segunda-feira, 30 de março de 2015

TRABALHO 1: 9º ANO (ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS)

Escolha um dos questionamentos abaixo e elabore um texto reflexivo.


O texto deve ser coeso e coerente e principalmente, deve responder o questionamento proposto. 

A atividade deve ser realizada até as 22hrs do dia 09 de abril de 2015.



QUESTIONAMENTOS


1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

2. Como o Plano Marshall interferiu na influência dos norte-americanos na Europa Ocidental?

3. Por que a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?


OBS.: Os comentários só poderão ser visualizados ao final da atividade.

42 comentários:

  1. E chamada Guerra Fria porque a porrada não comeu e apesar de todo mundo tá com medo por serem duas nações bem fortes elas tinham medo de depois da Guerra talvez não se recuperar .

    ResponderExcluir
  2. 3. Porque a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?
    Após chegar o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu um novo conflito entre as principais potências que venceram a guerra: os Estados Unidos e a União Soviética, porém essa nova disputa estava baseada na ideologia. Os Estados Unidos era a maior potência mundial, tanto em questão do desenvolvimento, como por ser o maior representante do capitalismo; já a União Soviética era a grande representante do socialismo, que era defendido por Karl Marx.
    Os EUA e a URSS apresentavam um grande poder militar, dando a entender que se eles entrassem em um conflito direto, iria haver uma destruição mútua tanto para os Estados Unidos, quanto para a União Soviética, fazendo assim com que entrassem na chamada ‘’Guerra Fria’’, no qual não houve um combate direto entre as superpotências.
    A disputa ideológica fez com que a União Soviética fizesse investimentos em grandes coisas, com o intuito de atrair mais seguidores socialistas e durante as décadas de 1950 e 1960, a URSS, devido a esses grandes investimentos, alcançou uma capacitação equivalente ao dos Estados Unidos, mas, a partir de 1970 a União Soviética passou a entrar em um declínio, passando por uma crise, onde ela não era mais a grande rival dos Estados Unidos, porque sua capacidade e seu poder diminuíram ,podendo observar o esgotamento econômico, gerando a fome, a pobreza e a miséria.
    Todos os problemas que estavam acontecendo na década de 1970, se agravaram ainda mais nos anos de 1980, no qual a União Soviética entrou em um colapso total, com a pobreza e as dificuldades aumentando cada vez mais. A Crise Soviética se expandiu e atingiu os países que compunham o bloco socialista, fazendo com que eles abandonassem a União Soviética.
    O colapso que aconteceu nos anos de 1980, levou ao fim a União Soviética e também a Guerra Fria; onde os Estados Unidos saiu vencedor e expandiu o sistema capitalista , tomando seu posto de liderança, por todo o mundo.
    Giovanna Beatriz Cavalcante Pereira
    Escola Santa Clara de Assis 9°ano

    ResponderExcluir
  3. Antes de me perguntar por que a guerra fria é chamada assim, é preciso saber:
    O que é a guerra fria? Foi um conflito tecnológico, politico, militar, social, econômico, e ideológico entre duas nações (EUA e União soviética) com politicas diferentes.
    E agora a pergunta principal: Porque foi chamada assim? A guerra fria foi chamada assim por não ser uma guerra direta como as outras, as duas nações evolvidas passaram á disputar pela influência politica e econômica no mundo.
    Agora você se pergunta: “Por que será que ela foi gerada?”, essa é uma pergunta simples. Ela foi gerada porque duas nações distintas (Estados Unidos e União Soviética) defendiam pontos de vista em termos sociais e políticos totalmente distintos, como o capitalismo (defendido pelos EUA) e o socialismo (defendido pela União Soviética).
    Contudo, pensar e pesquisar sobre a guerra fria me levou a uma questão que ainda me rodeava: “Será que a guerra fria poderia ter sido evitada?”. Pensei muito e vi que defender seus ideais não é algo errado, porém não podemos transformar nossos pontos de vista em uma zona de disputas politica (ou como preferir: uma zona de guerra). Acabei chegando á uma frase que já ouvi muito: “Para ganhar uma discursão, precisamos de bons argumentos”, e nesse momento encontrei uma solução.
    EUA e União Soviética defenderam seus ideais tornando tudo um jogo de influências e no final, na minha concepção, eles precisavam apenas de argumentos e planos abertos que demonstrassem ao país adversário que talvez um dos dois estivesse correto.
    Como o previsto o socialismo não teve muita chance, pois o mundo já estava com o capitalismo impregnado nas pessoas.

    Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    Alice Maria Tertuliano dos Santos
    9º ano Nº: 02

    ResponderExcluir
  4. GUERRA FRIA
    A guerra fria teve início no período pós-segunda guerra mundial, nessa época estava sendo construídas muitas estratégias entre USA e União Soviética, disputando a hegemonia politica dentre outros fatores.
    Para entendermos melhor esses acontecimentos vamos ver como tudo começou:
    Com o fim da segunda guerra mundial, USA era o país mais rico do mundo seguido por URSS, mas ambos tinham governos bem diferentes, a primeira nação era capitalista e segunda socialista. Assim originaram-se conflitos em ambas as partes, esse conflito foi denominado: Guerra fria que como tal recebeu esse nome porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, e sem vitória com uma batalha nuclear, somente houve uma briga ideológica entre nações, na tentativa de dominação da zona de influência.
    Ao desenrolar dos tópicos abaixo iremos estender o que aconteceu durante esses conflitos:
    • Início:
    A União Soviética estava na tentativa de implantação do socialismo no mundo e buscava a igualdade social, em contra partida USA defendia a expansão do capitalismo no mundo.
    • Causas:
    Com o fim da segunda guerra mundial as diferenças entre capitalismo e socialismo só aumentavam, porém nem USA nem União soviética atacava uma a outra, pois como eram ricas militarmente deixaria de existir no momento em que se atacassem, mas nem tudo ficou assim, os dois países passaram a alimentar conflitos entre outros países como Coréia e Vietnã.
    • Planos capitalistas e socialistas:
    A fim de reforçar o capitalismo Harry S. Truman, presidente do USA daquela época, dá início ao plano denominado: Marshall, que como tal oferecia empréstimos com juros baixos e investimento em países que se destruíram na segunda guerra mundial. Como oposição, a União Soviética criou o Comecon, que era um plano ao qual impedia que seus aliados que se interessassem pelas propostas feitas pelos USA.
    • Envolvidos indiretos:
    Coréia: a do Norte se tornou socialista e a do Sul capitalista, e assim se dividiram.
    Vietnã: passou a ser socialista.
    • Aliados:
    USA: Europa Ocidental; Canadá e Japão.
    URSS: Polônia; Romênia; Alemanha; China entre outros países.
    • O fim da Guerra Fria e suas consequências:
    No fim dos anos 80 o socialismo estava desaparecendo, o que significa que ele foi vencido pelo capitalismo. Em 9 de novembro de 1989 houve a queda do muro de Berlim que marcou o fim da guerra.
    Devemos esta a par de que guerra não resolve nada, só contribuí para mais uma destruição. Devemos respeitar os limites tanto políticos com sociais de cada país. Em um conflito entre países sempre haverá aliados e esses sempre saíram prejudicados. Aí pergunto: será que em uma guerra há vitoriosos? Como resposta: SIM e NÃO. O sim, porque na teoria sempre ganha, mas na prática não é bem assim. Sempre tive um pensamento, que a guerra é como uma granada que quando explode devasta tudo ao seu redor, mas devemos saber que uma granada não explode sozinha ela sempre terá alguém para manejá-la, ou seja, escolher se explodirá e devastar tudo OU desistir e pensar nas consequências que o mundo passará. Em uma guerra nuca haverá vencedores.
    “Prefiro a paz mais injusta à mais justa das guerras”. (escritor desconhecido)
    .
    Ítala Kedma 9 ano. ESCA.

    ResponderExcluir
  5. Questionário

    Quest. 1º Porque a guerra fia recebeu esse nome?


