Projetos


 PROJETO 4

Tema: Um estudo geográfico sobre as religiões: origem, espacialização e conflitos.

OBJETIVOS
Investigar e conhecer geograficamente alguns dos principais espaços religiosos do mundo, bem como, conhecer os principais conflitos ligados a intolerância religiosa.

METODOLOGIA
O projeto será norteado  por meio de pesquisas teóricas,  documentários e pela experiência pessoal de cada aluno.
Serão abordadas inicialmente, as religiões étnicas ou tribais, encontradas ainda hoje na Austrália e na África.  Em seguida, são abordadas as três maiores correntes religiosas presentes no planeta: as religiões da sabedoria de origem chinesa (Confucionismo e Taoísmo), as religiões da mística indiana (Hinduísmo e Budismo) e as religiões da profecia de origem no Oriente Médio  (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).

JUSTIFICATIVA
As diversas religiões procuram responder a questões como “De onde viemos? Quem somos? Pra onde vamos?” e em meio a esse mundo de questionamentos e diversidade religiosa  é importante conhecer para respeitar.

DESENVOLVIMENTO

O projeto será desenvolvido em algumas etapas, sendo a primeira delas a exposição do tema para os alunos, em seguida da delegação de funções. Em um segundo momento, os discentes assistirão alguns documentários abordando a temática. A culminância desse processo será na EXPOAFRA 2016.

   




 ________________________________________________


PROJETO 3


Revista GEPGEO 2014


Após o sucesso da 1ª edição da Revista GEPGEO, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia entra em processo de produção da 2ª edição. Em 2014, a revista continua instigando a capacidade crítica dos alunos do 6º ao 9º ano da Escola Santa Clara de Assis. Além de artigos sobre temas diversos que abrangem a ciência geográfica a edição deste ano contará com o 2º Concurso de Desenhos GEPGEO (Categoria 1 - 3º ao 5º ano e Categoria 2 - 6º ao 9º ano), o 1º Concurso de Charges (6º ao 9º ano) e o 1º Concurso de Passatempo (6º ao 9º ano), novidades desta edição.



CONCURSO DE DESENHOS


O Concurso de desenhos será divido com duas categorias (Fundamental I e Fundamental II).

Categoria Fundamental I – Participarão os alunos do 3º ao 5º ano.
Categoria Fundamental II – Participarão os alunos do 6º ao 9º ano.
Tema geral: O GEPGEO na Copa do Mundo 2014.


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO


1-     Os alunos deverão produzir um desenho com o tema do concurso em folha A4.
2-     O desenho deverá está pintando.
3-     No verso da folha deverá conter: o nome do aluno e a série a que pertence.
4-     Os desenhos que não cumprimento os itens 1, 2 e 3 serão excluídos do concurso.

Duração do concurso: 26/05 á 10/06.    



PASSATEMPO


Os alunos deverão criar jogos (cruzadinha, caça palavra, labirinto, desenhos para pintura) que envolvam a disciplina geografia.

Turmas envolvidas: 6º ao 9º ano.


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO


1.    Os alunos deverão criar um projeto com sua proposta de jogo ( cruzadinha, caça palavra, labirinto, desenhos para pintura) envolvendo a disciplina geografia.
2.    O projeto deverá ser entregue ao professor Rafael em folha de A4.
3.    A proposta de jogo deverá conter: o nome e a turma do aluno que a propôs.
4.    As propostas de jogo que não cumprirem os itens 1,2 e serão desconsideradas.

Duração do concurso: 26/5 a 28/8



CHARGES


Os alunos deverão criar charges ligadas a problemas sociais vivenciados pelo povo brasileiro.

Turmas envolvidas: 6º ao 9º ano.


REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO


1.    Os alunos deverão elaborar uma charge demonstrando algum problema social vivido pelo povo brasileiro.
2.    A charge deve ser entregue ao professor Rafael em folha de papel A4.
3.    No verso deverá conter: o nome e a turma do aluno idealizador da charge.
4.    As charges que não cumprirem os itens 1.2.3 serão desconsideradas.


