Tendo por base os debates de sala de aula, o conteúdo disponível no livro didático e pesquisas na internet, escolha um dos questionamentos abaixo e elabore um texto reflexivo.
O texto deve ser coeso e coerente e principalmente, deve responder o questionamento proposto.
A atividade deve ser realizada até as 22hrs do dia 04 de abril de 2015.
QUESTIONAMENTOS
1. Existe uma forma correta de representar o planeta? justifique.
2. Qual foi o principal objetivo de Peters em elaborar a projeção chamada "Mapa para um mundo solidário?
3.Por que no período das Grandes Navegações os mapas eram mantidos em segredo pelos Estados?
4. Como a Guerra Fria influenciou na evolução da Cartografia?
5. Como a população mundial pode se beneficiar com os conhecimentos cartográficos?
OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.
Atividade exclusiva aos 8ºs anos da Escola Santa Clara de Assis.
1 - A projeção resgatada por Arno Peters nos anos 1970 foi elaborada por Gall no século XIX. Ela é uma projeção cilíndrica equivalente. Essa projeção preserva áreas e distâncias mas distorce profundamente as formas dos continentes. Já a projeção de Mercator, que é do tipo cilíndrica conforme, preserva as formas mas distorce áreas e distâncias. A intenção de Peters era justamente, em um contexto político de descolonização afro-asiática, apresentar melhor a dimensão dos novos países independentes que surgiam.
ResponderExcluirNão existe projeção correta. E todas as projeções tem sua ideologia, afinal são feitas a partir de escolhas que não são somente técnicas mas também ideológicas. A projeção de Mercator é eurocêntrica. Ok. Não há nenhuma teoria da conspiração nisso. Ela põe a Europa no alto e no centro. Já a projeção de Peters é terceiro-mundista.Valoriza o Sul. No entanto, apresenta uma visão de mundo tão distorcida quanto a de Mercator, embora de outra forma.
Não há, portanto, realismo em projeções cartográficas. Nem isenção ou ausência de ideologia. O que se vê aqui é a defesa de uma posição ideológica, que pretende que se valorize os países do Sul. Uma posição política legítima. Como também é legitima a visão eurocêntrica. Se o senhor quiser pesquise mapa-múndi japonês. O Japão estará no alto e no centro. É uma visão nipocêntrica. Igualmente legítima.
Enfim ! é possível concluir que não existe um jeito certo para se representar o mundo .Apenas existe um jeito mais comum ,que é o que nós acostumamos.Mesmo que o mundo esteja de '' cabeça pra baixo '' na nossa visão ele ainda vai estar correto .
Atenciosamente .
Mariana Araújo Oliveira Barbosa Rocha 8º ''A'' Nº 20
Não se esqueça de dizer se enviou a mensagem !
Não existe uma única maneira correta de representar o planeta terra, pois ele está suspenso no espaço e vive em sistema de rotação, desse modo, não podemos identificar certamente onde está o Norte e onde está o Sul. O nosso mapa múndi tradicional mostra a Europa e a Ásia ao Norte, mas não sabemos exatamente se é isso mesmo, pois ambas podem estar na parte sul do planeta, como eu citei anteriormente, pois não sabemos ao certo onde localiza-se o Norte e o Sul do planeta.
ResponderExcluirAluna: Sofia Tomé Barreto
8° "A"
Não sabemos ao certo se o nosso planeta está corretamente apresentado no mapa.o nosso planeta está suspenso no espaço, por isso o homem criou várias formas de representar o nosso planeta. o nosso planeta não é uma esfera perfeita, ele tem várias deformidades, ele é uma figura tridimensional, parecido com um geoide. São várias as projeções que representam o planeta são elas: Conforme; Equivalente; Equidistante; Projeção plana ou azimutal; Projeção cônica; Projeção cilíndrica. A conforme é usada para aproximar do formato de todos os continentes. A equivalente mantem a área. A equidistante prioriza as dimensões. A projeção plana ou azimutal é usada para representar áreas pequenas. A projeção cônica é usada para representar apenas um hemisfério. A projeção cilíndrica é usada para representar todo o planeta. As projeções planas mais utilizadas são : polar, obliqua e equatorial. A projeção plana polar é usada para representar um hemisfério de cada vez. Não tem projeções perfeitas, mas sim a escolha correta para representar cada uma das regiões.
ResponderExcluirAluna: Maria Tereza Caetano dos Santos nº 19
Questionamento 1: Existe uma forma correta de se representar o planeta? Justifique.
ResponderExcluirNão há uma forma correta de se representar o planeta, sempre há distorções. Embora, dependendo qual será a finalidade do mapa, há representações que apresentam menores distorções. Há três tipos de projeções, levando em conta as propriedades espaciais são elas: Conforme, Equivalente e Equidistante.
Se for pra levar em conta a forma dos continentes, a melhor projeção será a conforme. Já se a finalidade for a área, a mais apropriada é a equivalente. E se for levar em conta as distancia, a melhor é a equidistante.