    Resp.: A Guerra Fria foi a designação de um período histórico de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a extinção da União Soviética, em 1991, onde logo após o inimigo alemão ser derrotado, os antigos aliados se transformaram em adversários.

    Ela é chamada de "FRIA" porque foi atribuída em um período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos ( não havendo “normais guerras entre nações” ) entre as duas superpotências, , dada a inviabilidade de uma vitória em uma batalha nuclear.


    Links.: http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerrafria/
    http://www.significados.com.br/guerra-fria/
    ( Houve reformulções ) !

    Geiciany Moura ... 9º ano ... ESCA

    ResponderExcluir
  6. POR QUE A GUERRA FRIA RECEBEU ESTE NOME?
    A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear ou seja nessa guerra não havia o confronto armado em frontes de batalha entre soldados. Era uma disputa entre a URSS-União das Republicas Socialistas Sovieticas (atual Russia) e os Estados Unidos da America.

    PAULA GABRYELLE 9 ANO "A"

    ResponderExcluir
  7. POR QUE A GUERRA FRIA RECEBEU ESTE NOME?
    A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear ou seja nessa guerra não havia o confronto armado em frontes de batalha entre soldados. Era uma disputa entre a URSS-União das Republicas Socialistas Sovieticas (atual Russia) e os Estados Unidos da America.

    PAULA GABRYELLE 9º ANO "A"

    ResponderExcluir
  8. Caroline Barros França
    8° ano Turma "A"
    Não há uma forma exata de representar o planeta, porque ele não é uma esfera perfeita. A projeção de Peters é considerada uma projeção solidária dos países subdesenvolvidos porque uma vez que essas regiões são mais bem representadas, já que nenhum continente tem sua área distorcida mantendo o seu tamanho real.
    Os mapas eram mantido em segredo, pois uma vez que a posse deles facilitava a navegação, para conhecerem os territórios, e o expansionismo das potencias da época. O grande avanço para cartografia ocorreu no início do século xx com a invenção do avião, a partir disso foi possível fazer fotografias aéreas com a utilização de câmeras fotográficas.
    A população mundial pode sim beneficiar os conhecimentos cartógraficos se aprofundando cada vez mais no assunto.

    ResponderExcluir
  9. 1º:Guerra Fria recebeu esse nome porque ao final da Segunda Guerra mundial o pais mais rico era os Estados Unidos da América, porém ele tinha que enfrentar o segundo pais mais rico do mundo que era a União Soviética, havia um grande problema porque os Estados Unidos era um pais capitalista já a União Soviética era socialista, assim os dois tinham ideias contrarias para a reconstrução do equilíbrio mundial, a parti daí ficou aquela pergunta: Quem era melhor ? Assim veio o nome Guerra Fria.

    Ana Letícia 9° "A"

    ResponderExcluir
  10. Por que a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?

    Quando a Segunda Guerra Mundial chega ao fim, inicia-se um novo conflito entre Estados Unidos X União Soviética (Vencedores da guerra). Os Estados Unidos era o país mais poderoso como representante do sistema capitalista, enquanto a União Soviética era a grande representante do socialismo. Ambos tinham um grande poder militar e queriam de toda forma, acabar com as tropas nazistas. Justamente porque os dois países possuíam um poder militar similar, não podiam entrar em conflito direto. Essa nova fase de conflitos foi chamada de Guerra Fria.
    Porque a União Soviética passava por uma crise em 1980? Quais são os fatores que geraram essa crise?
    A partir da década de 1970 a União Soviética apresentava traços de crises que se tornavam cada vez mais grave até culminar a sua fragmentação. Já na década de 70 mostrava que ela não era mais a grande rival dos Estados Unidos, os sinais de esgotamento econômico começaram a aparecer e se tornou evidente com a divulgação de problemas graves como a falta de alimento. A maior parte dos recursos estavam sendo investido no setor militar, onde a capacidade industrial começa a cair e os bens de consumo não supria a necessidade da população.
    O acúmulo de problemas em 1970 se agravou ainda mais em 1980. A situação ficou ainda pior quando a população passou a ter extremas dificuldades para adquirir produtos básicos como pão e roupa. Já estava evidente que a capacidade da União Soviética contrapor os Estados Unidos na Guerra Fria não era a mesma do final da Segunda Guerra Mundial.
    Se a URSS estava incapacitada de vencer os Estados Unidos na guerra, havia outra solução para reverter a situação?
    Em 1985, Mikhail Gorbatchev assume o poder na União Soviética e dedica-se a uma possível solução dos problemas. Mas não teve muito efeito, pois a população já estava saturada dos problemas e parte dela queria o fim por completo do regime socialista soviético. Sem o apoio da população, impossibilitou a tentativa de reorganização.
    A Crise Soviética levou à dissolução da União Soviética e, consequentemente, ao término da Guerra Fria. Onde, os Estados Unidos consagraram-se como vencedores.

