segunda-feira, 30 de março de 2015

TRABALHO 1: 9º ANO (ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS)

Escolha um dos questionamentos abaixo e elabore um texto reflexivo.


O texto deve ser coeso e coerente e principalmente, deve responder o questionamento proposto. 

A atividade deve ser realizada até as 22hrs do dia 09 de abril de 2015.



QUESTIONAMENTOS


1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

2. Como o Plano Marshall interferiu na influência dos norte-americanos na Europa Ocidental?

3. Por que a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?


OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Revista GEPGEO Vol. 1

O ÊXODO RURAL E A FORMAÇÃO DAS FAVELAS
Eric Santos Brito

_____________________________________________________________

Houve vários motivos para que acontecesse a formação das favelas. Entretanto, muitos pesquisadores dizem que o principal deles foi o êxodo rural, mas será mesmo que ele foi o causador? E o que estava por trás desse fenômeno?

Para início de conversa devemos saber o que é êxodo rural: êxodo rural é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades. Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter melhores condições de vida. Dentre os motivos de repulsão podemos citar: busca por empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc.), qualidade de ensino e necessidade de infraestrutura, serviços (hospitais, transportes, educação, etc.).
O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes do campo, muitas vezes, não estão preparadas para isso. No entanto, acabam superlotando as cidades, em que o processo de urbanização estava planejado para uma determinada quantidade de moradores, esse crescimento urbano acaba deixando várias pessoas sem serviços (água – luz – esgoto – habitação e etc). Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal. Não tendo dinheiro e nem onde morar, essas pessoas vão procurar lugares sem infraestrutura, terrenos não ocupados, os morros, margens de córregos, proximidades de mananciais e até áreas de preservação, ficando na maioria das vezes nas periferias das cidades, e formando o que conhecemos por favelas.
As favelas segundo o IBGE são aglomerados subnormais como conjuntos de residências que ocupam terreno alheio (público ou privado), que estão organizados de forma desordenada, com carência de serviços públicos essenciais. Geralmente são áreas onde o poder público tem pouca atuação e acabam dominadas por traficantes.
A primeira favela no Brasil, conforme dados do governo, surgiu no morro da Providência, no centro da cidade do Rio de Janeiro, em 1897. O morro foi ocupado inicialmente por soldados da Guerra*. No mesmo ano, formou-se também a favela do morro de Santo Antônio, no centro do Rio de Janeiro. 
E atualmente, o Brasil possui políticas públicas ligadas ao controle de habitações irregulares? A resposta é relativamente simples: o país possui, porém não consegue colocar em prática a todos os níveis de renda. A própria Constituição Federal incluiu a moradia entre os direitos sociais mínimos, prevendo a promoção de programas de habitação e saneamento básico pelas três esferas do governo. Apesar do reconhecimento do caráter essencial de habitação e serviços urbanos adequados para a inclusão social e o combate à pobreza no país, as condições de moradia da população brasileira ainda são bastante precárias, sobretudo entre as camadas mais pobres da população.
Em muitas cidades do mundo, principalmente nos países em desenvolvimento, moradores de favelas constituem grande parte da população urbana, com pouco ou nenhum acesso a abrigo, água e saneamento básico. Em estimativa elaborada pela ONU, em 2030 a maioria dos humanos morará numa cidade. “Daqui a dezessete anos, o homo sapiens deverá ser chamado o homo sapiens urbanus”, afirma o novo relatório sobre o Estado das Cidades do Mundo 2010/2011. Quando a Organização das Noções Unidas foi fundada, em 1945, dois terços da população mundial viviam em zonas rurais. Em 2000, a distribuição da população havia mudado, com metade da população mundial vivendo nas cidades. Além disso, espera-se que em 2050 dois terços da população mundial – cerca de seis bilhões de pessoas – estarão vivendo em centros urbanos de pequeno, médio e grande porte.
Sendo assim, podemos considerar que o êxodo rural foi sim um dos principais motivos para a formação das favelas, mas não o único. A má distribuição de renda aliado ao pouco investimento no campo também se configuram como fatores que contribuíram para a formação desses aglomerados subnormais no mundo, principalmente nos países subdesenvolvidos. 
________________________________________________


*Confronto entre Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro. Esse conflito durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Os soldados, vencedores, exigiam a casa própria como premiação. Na época, o governo “não tinha verba” e assim autorizou que os soldados construíssem barracos de madeira no atual Morro da Providência.



quarta-feira, 25 de março de 2015

TRABALHO 1: 8º ANO (ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS)

Tendo por base os debates de sala de aula, o conteúdo disponível no livro didático e pesquisas na internet, escolha um dos questionamentos abaixo e elabore um texto reflexivo.

O texto deve ser coeso e coerente e principalmente, deve responder o questionamento proposto. 

A atividade deve ser realizada até as 22hrs do dia 04 de abril de 2015.


QUESTIONAMENTOS

1. Existe uma forma correta de representar o planeta? justifique.
2. Qual foi o principal objetivo de Peters em elaborar a projeção chamada "Mapa para um mundo solidário?
3.Por que no período das Grandes Navegações os mapas eram mantidos em segredo pelos Estados?
4. Como a Guerra Fria influenciou na evolução da Cartografia?
5. Como a população mundial pode se beneficiar com os conhecimentos cartográficos? 

OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.

                    Atividade exclusiva aos 8ºs anos da Escola Santa Clara de Assis.


quarta-feira, 11 de março de 2015

MOMENTO REFLEXÃO

Analise e elabore uma conclusão a respeito da frase de Mafalda.



Fonte: https://baianoporreta.wordpress.com/2012/06/02/mafalda/