Há também 3 tipos de projeções levando em conta as propriedades da superfície são elas: Plana, Cônica e Cilíndrica.
A Plana ou Azimutal é mais utilizada para pequenas áreas, geralmente é usada para mapear áreas partindo dos polos e quanto mais longe do centro, há mais distorções.
A Cônica é melhor para mapear um dos hemisférios, consiste em representar o planeta, sobre um cone imaginário, é ideal pra estudar países e continentes.
A Cilíndrica é a mais usada, ela serve para representar o mundo todo, e quanto mais latitude maior as distorções.
Vitória Emanuely, 8º ano "B"
Questão escolhida: 1- Existe uma forma correta de representar o planeta?
ResponderExcluirO planeta terra está suspenso no espaço, então não existe forma certa ou errada para representá-lo, nós conhecemos o planeta de uma forma pela qual a Europa tem de estar no centro e ao mesmo tempo na parte superior esquerda do país, mas isso não justifica se está certa ou errada a parte cartográfica de nosso planeta, pois podemos representar o planeta Terra com a Europa na parte inferior à oeste, dando destaque para o nosso continente, a América.
O nosso planeta não é uma esfera perfeita, ele é achatado nos polos e possui uma superfície irregular, este é uma figura tridimensional muito semelhante a um geoide. Representá-la em uma superfície plana ou bidimensional, significa dizer que algum tipo de distorção vai ocorrer. Para representar nosso planeta, os cartógrafos criaram as projeções, que são representações planas da terra em um papel. Ao recortar a terra (literalmente), que é uma esfera, temos como resultado vários pedaços finos nas extremidades e alargados ao centro, estas partes não vão se encaixar perfeitamente quando posicionadas uma ao lado da outra.
À medida que nos afastamos do centro em direção às extremidades, o espaçamento entre as partes vai aumentar, à medida que aumentam o espaçamento entre essas partes, maiores serão as distorções das áreas representadas. Sabendo-se que não há uma projeção basicamente perfeita e visando a minimização das distorções, cartógrafos começaram a criar diversos tipos de projeção. Algumas projeções realizadas têm de atender a uma necessidade específica e que visem a atender diversos e determinados propósitos.
Numa maneira genética, vemos as projeções como classificadas de acordo com algumas propriedades espaciais, tais como:
*Conforme: Aproxima-se do formato dos continentes.
*Equivalente: Mantém a área.
*Equidistante: Há proporção entre as distâncias representadas no mapa.
A superfície de projeção pode ser um plano, um cone ou um cilindro, resultando em projeções planas ou azimutais, cônicas e cilíndricas.
Aíla Camile
Continuação...
ResponderExcluirProjeção plana ou azimutal: Um plano tangente a qualquer ponto da superfície terrestre que ocupará o centro da projeção. Será mantida a equidistância em relação a qualquer outro ponto da Terra. Essa projeção representa as áreas polares, as distorções nessa região são bem menores. À medida que se afasta dos polos, as distorções ficam cada vez maiores. Na projeção plana polar, apenas um hemisfério é representado de cada vez, e as zonas temperadas e tropicais, sofrem grandes deformações em seus respectivos formatos e áreas.
Projeção cônica: É construída a partir do contato imaginário de um cone. As regiões temperadas sofrem menor deformação, as áreas localizadas nas zonas polares e equatoriais são as mais distorcidas. Os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos convergem do polo formando uma rede de linhas retas.
Projeção cilíndrica: A Terra é envolvida em cilindro imaginário e os paralelos e meridianos serão projetados para um plano, no o mapa será desenhado. Os paralelos e meridianos formam ângulos retos(90º), facilitando navegações marítimas e aeronáuticas. Áreas próximas a linha do Equador são menos afetadas pelas distorções, pois quando aumenta a latitude, também aumenta a área de distorções.
Todas as projeções apresentam tipos diversos de distorções, a escolha da projeção deve ser feita de acordo com o interesse que deverá ser observado em uma determinada representação do globo. Diversas projeções foram feitas na tentativa de representar a superfície terrestre. Cada uma delas traz consigo uma ideologia e pode representar diferentes interesses. Umas das projeções também muito conhecidas além das: Azimutais ou planas, cônica, cilíndrica, temos também as projeções de Mercator( Onde a Groelândia aparenta ser maior que o Brasil, mas na realidade o Brasil é quatro vezes maior), e a de Peters( Uma projeção cilíndrica e equivalente, há distorções na forma dos continentes no sentido leste/oeste, aparentando serem bem mais estreitos do que são realmente. É considerada uma projeção solidária aos países subdesenvolvidos).
Aíla Camile
Existe uma forma correta de representar o planeta?
ResponderExcluirBom, não há uma única forma de representar o nosso planeta, existem inúmeras formas de representa-lo, entretanto todas elas apresentaram deformações, pois o planeta não é uma esfera perfeita.