    "A derrota do fascismo, em que a União Soviética desempenhou um papel decisivo, gerou uma poderosa onda de mudanças sócio-políticas que varreu o mundo." (Leonid Brejnev)

    Escola Santa Clara de Assis
    Victória Morganna 9° ano

    ResponderExcluir
  11. Estados Unidos e a União Soviética , hoje Rússia, mais precisamente na década de 80, eram as grandes potências mundiais. Nunca chegaram a se confrontar, mas as ameaças que um desferia ao outro, causava na população mundial um medo terrível de que poderiam desencadear a terceira guerra mundial. Ambos exibiam suas forças Bélicas(Armamentos de guerra), a espionagem estavam em alta, a CIA dos americanos e a KGB pelo lado soviético, ambos querendo saber o que o outro estava desenvolvendo. Esse exibiocionismo de forças chamou-se de "GUERRA FRIA". Com o fim da União soviética e o comunismo naquele país, o mundo passou a acreditar na paz entre os dois, o que acabou ocorrendo. Nos dias de hoje voltou-se a falar em "guerra fria" por razões aparentemente diplomáticas entre USA e Rússia. Por isso as pessoas imaginam a possibilidade de voltar essa "queda de braço" entre eles. PAZ

    ResponderExcluir
  12. Lívia Marcely 9 "U"

    1. Por que nesse período a União Soviética(Rússia) e os EUA eram as grandes potências mundiais, no caso, seu desenvolvimento armamentista era muito grande. Se eles entrassem em conflito iriam causar um grande impacto mundial, e por esse motivo a guerra foi fria, a luta foi; ideológica, política e econômica durante esse período.

    ResponderExcluir
  13. 1º Quando a Segunda Guerra Mundial teve seu fim, veio a Guerra Fria, a Guerra Fria só ocorreu porque a União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social o Partido Comunista, porém os Estados Unidos, defendia a expansão do sistema capitalista, sistema democrático e propriedade privada. O contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares, os dois países não influenciaram tanto os outros, tanto que eles não brigaram com armas, pois os dois países tinha uma grande quantidade de armamento nuclear, se eles brigassem de forma direta (com armas) seria o fim dos dois países oque eles não queriam.
    E nome só foi dado de Guerra Fria, como eu disse a cima, porque nenhum dos dois países utilizaram armas, assim o nome de Guerra Fria.
    A Guerra Fria só teve fim, porque o presidente da União Soviética em 1990, começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os Estados Unidos e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo, até que chegou ao fim.


    Ana Letícia 9º "A"

    ResponderExcluir
  14. Paula gabryelle 9º ano "A"
    tema: Plano Marshall e Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

    2.Plano Marshall

    O que foi?

    Foi um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.

    objetivos do Plano Marshall:

    - Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;

    - Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;

    - Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética.

    Resultados:

    O Plano Marshall possibilitou a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região. A produção industrial cresceu 35%, e a produção agrícola havia superado níveis dos anos pré-guerra.
    Com a devastação provocada pela guerra, a Europa enfrentava cada vez mais manifestações de contestação aos governos constituídos. Os Estados Unidos analisaram a crise europeia e, concluíram que ela punha em risco o futuro do capitalismo, o que poderia prejudicar sua própria economia, dando espaço para a expansão do comunismo.
    Com isso, os norte-americanos optaram por ajudar na recuperação dos países europeus. Com esse objetivo criaram o Plano Marshall. No início os recursos foram utilizados para comprar alimentos, fertilizantes e rações. Logo depois, foram adquirindo matérias-primas, produtos semi-industrializados, combustíveis, veículos e máquinas. Aproximadamente, 70% desses bens eram de procedência norte-americana. Além de se beneficiar com o plano Marshall, a França elaborou seu próprio plano de recuperação econômica, o Plano Monnet.

