quarta-feira, 11 de março de 2015

MOMENTO REFLEXÃO

Analise e elabore uma conclusão a respeito da frase de Mafalda.



Fonte: https://baianoporreta.wordpress.com/2012/06/02/mafalda/







31 comentários:

  1. Dayanna Cavalcanti do Nascimento16 de março de 2015 às 14:59

    #Fato !!!

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo dessa frase é a desiguldade social que as pessoas mais ricas tratam as pessoas mais pobres como se as pessoas pobres fossem empregados deles ou escravos deles então vamos parar com isso e tratar elas com educação e não como se fosse nossos empregados que algum dia essas pessoas ricas podem ficar pobres também ou podem ter sidos pobres também !
    Beatriz Pereira
    6° ano "B"
    Colégio Santa Afra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah e complementando essas pessoas ricas amam mais os objetos ou os bens materiais dela e usam as pessoas mais pobres
      Beatriz Pereira
      6 ano "B"
      Colégio Santa Afra

      Excluir
  3. A charge acima, faz uma crítica de como o ser humano se comporta em relação aos outros.
    É claramente possível ver como o ser humano se importa mais com o TER ao invés de se preocupar como SER. E é a partir daí começa a desigualdade social, que afeta tanto o público com o privado, esta claro que, quando maior a desigualdade maior o risco corre a economia mundial, mas como? Como sabemos as indústrias dos "ricos" produzem para que "pobres" comprem se a desigualdade aumente a economia diminui com consequência.
    A nível mundial os Estados Unidos da América, é o país mais desigual do mundo, com 15,9%, este como nação desenvolvida. Já o Japão é o menos desigual.
    Uma série de eventos promovidos pelas nações diminuiria essa desigualdade, educação qualificada, salários mais altos entre outros.
    A questão da desigualdade social é uma preocupação a nível mundial, inclusive esse foi o assunto discutido no FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL DE DAVOS.
    O fato é que o mundo só muda se seus habitantes mudarem. Com diz Gabriel pensador " A gente muda o mundo na mudança da mente. E quando a mente muda a gente anda pra frente".
    Vamos mudar, vamos mostrar para o mundo que uma hora o ter não servirá, em quando a desigualdade perdurar o mundo cairá.
    Ítala Kedma
    Escola Santa Clara de Assis.
    9 ANO

    ResponderExcluir
  4. Se os objetos foram feitos para serem usados e as pessoas para serem amadas, porque tendemos a amar os objetos e usar as pessoas?

    A frase de Mafalda descreve ligeiramente uma situação presente em nosso meio! Em minha opinião esse fator está referente a fase de high tech, fazendo com que a "absurda" tecnologia se torne algo surpreendentemente presente na vida das pessoas!
    Com isso podemos perceber em até que ponto um indivíduo, nessa situação, pode chegar, deixando até ser dominado e manipulado pelo vício e amor material, fazendo com que aquele "simples objeto" substitua o amor de uma pessoa, mesmo sabendo que somente esse, dura a vida inteira!

    #FICAADICA !

    #USE_AS_COISAS_E_AME_AS_PESSOAS

    Geiciany Moura...ESCA...9°"U".

    ResponderExcluir
  5. A frase de Mafalda esta falando que hoje; por nos vivermos em um mundo capitalista; esquecemos de dar valor a quem realmente merece o ser humano.E podemos afirmar que a mídia realmente tem uma parcela de culpa na historia;pois ela tem o poder de transformação das pessoas .
    nathalia rafaelly silva souza ''6"

    ResponderExcluir
  6. A charge evidência a realidade do mundo atualmente, onde o TER é mais importante que o SER. Porque será que estamos tão influenciados a amar os bens materiais e esquecer definitivamente dos sentimentos dos seres humanos?
    Vivemos em uma sociedade "distorcida". Hoje em dia, a tecnologia está presente em todos os lugares, assim facilitando o acesso entre as pessoas, o que é um ponto positivo. Entretanto, possui um lado negativo; as pessoas estão tão fissuradas na internet que nem se dão conta que estão, de certa forma, esquecendo da atenção que devem ter com os seres humanos.

    "Talvez um dia a gente aprenda a dar mais valor para o que nos traz paz, e menos valor para o que nos traz renda."

    Victória Morganna, Escola Santa Clara de Assis, 9° ano.

    ResponderExcluir
  7. Pois as coisas podem ser compradas e as pessoas não por isso nos damos mais valor as coisas pois saem do nosso bolso como manda o nosso sistema capitalista .

    Matheus Almeida 9 ano "A"

    ResponderExcluir
  8. retrata uma situação que ocorre todo o tempo no nosso cotidiano,nos faz pensar na maneira em que vivemos e nos perguntarmos em que transformamos nossas vidas.