O formato do planeta é Geoide, pois ele é achatado nos polos e possui uma superfície irregular. Dessa forma vão ocorrer várias distorções ao representar o planeta em uma superfície plana ou bidimensional, por isso que os cartógrafos criaram as projeções, que são representações planas da terra, que servem para minimizarem as imperfeições dos mapas e proporcionarem maior rigor científico à cartografia.
TIPOS DE PROJEÇÕES DE ACORDO COM AS PROPRIEDADES ESPACIAIS:
-CONFORME:prioriza o formato dos continentes.
-EQUIVALENTES:mantém a área.
-EQUIDISTANTES:mantém as distâncias.
TIPOS DE PROJEÇÕES DE ACORDO COM A SUPERFÍCIE:
- PLANA OU AZIMUTAL: ideal para mapear pequenas áreas.
- CÔNICA: ideal para representar os hemisférios.
- CILÍNDRICA:ideal para representar todo o planeta.
Ainda existem as projeções de MERCATOR que: tinha a projeção da superfície cilíndrica e a projeção espacial conforme, tinha uma visão EUROCENTRICA, na qual, quanto maior a latitude, maior as distorções. E a de PETERS, na qual a projeção da superfície também é a cilíndrica e a projeção espacial equivalente, Peters produziu um mapa chamado 'PARA UM MUNDO SOLIDÁRIO'.
Portanto possamos percebe que existem várias formas de representar o nosso planeta, e que a cartografia é que nos auxilia nessa difícil tarefa e que representar o planeta sempre foi um grande desafio para o homem.
Fontes para o trabalho:
livro de Geografia e alguns dados do site: http://www.brasilescola.com/geografia/projecoes-cartograficas.htm e claro meus conhecimentos.
Produzido por: BRUNA RAFAELA MONTEIRO LINO,8ºB, Nº2.
ESPERO QUE GOSTE PROFESSOR RAFAEL!!!
não existe uma foma correta de representar o planeta;pois ele esta suspenso,não tem norte nem sul e possui seu movimento de rotação ou seja não tem uma forma certa pois esta sempre em movimento.
ResponderExcluirEmily Falcão 8ºb
Questionamento 2
ResponderExcluirEm 1973,Arno Peters historiador alemão,elaborou uma projecão de base cilíndrica e equivalente. Diferentemente de Mercator,sua projecão dava prioridade a área dos continentes e não sua forma.A distribuicão dos paralelos é feita com intervalos decrescentes,tendo início no Equador até a região polar;mantendo a área dos continentes com distorcões na forma.Aparentando os continentes serem mais estreitos que na realidade.
Por Peters descordar da visão eurocentrista de Mercator,(a Europa seria o continente localizado na parte central da projecão e considerada superior aos países subdesenvolvidos),sua projecão era chamado por ele mesmo de"mapa de um mundo solidário".
O objetivo dessa projecão foi retratar uma proporcão real entre os continentes onde os países desenvolvidos, de primeiro mundo não são maiores e superiores que os países subdesenvolvidos.Utilizada como uma tentativa de sensibilizar os países do primeiro mundo acerca da pobreza dos outros países.
Nicollas Kawã de Souza Nascimento
Professor:Rafael Vieira
8 Ano B
ESCA
Sim , existe através de fotos , imagem ou de mesmo de mapas ass: Dawany 8 ano b
ResponderExcluirSim, existe formas de imagem, fotografia, mapas
ResponderExcluir1-Existe uma forma correta de representar o planeta?
ResponderExcluirDe acordo com oque nós vinhemos estudando na sala de aula existe varias maneiras de representar o planeta terra, os tipo de representações (Conforme,Equivalente,Equidistante, Polar, Oblíqua,Equatorial,Projeção cônica e Projeção cilíndrica. ), a cada forma dessa representa a um jeito de representar o planeta terra .
Mais qual parte que cada uma dessas formas representa a Terra ?
Polar- Mostra os polos que se encontras na Terra
Equatorial- Mostra as parte centrais do planeta.
Projeção plana e azimutal- É construída a partida d um plano tangente a qualquer ponto da superfície terrestre.
Projeção cônica- A superfície terrestre é representada num cone envolvendo o globo terrestre.
Projeção cilíndrica- A superfície terrestre é representada num cilindro envolvendo o globo terrestre.
A cada foto que agente ver do globo terrestre vai ser envolvido com algumas dessa formas.
Conclusão- Não existe um tipo especifico de representar a Terra pois todos ira representar de um jeito e lugar diferente.
-João Pedro Tenório
1º Questão: Pelo fato de nosso planeta estar suspenso no espaço não há norteamento específico para o representar, então não existe maneira correta de representar o planeta terra.
ResponderExcluirPorém há como representar o planeta focalizando certo território como o mapa-múndi convencional brasileiro na qual a Europa esta no centro do planeta, o fato de estar em destaque leva o nome de eurocentrismo.