    1.Por que a guerra fria recebeu esse nome?

    A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear ou seja nessa guerra não havia o confronto armado em frontes de batalha entre soldados. Era uma disputa entre a URSS-União das Republicas Socialistas Sovieticas (atual Russia) e os Estados Unidos da America.


    ResponderExcluir
  15. 3- Porque a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?
    Após chegar o fim da Segunda Guerra Mundial, surgiu um novo conflito entre as principais potências que venceram a guerra: os Estados Unidos e a União Soviética, porém essa nova disputa estava baseada na ideologia. Os Estados Unidos era a maior potência mundial, tanto em questão do desenvolvimento, como por ser o maior representante do capitalismo; já a União Soviética era a grande representante do socialismo, que era defendido por Karl Marx.
    O EUA e a URSS apresentavam um grande poder militar, dando a entender que se eles entrassem em um conflito direto, iria haver uma destruição mútua tanto para os Estados Unidos, quanto para a União Soviética; fazendo assim com que entrassem na chamada "Guerra Fria", no qual não houve um combate direto entre as super potências.
    A disputa ideológica fez com que a União Soviética fizesse investimentos em grandes coisas, com o intuito de atrair mais seguidores socialistas e durante as décadas de 1950 e 1960, a URSS, devido a esses grandes investimentos, alcançou uma capacitação equivalente ao dos Estados Unidos, mas, a partir de 1970 a União Soviética passou a entrar em um declínio, passando por uma crise, onde ela não era mais a grande rival dos Estados Unidos, porque sua capacidade e seu poder diminuíram, podendo observar o esgotamento econômico, gerando a fome, a pobreza e a miséria.
    Todos os problemas que estavam acontecendo na década de 1970, se agravaram ainda mais nos anos de 1980, no qual a União Soviética entrou em um colapso total, com a pobreza e as dificuldades aumentando cada vez mais. A crise soviética se expandiu e atingiu os países que compunham o bloco socialista, fazendo com que eles abandonassem a União Soviética.
    O colapso que aconteceu nos anos de 1980, levou ao fim a União Soviética e também a Guerra Fria; onde os Estados Unidos saiu vencedor e expandiu o sistema capitalista, tomando seu posto de liderança, por todo o mundo.
    Giovanna Beatriz Cavalcante Pereira
    Escola Santa Clara de Assis 9° ano

    ResponderExcluir
  16. A União Soviética foi um país comunista que durou de 1922 até 1991.
    Em 1905, a insatisfação da população russa gerou a revolução de 1905. Czar conseguiu sustentar seu poder até 1917, quando teve a revolução Russa de 1917 liderados pelo partido dos bolcheviques.
    Em 1922 se constituiu a União das Republicas Soviéticas (URSS) formada pela Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguzão e Tadjiquistão.
    Na II Guerra Mundial, a URSS junto com os Estados Unidos foram 2 dos grandes vencedores, mas os Estados Unidos era capitalista e a URSS defendia o comunismo e isso dividiu o mundo levando a Guerra Fria em 1945( um dos grandes símbolos da Guerra Fria é o Muro de Berlim).
    Nos anos 70 a URSS estava no governo soviético de Leonid Brezhnev. A qualidade dos produtos e da agricultura era ruim.
    Em 1982 Leonid morre e depois de dois governantes, Mikahail Gorbachev assume em 1985. Ele sabia dos problemas da URSS e cria Glasnost que propunha maior liberdade de expressão.
    Com o tempo a insatisfação popular foi aumentando.
    Os membros do partido comunista promovem um golpe contra Mikahail e o prendem em sua casa de campo enquanto os golpistas falavam na televisão sobre o retorno dos princípios da URSS e pedia ao povo e as forças armadas para apoia-los, mas não ouve reação em nenhum dos lados e assim os que são aliados de Mikahail dos tempos de Glasnost promovem um contragolpe libertando Mikahail que tenta retomar a liderança da URSS, mas já era tarde. É proibida a atuação do partido comunista e assim os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia decidem o fim da URSS em 25 de Dezembro de 1991 gerando 15 novos países.
    SABRINA FIRMO 9º ano "A"
    ESCOLA SANTA CLARA DE ASSIS