Duração do concurso: 26/05 a 28/8


__________________________________________________




PROJETO 2


Curiosidade Geográfica: A Pesquisa no Ensino Fundamental

Objetivo: Sensibilizar os alunos da Escola Santa Clara de Assis para que se tornem pesquisadores, transformadores de opinião e construtores de conhecimento.

Etapas:

1ª Divulgação de um grupo de estudos e pesquisa para que os alunos possam se inscrever;

2ª Escolha dos alunos monitores do Projeto, Sendo eles de todas as turmas envolvidas;

3ª Apresentação em todas as turmas sobre a importância da pesquisa em especial na Geografia;

4ª Divulgação e criação de alguns questionamentos para que possam ser respondidos durante as pesquisas. (Cada aluno fica responsável por um);

5ª Os alunos recebem orientação para iniciar as pesquisas com a fundamentação teórica em livros, internet, revistas, etc;

6ª Observação do cotidiano de cada aluno para que possam relacioná-lo a suas respectivas pesquisas;

7ª Orientação para a produção do texto, relacionando a fundamentação teórica às observações feitas na etapa anterior;

8ª Correção dos textos;

9ª Elaboração de um livreto com todos os textos produzidos;

10ª Exposição das pesquisas durante a exposição Literária da Escola.

11ª Entrega de alguns livretos em estabelecimentos (bancos, consultórios, salões de beleza, etc) para que fiquem disponíveis a população em geral.


Aluno/Turma
Tema/Questionamento
Vitória Maria
Como resolver o problema do transporte público no Brasil?
Eric 
Qual é a relação existente entre o êxodo rural e a formação das favelas?
Hyale
O desperdício e a produção do lixo: possibilidades de reutilização.
Vitória Emanuelly
O problema do lixo no Centro de Arapiraca.

Maria Eduarda
Brasil: Um país rico ou um país pobre?

Isabelle
De onde veio a diversidade cultural brasileira?

José Pedro Bento
A bicicleta pode ser um transporte alternativo?
Filipe
Intolerância religiosa e disputa territorial: O conflito entre Israel e Palestina.
9º ano
A influência das agências publicitárias para o desenvolvimento da capitalismo.  
Eduardo Roque
A indústria e a transformação do espaço geográfico.


Capas Concorrentes - Revista GEPGEO 2013





________________________________________


PROJETO
1

ÁRVORE DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

Objetivo: Aguçar a curiosidade dos alunos para conhecimentos geográficos contidos na árvore, proporcionar uma reflexão continua sobre a importância da reciclagem na busca pela sustentabilidade e despertar o sentimento de responsabilidade pelo patrimônio público.

Materias utilizados:
25 garrafas pets;
Areia;
Fitas adesivas;
Papel crepom verde;
Jornal;
Tintas;
Livros para reciclagem;
Cola branca;
Estilete;
Tesoura;

Desenvolvimento da Árvore:
  • Montagem do tronco;
           

  • Montagem da copa;






Desenvolvimento do Projeto na Escola: Cada aluno, do 6º ao 9º ano vespertino receberão uma ficha de resposta. Durante a semana "brotará" na árvore informações diversas sobre Geografia, além de perguntas. Estas deverão ser respondidas e registradas na ficha resposta. No fim da Etapa, as fichas serão recolhidas e corrigidas e os alunos que mais acertarem, ganharão o titulo de Guardiões do Conhecimento Geográfico, além de uma pontuação extra na disciplina. 


Projeto em Prática:

















2 comentários:

  1. Oque é preciso para um mundo melhor?

    No nosso mundo não há respeito com o meio ambiente. Nele a muita poluição,desmatamento e desrespeito. Passamos pelas ruas e vemos lixos jogados pelo chão e rios podres e fedidos.E assim eu pergunto é esse mundo que queremos no futuro?
    Acho que não mas sem nossa iniciativa para melhorar nunca cresceremos.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!