Até mesmo as medidas parciais não tem norteamento próprio como a medida dos hemisférios(cônica), Mapa(plana ou azimutal).
Aluno: Lucas Marques Leão
Turma: 8º''B''
1- Não, não existe uma representação ideal, mas apenas a melhor representação para um determinado propósito, qualquer representação do planeta podemos saber onde ficar o sul, o norte, o leste e o oeste
ResponderExcluirAluna : Laura Beatriz
O planeta terra possui diversas formas de ser representado, e não possui uma estrutura perfeita,pois possui uma superfície irregular.Sabendo que não possui uma projeção perfeita,os cartógrafos criaram diversos tipos de projeções:Conforme(aproxima o formato dos continentes),equivalente(mantém a área e mantém o formato real dos continentes),equidistante(prioriza a proporcionalidade das distâncias representadas no mapa).Podemos classificá-las de acordo com a superfície de projeção:Projeção plana ou azimutal(é construída a partir de um plano tangente),projeção cônica(é construída a partir do contato imaginário de um cone terrestre com a superfície terrestre),projeção cilíndrica(a terra é envolvida em um cilindro imaginário).A projeção mais simples e conhecida é a de Mercator. Outras técnicas foram evoluindo e muitas outras projeções tentaram desfazer as desigualdades de área perto dos pólos com as de perto do equador. Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de projeção de acordo com a característica que permanece correta.projeção de Mercator(cilíndrica e conforme:preserva a forma dos continentes,porém distorce a área),projeção de Arno Peters(cilíndrica e equivalente.A projeção de Peters é considerada uma projeção solidária aos países subdesenvolvidos uma vez que essas regiões são mais bem representadas,já que nenhum continente tem sua área distorcida,mantendo o seu tamanho real.
ResponderExcluirAluna: Nicole Beatriz Barboza Ramos
ResponderExcluirAno:8º
Turma: “A”
2.Qual foi o principal objetivo de Peters ter elaborar a projeção “Mapa pra um mundo solidários”?
Porque na projeção de Peters a área é mantida e a forma distorcida, o continente Europeu é representado achatado ( esmagado),e o continente Áfricano é alongado, então o objetivo é que haja igualdade com os países, já que no continente Africano como ele é subdesenvolvido ele alonga , e no continente Europeu como é desenvolvido ele achatado (esmagado) .Então ele deixou os países subdesenvolvidos(Pobres) maior para que haja igualdade com os outros.
Existe uma forma correta de representar o planeta?
ResponderExcluirNão, pois existem várias formas de representa-lo, no entanto todas apresentarão deformações, pelo fato dele ser achatado nos polos e possuir uma superfície irregular (a forma mais parecida é Geoide).
Por esse motivo os cartógrafos tiveram a necessidade de criar as projeções (são representações planas da terra).
Existem três tipos de projeções, uma de acordo com o espaço e outra de acordo com a superfície.
De acordo com o espaço:
*Conforme: prioriza o formato dos continentes.
*Equivalente: mantém a área.
*Equidistante:mantém as distâncias
De acordo com a superfície:
* Plana ou azimutal: serve para mapear pequenas áreas.
* Cônica: serve para representar um dos hemisférios.
* Cilíndrica: ideal para representar todo o planeta.
A projeção de Mercator aconteceu no século 16, nela, foi usada a forma cilíndrica, conforme ela mantém a forma e destorce a área, ela possui uma visão Eurocentrica , e quanto maior a latitude, maior as distorções.
Já a projeção cilíndrica de Peters aconteceu no ano de 1973, sendo equivalente,ou seja, mantendo a área e distorcendo a forma, em sua projeção, ele produziu um mapa chamado: "para um mundo solidário"
Aluna: Wânya Keyla
8° B
Fonte: Livro didático e caderno.
isso tá muito difícil
ResponderExcluirq nada
Excluir1- Matheus Robson 8º''B''
ExcluirNão há uma forma correta e sim a que você vai precisar para aquele momento já que o formato da terra é geoide.Cada forma prioriza por exemplo formato,tamanho etc.
Alguns tipos de projeções de acordo com as propriedades espaciais:
Comforme: prioriza o formato dos continentes
Equivalentes: Mantém a área
Equidistante: Mantém as distâncias
Projeções de acordo com a superfície:
Plana ou azimutal: Ideal para mapear pequenas áreas
Cônica: ideal para representar um dos hemisférios
Cilíndrica: ideal para representar todo o planeta
tá não ta muitooo facil
ExcluirExiste uma forma correta de representar o planeta? justifique.
ResponderExcluirSim, há várias formas de representar o planeta terra. Um deles é lembrando que a terra não é totalmente redonda.E oque auxilia na representação da terra é a cartografia . A terra é semelhante á um geoide. Embora, nenhum mapa representa totalmente correto o mundo, porque ele não é totalmente perfeito, como nas imagens vistas.