    ResponderExcluir
  17. Cecília Maria Nunes Silva
    9º ano 'A'

    1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    FONTE: http://geografandoist.blogspot.com.br/2012/10/porque-e-chamada-guerra-fria.html

    Minha opinião
    O nome guerra fria, foi por causa que, o combate que temia-se ter muitas mortes, não houve nenhuma tipo de combate físico.
    Isso era temido por causa que as 2 potencias envolvidas , tinham muitas armas nucleares, e mesmo com essas armas, elas não se atacaram, assim , não houve mortes, ou feridos, e por isso o nome guerra fria.


    ResponderExcluir

  18. A guerra fria foi uma das guerras mais divisórias do mundo era ou preto ou branco nada de encima do muro mais até que as duas guerras mundiais, mas tinha que ser assim, pois a guerra foi travada literalmente por EUA (Estados Unidos) e URSS (União Soviética) entre capitalistas e socialistas.
    As pessoas acharam que a guerra ia ser pior que as duas guerras mundiais, pois era entre duas potencias, mas como diz o nome “guerra fria” ela foi fria, pois não houve confrontos diretos apenas alguns conflitos, mas não quer dizer que ela não foi importante, pois foi na guerra fria que testaram bombas nucleares mais fortes do mundo a guerra fria foi como o que está acontecendo entre as coreias um intimidando o outro mostrando que possuem poder e armas.
    As pessoas devem saber que para se fazer uma guerra precisa-se de capital e como a União Soviética é uma forma socialista eles acabaram entrando em dividas com compras de armas e então vem o declínio então o presidente da União Soviética fez um comunicado oficial do fim de sua forma socialista e de alguns aliados decretando o fim da guerra e a vitoria do capitalismo mudando totalmente o rumo do mundo.

    ResponderExcluir
  19. Guerra Fria foi um período de disputas entre os Estados Unidos e a União Soviética, entre o final da segunda guerra mundial 1945-1991, a guerra fria foi um conflito tecnológico, social e econômico. É chamada de '' fria'' porque não foi uma batalha direta nas nações, não usaram armas, bombas e etc. Era tipo... Os Eua comprou alguma coisa , então a Urss ( união soviética) comprava algo maior, para se sair como superior. Por isso foi chamada de guerra '' fria ''. ''É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.'' fonte:GeoGrafando Maria Eduarda Torres 9° ano

    ResponderExcluir
  20. É chamada "Guerra fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências. A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945),os conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Enquanto os Estados Unidos defendia a expansão do sistema capitalista, a União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. E a década de 1990 marcou o fim da Guerra Fria e também da divisão do mundo em dois blocos ideológicos. O temor de uma guerra nuclear e as disputas armamentistas e ideológicas também foram sepultadas.
    Nicolas de Oliveira Leão 9º ano "A"


    ResponderExcluir
  21. Por que a guerra fria recebeu este nome?

    Basicamente a guerra recebeu este nome pois não houve nenhum combate real, era apenas uma guerra de ameaças entre os estados unidos e união soviética, eles apenas ficavam tendo uma guerra entre suas ideologias, e constantemente demonstrando seu poder bélico(nuclear).Como é o caso da tsar bomb( bomba rei), que foi a maior bomba nuclear já testada, tinha uma potencia aproximada de 57 megatons, ou seja, 57.000.000 de toneladas de TNT, que foi testado em uma ilha bastante isolada, porém, seu poder era tão grande que quebrou janelas a milhares de quilômetros do hipocentro da explosão( a bomba era soviética).