    Ana Beatriz ,colégio Santa Afra,7 ano

    ResponderExcluir
  9. porque nós aprendemos a amar o dinheiro e se aproveitar das pessoas


    Victor Gonzaga ,Escola Santa Clara 6ºano B

    ResponderExcluir
  10. Essa charge aborda um grande problema que temos em nossa sociedade, onde o TER é mais importante do que o SER, ultimamente a sociedade está definindo o seu caráter pela forma que você se veste, o tanto de dinheiro que você tem ou a forma que a pessoa fala. No caso se eu falo errado, ou não tenho boa condição de vida e minha amiga fala melhor, ou tem uma melhor condição de vida que a minha, ai quer dizer que ela é melhor que eu? É ai que a desigualdade social começa, as pessoas deveriam abrir a mente e perceber que ninguém é melhor que outro só por suas condições financeiras, e onde isso mais acontece são em lojas, infelizmente se você chega de shorts, havaianas, você não é tão bem atendido como aquele que chego de calça, sapato social, etc...
    Como queremos que o Brasil vá para frente se quem estamos regredindo ?! Dinheiro não define caráter

    Ana Letícia
    9º "A"
    Santa Clara De Assis

    ResponderExcluir
  11. porque nós aprendemos a amar o dinheiro e se aproveitar das pessoas


    Victor Gonzaga ,Escola Santa Clara 6ºano B

    ResponderExcluir
  12. temos que amar as pessoas pois são elas nos ama Maria Eduarda 6 B santa clara

    ResponderExcluir
  13. muitas pessoas amam o dinheiro e se aproveitam das outras pessoas

    Rayna luiza 6° B Santa Clara

    ResponderExcluir
  14. Mafalda, personagem representada na charge, refleti sobre a valorização que a maioria das pessoas dão para os objetos que são utilizados, esquecendo da compartilhar os sentimentos com as pessoas que estão ao seu redor. Um dos principais fatores que causa isto, é o capitalismo que existe há muito tempo, deixando as pessoas alienadas pelos produtos, que nos traz diversos benefícios, porém não são essenciais para a nossa
    sobrevivência. Outro fator que também contribui, é a facilidade para as pessoas utilizarem os objetos, pois eles não têm sentimentos, diferentemente das pessoas que precisam de amor, carinho e atenção.

    "Os seres humanos são dotados de uma natureza tal que não deveriam apenas possuir bens materiais, mas deveriam antes possuir sustento espiritual. Sem o sustento espiritual, torna-se difícil adquirir e manter a paz de espírito." (Dalai Lama)

    Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    Aluna: Maria Fernanda Rodrigues Oliveira
    9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  15. Muitas pessoas amam os objetos como o dinheiro em vez de amar as pessoas

    Elisa Marina de Souza Lima 6º ano ''A''

    ResponderExcluir
  16. Atualmente as pessoas dão muito valor ao poder aquisitivo e esquecem que SER é mai importante que TER.
    Muitas pessoas são julgadas pelo que elas têm, por sua aparência, e não por sua essência. Muitas vezes, uma pessoa pobre é julgada de forma errada apenas por sua aparência ou classe social. Infelizmente, isso acontece porque vivemos em um mundo onde o dinheiro manda em tudo.


    Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    Aluna: Nathália Raissa de Albuquerque Barros
    6º Ano "A"

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!O texto apresenta o interesse no dinheiro por variadas pessoas, que acabam desprezando outras que não tem a mesma quantidade de dinheiro ou classe social, por isso ambos acabam se desentendendo.Isto pode provocar grande desvantagem em todo o mundo.
    Allana Samara Nunes Leite 6° ano B

    ResponderExcluir
  18. A charge retrata a comparacao entre a valorizacao de nossos bens com as pessoas que interagimos. Com a chegada da midia as pessoas ficaram fissuradas nos produtos e deixaram de interagir pessoalmente com as pessoas que sao importantes pra dar valor aos objetos.

    Nicollas Kawa de Souza Nascimento
    8 ANO B
    ESCA

    ResponderExcluir
  19. a charge apersenta que nós não estamos dando valor ao que temos.As pessoas estão dando "amor" aos objetose observando o dinheiro das pessoas. Letícia de oliveira 7 ano 'a" ESCA

    ResponderExcluir
  20. A charge retrata a realidade das relações pessoais e o mercado de trabalho, onde as pessoas são valorizadas pelo o que tem e pode oferecer e não pelo o que a pessoa é, o que faz essa situação se tornar uma relação de interesses onde cada um busca o beneficio próprio .

    Vivian Alessandra da Silva Almeida
    6° Ano "A"
    ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA CLARA DE ASSIS

    ResponderExcluir
  21. Essa charge mostra como a desigualdade está grande em nosso País,infelizmente sim muitas vezes as pessoas tratam algumas pessoas como se fossem um objeto um exemplo disso é como os ricos tratam os pobres mais isso está errado isso não é nada certo devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são porque um dia esses ricos vão precisar das pessoas pobres,vamos acabar com esse preconceito de tratar as pessoas como objetos ao invez de tratar ela com respeito,devemos respeitar o próximo!!devemos ama as pessoas,vamos amadurecer,vamos aprender a crescer por favor!!

    Rodrigo Fabre
    6 ano B
    Colégio Santa Afra
    !!