As pessoas fazem mapas e representações da terra de acordo com as suas necessidades. Que podem ser conforme, equivalente e equidistante. E também as projeções mais Utililizadas são : Polar, Obliqua e Equatorial.
Bruna X.
8 ano "B"
Aluna (o) : Flávia Rafaella Ferreira Magalhães, 10.
ResponderExcluirSérie: 8° Ano “A”. Professor(a): Rafael.
2. Qual foi o principal objetivo de Peters em elaborar a projeção chamada "Mapa para um mundo solidário?
R= A Projeção de Peters é um tipo de projeção cartográfica dita cilíndrica e equivalente. As retas perpendiculares aos paralelos e as linhas meridianas têm intervalos menores, o que resulta numa reprodução fiel das áreas dos continentes à custa de uma maior deformação do formato deles. Esta projeção foi originalmente proposta por James Gall , mas foi largamente ignorada e retomada apenas em 1973 pelo historiador alemão Arno Peters. Sua criação suscitou debates acalorados entre os cartógrafos, devido às implicações políticas de suas características. A projeção de Peters é dita "terceiro-mundista", por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo. Arno Peters batizou a projeção de "mapa para um mundo mais solidário". Embora conserve a mesma distorção em longitude, os países situados em altas latitudes são relegados a um segundo plano, ao contrário da projeção de Mercator. A maior diferença da projeção de Peters para a representação de Mercator é o achatamento do continente Europeu e alongamento do continente africano. Todavia, continua sendo uma projeção pouco conhecida, e poucas editoras fazem menção a ela em seus livros e cartas geográficas, sendo muito cobrada nos vestibulares das grandes universidades brasileiras, em geral, comparando-a com a de Mercator.
Não: pois tem varias forma de representar o planeta Terra pois estar suspenso no universo assim tem diversas forma de representar o planeta,ainda tem varias forma de projetar o nosso planeta , conforme(preserva a forma dos continentes),equivalente(preserva a área),equidistante(preserva a proporção entre as distancia).
ResponderExcluirnosso mapa que nos usamos como estudo e uma visão eurocentrica pois coloca a área da Europa no centro e no alto,essa visão não estar errada pois o planeta estar suspenso mas não podemos dizer que só tem essa forma de representar nosso planeta.
Ainda temos muitas formas de representar nosso planeta não estou falando de posição territorial sim de projeção temos a cilíndrica(envolvi o planeta no cilindro imaginário ,forma mais conhecida nossa),conica(e formada parti de um contato de um cone com a superfície da terra),tem a plana ou azimutal (e construída de um plano tangente a qualquer ponto da superfície terrestre que ocupará o centro da projeção), cada uma dessa vai ter uma distorção ,cada uma dela vai ter seu melhor encasse vai depender da área,não tem só uma forma de representar o planeta!
Gustavo Henrique ferreira.l.l. 8 B
A forma mais usada de representar o planeta é pela forma de cilindro, que serviu para possibilitar a nossa localização. A cartografia foi mantida em segredo por ser algo extremamente importante, por isso ficava só entre algumas pessoas. Na guerra fria, a cartografia foi muito usada para os guerreiros terem conhecimento da localização em que seus inimigos se encontravam. Desde então a cartografia ainda é muito usada hoje em dia por pesquisadores e estudiosos, principalmente por via satélite, que seria um modo mais tecnológico de se pesquisar mais sobre o nosso planeta terra. Enfim, a cartografia é um dos pontos mais fortes da Geografia, por isso ele é tão famosa. /Ana Luiza 8º ano ''A''
ResponderExcluirCaroline Barros França
ResponderExcluir8° ano Turma "A"
Não há uma forma exata de representar o planeta, porque ele não é uma esfera perfeita. A projeção de Peters é considerada uma projeção solidária dos países subdesenvolvidos porque uma vez que essas regiões são mais bem representadas, já que nenhum continente tem sua área distorcida mantendo o seu tamanho real.
Os mapas eram mantido em segredo, pois uma vez que a posse deles facilitava a navegação, para conhecerem os territórios, e o expansionismo das potencias da época. O grande avanço para cartografia ocorreu no início do século xx com a invenção do avião, a partir disso foi possível fazer fotografias aéreas com a utilização de câmeras fotográficas.
A população mundial pode sim beneficiar os conhecimentos cartógraficos se aprofundando cada vez mais no assunto.
Caroline Barros França
ResponderExcluir8° ano Turma "A"
Não há uma forma exata de representar o planeta, porque ele não é uma esfera perfeita. A projeção de Peters é considerada uma projeção solidária dos países subdesenvolvidos porque uma vez que essas regiões são mais bem representadas, já que nenhum continente tem sua área distorcida mantendo o seu tamanho real.
Os mapas eram mantido em segredo, pois uma vez que a posse deles facilitava a navegação, para conhecerem os territórios, e o expansionismo das potencias da época. O grande avanço para cartografia ocorreu no início do século xx com a invenção do avião, a partir disso foi possível fazer fotografias aéreas com a utilização de câmeras fotográficas.
