobre o desemprego que a cada dia que passa só aumenta, pois a população urbana está crescendo, por estarem vendo que o campo não está dando tantos resultados, então as pessoas estão saindo do campo para a cidade em busca de melhores condições de vida, ocasionando cidades lotadas, muitos veículos e tendo como consequência mais prédios e indústrias.
ResponderExcluirAs pessoas que não tem condições financeiras de ir morar na cidade grande opinam morar nas favelas sem ter nenhum saneamento básico, invadindo áreas inapropriadas para o homem, desmatando as árvores em troca de locais para novas moradias. Muitas vezes por falta de uma boa estrutura acontece desabamento dos morros fazendo com que ocorra acidentes gerando mortes.
Aluna: Marta de Melo dos Santos. Nº35 Turma: 3º ano "B"
ResponderExcluirSituação crítica da urbanização
No mundo em que vivemos está havendo muita influência para que as pessoas saiam da zona rural para zona urbana, em busca de melhorar as condições financeiras, querendo dar uma vida melhor a sua família, nas muitas vezes isso é uma ilusão, pois na cidade a população é extensa e já não há empregos suficientes para todos, e também vem a questão de saúde que não é de boa qualidade, não tem um bairro adequado para morar e só restam as favelas, onde não há saneamento básico, pessoas vivem perto de esgoto, lixões, desmatando as florestas, jogando lixo nos rios e assim acabando com tudo da natureza.
Vanessa Barbosa da Costa - 3° ano ''A''
ResponderExcluirAs charges tem como tema central ''A urbanização nas Grandes Cidades'' sua principal causa e suas consequências.
A principal causa da urbanização que podemos encontrar em uma das charges é conhecida como ''Êxodo Rural'' que é a saída,ou seja,a migração de um grande número de pessoas do campo em busca de melhores condições de vida em outras regiões,como mostra na charge e que é do nosso cotidiano essa migração acontece principalmente da Região Nordeste para o Sudeste.O principal fator para esse deslocamento foi a industrialização dessas cidades que teve início no século XX e que gerou mais empregos e foi onde ocorreu e ocorre até hoje o aumento da população residente mais nas áreas urbanas que rurais.
Com esse grande aumento da população urbana em tão pouco tempo começaram a surge vários problemas como: A Criação de Favelas várias pessoas vivendo de forma irregular pois não tinham condições e as vezes não conseguiam emprego para viver em lugares melhores,Poluição aumento de poluição causadas pelas industrias,pelo grande número de automóveis que causa outro problema como o congestionamento ,e várias quantidades de lixo produzido pelos inúmeros habitantes que também prejudica os rios e um dos principais problemas atuais a Violência pois nem todos em tão pouco tempo tem oportunidade e qualificação para conseguir um emprego e a única solução que encontram para sobreviver é resultante no aumento de roubos,furtos e outros tipos de violência.
A charge demonstra uma situação muito frequente em nosso país. Trata-se do crescimento populacional da zona urbana, o que, consequentemente causa a diminuição da população rural. Isso acontece, na maioria das vezes, porque os brasileiros com renda baixa vêem a cidade como uma fonte de novas oportunidades para uma melhor qualidade de vida. Os nordestinos estão entre os que mais migram, geralmente para o Estado de São Paulo, na tentativa de fugir da seca e também em busca e aumentar a renda. Esses fatores resultam em um grande crescimento populacional nas cidades brasileiras.
ResponderExcluirDébora Silva 3 B
ResponderExcluirPela falta de emprego, o índice de pessoas que se deslocam de suas moradias em áreas rurais para as grandes cidades vem sofrendo um elevado aumento. Isso é consequencia da ilusão existente de que grandes cidades proporcionam muitas oportunidades a toda população. Porém, muitas dessas pessoas não tem acesso a educação, e isso os deixa em desvantagem no mercado de trabalho, e por falta de opção essas pessoas acabam vivendo em áreas de risco, arriscando a própria vida.
GUSTAVO, 3B, N22
ResponderExcluirOs temas abordados indicam a intenso numero de imigrantes que saem de seu estado de origem e imigram para outro estado, e com isso cada vez mas cresce o numero de favelas em áreas de risco, e então com a área de poluição tem um crescimento maior. A falta intensa de estrutura em comunidades e em áreas de esgoto tem prejuízo muito agravante. pois nessas áreas de risco intenso de doenças, ou seja, que pode prejudicar toda população.
Felipe Freitas, 3B, N13
ResponderExcluirO aumento da população causada pelo sonho de um vida melhor financeiramente falando. a população urbana tem aumentando descontroladamente com acaba não sobrando território para todos que chegam para morar, com isso acaba tornando uma sobrecarga da população tendo que construir favelas, e ocupar áreas de muito risco. e o sonho continua de um dia se torna um vencedor.