    ResponderExcluir
  22. A charge acima apresenta um fato,que as pessoas apenas se importam pelo oque a outra pessoa TEM e não pelo que ela é.As pessoas querem apenas se aproveitar das outras sem pensar em seu sentimentos,pessoas muitas vezes são discriminadas por não poder ter algo e por sua classe social.
    Não seja ganancioso!Dê valor ao que realmente importa,não no que as pessoas se importam!
    #FICA A DICA!

    ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS
    SOPHIA SILVA ASSIS
    6 ANO "A"

    ResponderExcluir
  23. Como percebemos hoje, no mundo capitalista, as pessoas estão preocupadas em manter riquezas e outros materiais, tendo consciência que passam de por cima de pessoas com menos condições, ou até mesmo usam pessoas para conseguir alcançar seu objetivo.
    O mundo está tão ganancioso que ao invés de amarmos as pessoas, acabamos os apegando as coisas fúteis da vida (coisas materiais). Precisamos tomar a consciência que só estamos nesse padrão de vida, com tanta desordem e violência, porque ainda existem pessoas que não se importam com quem irão machucar, mas sim com o que vão receber em troca.
    O planeta está entrando em colapso por causa de coisas fúteis do nosso dia-a-dia, e que poderiam ser mudadas de as pessoas começassem a pensar mais nos outros, e menos no dinheiro.

    ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS
    Alice Maria Tertuliano dos Santos
    9º ano "A"

    ResponderExcluir
  24. Porque geralmente as pessoas amam o seu objetivo e querem tanto conquista-los que chega a um ponto de usar as pessoas para conseguilos .E ao em vez de amar elas preferem amar a sua ambição e usalás manipulando mentindo enganando roubando e etc....
    Isso é muita representado nas novelas , quando mulheres ou homens enganam pessoas ricas e depois a matam para ficar com o dinheiro .
    Pois no mundo de hoje a visão que as pessoas tem do outro é pela a sua aparência seu celular e etc...Mas não deveria ser assim os objetivos tem que vir de uma conquista sua , não é manipulando que a gente ganha na vida ! Pode ate ser que você se torne rico e tudo mas acredite quando você for dizer ao seu filho para ser honesto você vai se deparar que você nem é pra tá falando isso a ele !
    A tendência é sempre essa a do consumismo ,a do preconceito ,a da ganância ,mas sempre haverá a consciência de uma pessoa honesta e de uma pessoa desonesta !
    Mariana Araújo Oliveira
    Escola : Santa clara de Assis
    8 ‘’A’’

    ResponderExcluir
  25. Porque geralmente as pessoas amam o seu objetivo e querem tanto conquista-los que chega a um ponto de usar as pessoas para conseguilos .E ao em vez de amar elas preferem amar a sua ambição e usalás manipulando mentindo enganando roubando e etc....
    Isso é muita representado nas novelas , quando mulheres ou homens enganam pessoas ricas e depois a matam para ficar com o dinheiro .
    Pois no mundo de hoje a visão que as pessoas tem do outro é pela a sua aparência seu celular e etc...Mas não deveria ser assim os objetivos tem que vir de uma conquista sua , não é manipulando que a gente ganha na vida ! Pode ate ser que você se torne rico e tudo mas acredite quando você for dizer ao seu filho para ser honesto você vai se deparar que você nem é pra tá falando isso a ele !
    A tendência é sempre essa a do consumismo ,a do preconceito ,a da ganância ,mas sempre haverá a consciência de uma pessoa honesta e de uma pessoa desonesta !
    Mariana Araújo Oliveira
    Escola : Santa clara de Assis
    8 ‘’A’’

    ResponderExcluir
  26. As pessoas de hoje amam mais as "coisas" materiais, e não estão dando valor para o mais importante, as pessoas deveriam ser amadas mais que celulares, tecnologias, etc. e o dinheiro usado para compras algumas coisas para o nosso conforto e bem estar. Mas a ordem está invertida oque nos leva ao que somos hoje.
    Laysla Chealsea
    8º B

    ResponderExcluir
  27. porque nós aprendemos a amar o dinheiro e se aproveitar das pessoas

    Iza Dayanny 6 ano B

    ResponderExcluir
  28. Distribuição de estrelas:

    Escola Santa Clara de Assis

    1 estrela
    Victor Gonzaga - 6º B
    Maria Eduarda - 6º B
    Rayna Luiza - 6º B
    Elisa Marina - 6º A
    Allana Samara - 6º B
    Nicollas Kawa - 8º B
    Leticia de Oliveira - 7º A
    Laysla Chelsea - 8º B
    Iza Dayanny - 6º B

    2 estrelas
    Geiciany Moura - 9º A
    Victória Morganna - 9º A
    Ana Leticia - 9º A
    Nathália Raissa - 6º A
    Vivian Alessandra - 6º A
    Sophia Silva - 6º A
    Alice Maria - 9º A
    Mariana Araújo - 8º A

    3 estrelas
    Ítala Kedma - 9º ano A
    Maria Fernanda Rodrigues - 9º ano A

    Colégio Santa Afra

    1 estrela
    Beatriz Pereira - 6º B
    Ana Beatriz - 7º A
    Rodrigo Fabre - 6º B

    2 estrelas
    Nathália Rafaelly

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!