A população mundial pode sim beneficiar os conhecimentos cartógraficos se aprofundando cada vez mais no assunto.
Ygor thiago 8º
ResponderExcluirNão há maneira correta de representar o planeta,já que o planeta tem a forma de um globo e não apresenta nenhum referencial fixo.
A única maneira de representa-lo sem que haja deformações é pelo globo
Warlla Ticyanne Barros Rodrigues
ResponderExcluir8° ano ''A''
Por que no período das Grandes Navegações os mapas eram mantidos em segredo pelos Estados?
Na época das grandes navegações os mapas eram mantidos em segredos porque as novas terras tinham muitas riquezas, então quem ficasse sabendo poderia explora-las com mais lucro, e também por conta da facilitação do deslocamento de uma terra para outra.
(1 pergunta)
ResponderExcluirAluno :José Gustavo 8° ano "A"
Não, Há diversas formas de representa o mundo mas todas elas apresentam deformações, nenhuma representação e perfeita entretanto isso acontece porque a terra não e uma esfera perfeita como mostramos usamos a esfera porque e a mais parecida com a terra , mas sabendo que não há projeções perfeitas mesmo assim os cartógrafos criam diversos tipos de projeções a alguns tipos de projeções quem são conforme que é aproximar se o máximo do formato dos continentes temos também equivalente q procura manter o tamanho dos continentes e o equidistante que e ele prioriza a prorpocionalidade entre a distancia representadas no mapa mas também podemos classifica-las com a superfície de projeção no caso ela pode ser plana um com e ate um cilindro, também criaram uma projeção dr mercator ela foi criada no século XVI, sendo a mais utilizada nos dias de hoje ela é uma projeção cilíndrica e conforme ela preserva o continente mas porém distorce a área , terminado meu texto, resumo que a diversas formas de representa o mundo.
(1 pergunta)
ResponderExcluirAluno :José Gustavo 8° ano "A"
Não, Há diversas formas de representa o mundo mas todas elas apresentam deformações, nenhuma representação e perfeita entretanto isso acontece porque a terra não e uma esfera perfeita como mostramos usamos a esfera porque e a mais parecida com a terra , mas sabendo que não há projeções perfeitas mesmo assim os cartógrafos criam diversos tipos de projeções a alguns tipos de projeções quem são conforme que é aproximar se o máximo do formato dos continentes temos também equivalente q procura manter o tamanho dos continentes e o equidistante que e ele prioriza a prorpocionalidade entre a distancia representadas no mapa mas também podemos classifica-las com a superfície de projeção no caso ela pode ser plana um com e ate um cilindro, também criaram uma projeção dr mercator ela foi criada no século XVI, sendo a mais utilizada nos dias de hoje ela é uma projeção cilíndrica e conforme ela preserva o continente mas porém distorce a área , terminado meu texto, resumo que a diversas formas de representa o mundo.
1- Existe uma forma correta de representar o planeta? Justifique.
ResponderExcluirNão, porque o planeta não uma esfera perfeita, ele é achatado nos pólos e possui uma superfície irregular, os cartógrafos criam projeções de diversos tipos de acordo às necessidades, foi criado norte, sul, leste, oeste, para facilitar a localização dos continentes e dos países.
Com a rotação do planeta em torno do sol, nós podemos estar de “cabeça para baixo” em qualquer momento, mas como existe a gravidade, as pessoas e os objetos não flutuam.
Quando vimos um mapa de ”cabeça para baixo”, com a América do sul esta no norte é estanho, porque estamos acostumados a ver a América do sul “lá em baixo”. Mas das duas formas o mapa continua correto.
Os países da Europa são muito ricos, por isso está “localizado na região norte”, porque como eles estão “lá encima” dá uma idéia de superioridade, dos outros países que ficam “em baixo”.
Aluna: Maria Gabryela
8° ano "A"
Maria Gabryela Leão Ferreira
ResponderExcluir8° Ano “A”
1- Existe uma forma correta de representar o planeta? Justifique.
Não, porque o planeta não uma esfera perfeita, ele é achatado nos pólos e possui uma superfície irregular, os cartógrafos criam projeções de diversos tipos de acordo às necessidades, foi criado norte, sul, leste, oeste, para facilitar a localização dos continentes e dos países.
Com a rotação do planeta em torno do sol, nós podemos estar de “cabeça para baixo” em qualquer momento, mas como existe a gravidade, as pessoas e os objetos não flutuam.
Quando vimos um mapa de ”cabeça para baixo”, com a América do sul esta no norte é estanho, porque estamos acostumados a ver a América do sul “lá em baixo”. Mas das duas formas o mapa continua correto.
Os países da Europa são muito ricos, por isso está “localizado na região norte”, porque como eles estão “lá encima” dá uma idéia de superioridade, dos outros países que ficam “em baixo”.