Na minha opinião essas imagens representam um êxodo rural uo seja deslocamento de pessoas da zona rural para a zona urbana. Ele ocorre quando as pessoas do campo querem obter condições de vida melhor é os
ResponderExcluirprincipais motivos que fazem com que grandes quantidades de pessoas saiam da zona rural para as grandes cidades são busca de empregos com bom salário, é bom quelidade de vida de ensino em boas escolas das grandes cidades tentar ir e voltar com um bom dinheiro pra melhorar sua qualidade de vida e infraestrutura no campo etc.
Mais daí vem consequências que afetam muito,o êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais, cidades que recebem grande quantidade de pessoas, muitas vezes, não estão preparadas os empregos não são suficientes e muitas pessoas partem para o mercado de trabalho informal e passam a morar em locais sem boas condições como favelas,cortiços etc.
além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades como são bairros pobres em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços, escolas lotadas hospitais superlotados e os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população, diminui a quantidade de impostos , a produção agrícola diminui e entre outros fatores .
José Heleno Lima Silva N° 19
Jefferson josé dos santos N 19
ResponderExcluirO principal fator observado nas imagens, foi o desemprego está falando das pessoas que saem de suas cidades pra ir ocupar lugares onde não é devido e fala também da da poluição que é um fator que preocupa muito em relação ao meio ambiente.
TAYNARA TIMÓTEO DA SILVA
ResponderExcluir3 ANO B
ATUALMENTE A FALTA DO DESEMPREGO ESTÁ CRESCENDO CADA VEZ MAIS,E DIFICULTANDO A POPULAÇÃO FAZENDO COM QUE AS PESSOAS FIQUEM SEM TRABALHO, E NA MAIORIA DAS VEZES MUITAS PESSOAS SAI DA SUA ZONA DE CONFORTO DO SEU CAMPO PARA OUTRAS CIDADES EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA OU SEJA,O TRABALHO. PARA QUE ESSAS PESSOAS POSSA DAR O MELHOR PARA SEUS FILHOS. E COM A POPULAÇÃO ESTÁ CADA VEZ AUMENTANDO O DESEMPREGO ESTÁ TAMBÉM, DEVIDO A NÃO TER PESSOAS ESPECIALIZADAS, CAPACITADAS NA ÁREA DE TRABALHO. A IMAGEM AO LADO RETRATA SOBRE O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEMOS, INFELIZMENTE AS PESSOAS DE HOJE EM DIA NÃO SE IMPORTA E NÃO TEM A CONSCIÊNCIA DE QUE DEVERÍAMOS CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE PARA QUE NO FUTURO NÃO POSSAMOS SOFRER COM OS NOSSOS ATOS, OS SERES HUMANOS TEM QUE TER A CONSCIÊNCIA DE QUE QUANDO JOGAMOS LIXOS NAS RUAS,RIOS,MARES COM CERTEZA VAI TER UMA CAPACIDADE DE PROVOCAR ENCHENTES E COLOCANDO EM RISCO A PRÓPRIA VIDA.
Gilvanessa de Lima Martins
ResponderExcluir3 ano B
A imagem apresenta que as pessoas ficam se deslocando de uma cidade para outra em busca de emprego e muitas vezes não conseguem por conta do desemprego é fabricas fechando despedindo os funcionários e assim cada vez mais pior.
A vida de quem está desempregado não tá fácil sem contar com essa crise várias famílias são obrigadas a deixar a própria família.
Aluna: Jacqueline Lima da Silva Nº17 turma: 3º"B"
ResponderExcluirUrbanização
A urbanização está acontecendo no mundo todo. Muitas pessoas que moram na região rural vai para a região urbana à procura de uma vida melhor.
Com isso podemos citar vários problemas que estão acontecendo em nosso país, como: o aumento de favelas que são construídas em regiões de risco, entre outros. E fora a violência que está cada vez pior.
Enfim, podemos concluir que nós cidadãos devemos tomar novas atitudes, como: andar mais de bicicleta para diminuir o trâsito, jogar o lixo no lugar certo, entre outras coisas. Com isso podemos concluir que atitudes como essas poderá mudar e melhorar o mundo.
Anna Beatriz N° 04- 3º B
ResponderExcluirA industrialização está ligada diretamente com a urbanização e o crescimento rápido das cidades, já que isso exerce grande atração para a população rural, esse fato faz com que haja grandes fluxos migratórios.
As pessoas da área rural migram para a área urbana em busca de melhorias na vida em que se encontram. Porém, esse descontrolado avanço da urbanização causa sérios problemas sociais como o aumento de comunidades carentes, falta de infraestrutura e diversas formas de violência. De acordo com estudos e afirmativas, a tendência é que a urbanização cresça cada vez mais rápida.
Atividade finalizada!
ResponderExcluir