1. Existe uma forma correta de representar o planeta? justifique.
ResponderExcluirNão há uma forma correta de representar o planeta,pois ele está suspenso no espaço, então podemos estar de cabeça para baixo a qualquer momento. Essa história de Norte, Sul, Leste e Oeste foi apenas uma ideia de nós seres humanos para nos situarmos no planeta.
Karen Albuquerque
8° ano "A"
1. Existe uma forma correta de representar o planeta? justifique.
ResponderExcluirNão há uma forma correta de representar o planeta, pois ele está suspenso no espaço, então podemos estar de cabeça para baixo a qualquer momento. Essa história de Norte, Sul, Leste e Oeste foi apenas uma ideia de nós seres humanos para nos situarmos no planeta.
Karen Albuquerque
8° ano "A"
Bom não existe uma forma correta de representar o planeta terra, pois ele apresenta distorções não apresentadas em suas representações, um exemplo é o globo terrestre ele não contém distorções como o relevo.
ResponderExcluirExistem diversas formas de representar a terra, entretanto todas elas apresentam deformações. Pois o nosso planeta não é uma esfera perfeita, ele é achatado nos polos e possui uma superfície irregular; trata-se, de uma figura tridimensional parecida a um geoide (livro pag: 31).
Tipos de projeções através das propriedades espaciais: conforme: tem como principal o formato dos continentes. Equivalente: Mantém a área. Equidistante: Mantém as distancias. Tipos de projeções de acordo com a superfície: plano ou azimutal: Utilizada para mapear pequenas áreas. Cônicas: representar somente um hemisfério. Cilíndrica: representar todo o planeta.
sim,existe uma forma correta de representa o planeta atraves de imagem , mapas ,etc dawany maria ingred marques 8anos
ResponderExcluir1.Ele não tem uma representação perfeita, todas tem deformações porque ele não e uma esfera ele e achatado nos polos existem diversas formas de representar mais a cartografia avançou e criou outras formas especificas como: conforme,prioriza o formato dos continentes
ResponderExcluirequivalente, tenta manter a área
equidistantes, prioriza a distâncias dos continentes e tem outras projeções como: plana ou azimutal, cilíndrica e a cônica. alexandre calista 8º ``b´´
Aluna: MARIA CECÍLIA BRITO MATOS MAIA. 8º ANO ´´A´´
ResponderExcluirPergunta 2- Ao decorrer dos anos, de acordo com algumas necessidades, foram elaboradas inúmeras projeções. Uma delas é a de Mercator, que é mais utilizada até os dias de hoje. Porém em 1973, foi elaborada uma nova projeção, a de Peters. Peters, elaborou uma projeção de base cilíndrica, onde nessa projeção áreas próximas ao Equador são menos distorcidas, na medida em que aumenta a latitude, aumentam as distorções. E equivalente, na qual procura manter a área, o tamanho mais relativo dos continentes. É considerada uma projeção solidária aos países subdesenvolvidos, pois não há privilégios e por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo, ou países do terceiro mundo.
Pergunta 3- Mapas estão entre as formas mais antigas de representação gráfica da humanidade. Logo no início, eram desenhados sem técnicas, em argilas madeiras, peles de animais rochas, entre outras formas. Com o tempo, foi se aperfeiçoando os conhecimentos, e no período das grandes Navegações, na qual foram iniciadas pelos portugueses no século XV, demonstrava um grande avanço da e para a Cartografia. Após isso, o homem foi se dando conta e tomando conhecimento das terras emersas, aquelas acima do nível do mar. Daí, passou a representá-las em mapas. Durante isso, passaram a manter os mapas em segredos, pelo Estado. Mapas eram importantes para a agricultura, transporte e para a conquista e a defesa de territórios, entre outras aplicações. E quem houvesse a posse deles facilitaria as navegações à expandas áreas .
Aluna: MARIA CECÍLIA BRITO MATOS MAIA. 8º ANO ´´A´´
ResponderExcluirPergunta 2- Ao decorrer dos anos, de acordo com algumas necessidades, foram elaboradas inúmeras projeções. Uma delas é a de Mercator, que é mais utilizada até os dias de hoje. Porém em 1973, foi elaborada uma nova projeção, a de Peters. Peters, elaborou uma projeção de base cilíndrica, onde nessa projeção áreas próximas ao Equador são menos distorcidas, na medida em que aumenta a latitude, aumentam as distorções. E equivalente, na qual procura manter a área, o tamanho mais relativo dos continentes. É considerada uma projeção solidária aos países subdesenvolvidos, pois não há privilégios e por dar um realce maior às nações que historicamente compõem a parte mais pobre do mundo, ou países do terceiro mundo.
Pergunta 3- Mapas estão entre as formas mais antigas de representação gráfica da humanidade. Logo no início, eram desenhados sem técnicas, em argilas madeiras, peles de animais rochas, entre outras formas. Com o tempo, foi se aperfeiçoando os conhecimentos, e no período das grandes Navegações, na qual foram iniciadas pelos portugueses no século XV, demonstrava um grande avanço da e para a Cartografia. Após isso, o homem foi se dando conta e tomando conhecimento das terras emersas, aquelas acima do nível do mar. Daí, passou a representá-las em mapas. Durante isso, passaram a manter os mapas em segredos, pelo Estado. Mapas eram importantes para a agricultura, transporte e para a conquista e a defesa de territórios, entre outras aplicações. E quem houvesse a posse deles facilitaria as navegações à expandas áreas .
Existe uma forma correta de representar o planeta? justifique.
ResponderExcluirNão. porque o planeta terra não é exato. O planeta terra é achatado e possui diversas deformações, é o mais parecido de um Geoide.
Por isso os cartógrafos tinham dificuldade para representa - la, fazendo com que eles fizessem um modelo diferente do planeta de acordo com as suas necessidades de faze - lo.
Pode ser representada de várias formas , dentre elas :
* Conforme: a prioridade é se aproximar do formato exato dos continentes
* Equivalente: a prioridade é o tamanho dos continentes, mantendo a área
* Equidistante:a prioridade é a proporção das distâncias do mapa
e também tem as projeções que podem ser :
* Polar
* Obliqua
* Equatorial
que são as mais utilizadas para as representações.
Laysla C.
Professor diz as notas de cada um ..por favor ? ou quem tirou as melhores notas ou coisa do tipo
ResponderExcluir2. Qual foi o principal objetivo de Peters em elaborar a projeção chamada "Mapa para um mundo solidário?
ResponderExcluirR= A projeção de peters é um tipo de projeção cartográfica e cilíndrica tangente aos pólos, parecida com a de Mercator, mas com a diferença fundamental de representar, o mais próximo possível da realidade, a proporção de tamanho entre os continentes sem se preocupar com a equivalência das distâncias.Na projeção de Peters (ou “Projeção Equivalente de Peters”) os paralelos estão separados a intervalos crescentes desde os pólos até o Equador,Outra diferença desta projeção para a de Mercator é que os paralelos estão separados por uma distância menor, fazendo com que os continentes em latitudes menores que 60º (mais próximos do equador) fiquem mais “finos” (ou, com que haja um achatamento no sentido leste-oeste).mudanças nas posições dos paralelos, Devido a mudanças a Projeção de Peters apresenta a Europa e a União Soviética bem menor, e a África é que ocupa o centro da projeção. Por isso, a projeção de Peters é tida como uma projeção ideologicamente “terceiro-mundista”. Ela apresenta uma proporção real entre os continentes onde os países de primeiro mundo não são maiores que os países do terceiro-mundo, no sentido literal e metafórico.Tanto é que foi utilizada pelo fundo das nações unidas, como tentativa de sensibilizar os países de primeiro mundo acerca da pobreza dos outros países.
Professor Rafael vieira,não mandei no dia solicitado pois toda vez que eu mandava ficava tudo preto e não reiniciava mas da ultima vez apagou de vez e não chegou a ligar novamente,e apagou tudo que tinha nele e inclusive o trabalho de geografia e história e tive que refazer e solicitar outro computador meu em viagem. ME DESCULPE POR FAVOR ACEITE
Mikaelly Bruna 8 ano a
Aluna: Danielly Santos Oliveira 8° ano "A"
ResponderExcluirPeters teve como base os países subdesenvolvidos, já que nenhum continente tem sua área distorcida, mantendo sua base. Essa projeção tem sua distribuição de paralelos com intervalos decrescentes, e tem sua base cilíndrica e equivalente. Peters elaborou essa projeção em 1973, e deixou o continente africano como destaque no centro do mapa. A principal proposta de Peters era: valorizar o mundo subdesenvolvido, mostrando sua área real, procurando destacar a descolonização asiática, e africana.
OBS: ESTOU COM A FOTO DA POSTAGEM ANTERIOR QUE NÃO TINHA DADO CERTO.
Questionamento 1: Existe uma forma correta de representar o planeta? Justifique
ResponderExcluirNão há uma forma correta de representar o planeta, pois sempre há distorções. Sabendo que não há uma projeção perfeita e visando minimizar as distorções, os cartógrafos criaram diversos tipos de projeções. É possivel encontrar projeções que atendam a uma necessidade específica e que visem a atender a um determinado propósito. Há três tipos de projeções, de acordo com as propriedades espaciais são elas:
*Conforme: Prioriza o formato dos continentes.
*Equivalente: Mantém a área.
*Equidistante: Mantém as distâncias.
Há também três tipos de projeções, de acordo com as propriedades da superfície são elas:
*Plana ou Azimutal: Ideal para mapear pequenas áreas.
*Cônica: Ideal para representar um dos hemisférios.
*Cilíndrica: Ideal para representar todo o planeta.
Laryssa Dantas, 8º Ano "B"
Fonte: Livro didático e caderno.