    Um dos motivos de tal guerra ideológico era a diferença entre seus sistemas econômicos, que no caso era o capitalismo dos Estado-Unidenses e o socialismo soviético, com isso, se qualquer um dos dois tentasse implantar seu sistema e países de 3º mundo o outro poderia se sentir ameaçado e iniciar uma terceira guerra mundial, o que assustava a população.
    Na tentativa de difundir seus sistemas econômicos os E.U.A criaram o plano Marshall que era um empréstimo com juros baixo para os países que ficaram arrasados na segunda guerra mundial e com isso uma esperança de se reerguer, entretanto, a união Soviética em contra partida a isso criou o "COMECOM" em 1949, que impedia os seus aliados socialistas de fazerem parte do plano Marshall. Depois a Alemanha adere o plano Marshall, os Soviéticos não gostaram e bloquearam todas as rotas marítimas para Berlim, em decorrência disso os Americanos passam a a abastecer Berlim por vias aéreas; nesse mesmo ano devido a tais acontecimentos os Americanos criam a "OTAN" que era um pacto entre os aliados americanos para manter ligações militares e se proteger em caso de ataque, entre eles estão:Estados Unidos,Canadá, Alemanha Ocidental, Holanda, Grécia, Áustria Itália e etc. Já a união soviética criou o pacto Varsóvia que tinha o objetivo também de manter uma aliança militar contra a OTAN e neste pacto tinha membros como:União Soviética, Cuba, Alemanha oriental, Iugoslávia, Polônia, China, Coréia do norte e etc.

    No fim, por uma série de fatores como a falta de democracia, uma crise e atraso econômico nas republicas Soviéticas levaram a queda do socialismo, depois em 1989 cai o muro de Berlim e as duas Alemanhas são unificadas e em 1990 o presidente da união soviética tenta acelerar ao máximo o fim do socialismo, e a guerra acaba com o vitória do capitalismo.

    Aluno:Gabriel Fernando Santos de Oliveira. 9º ano, numero;12

    ResponderExcluir
  22. Por que a guerra fria recebeu este nome?

    Basicamente a guerra recebeu este nome pois não houve nenhum combate real, era apenas uma guerra de ameaças entre os estados unidos e união soviética, eles apenas ficavam tendo uma guerra entre suas ideologias, e constantemente demonstrando seu poder bélico(nuclear).Como é o caso da tsar bomb( bomba rei), que foi a maior bomba nuclear já testada, tinha uma potencia aproximada de 57 megatons, ou seja, 57.000.000 de toneladas de TNT, que foi testado em uma ilha bastante isolada, porém, seu poder era tão grande que quebrou janelas a milhares de quilômetros do hipocentro da explosão( a bomba era soviética).

    Um dos motivos de tal guerra ideológico era a diferença entre seus sistemas econômicos, que no caso era o capitalismo dos Estado-Unidenses e o socialismo soviético, com isso, se qualquer um dos dois tentasse implantar seu sistema e países de 3º mundo o outro poderia se sentir ameaçado e iniciar uma terceira guerra mundial, o que assustava a população.
    Na tentativa de difundir seus sistemas econômicos os E.U.A criaram o plano Marshall que era um empréstimo com juros baixo para os países que ficaram arrasados na segunda guerra mundial e com isso uma esperança de se reerguer, entretanto, a união Soviética em contra partida a isso criou o "COMECOM" em 1949, que impedia os seus aliados socialistas de fazerem parte do plano Marshall. Depois a Alemanha adere o plano Marshall, os Soviéticos não gostaram e bloquearam todas as rotas marítimas para Berlim, em decorrência disso os Americanos passam a a abastecer Berlim por vias aéreas; nesse mesmo ano devido a tais acontecimentos os Americanos criam a "OTAN" que era um pacto entre os aliados americanos para manter ligações militares e se proteger em caso de ataque, entre eles estão:Estados Unidos,Canadá, Alemanha Ocidental, Holanda, Grécia, Áustria Itália e etc. Já a união soviética criou o pacto Varsóvia que tinha o objetivo também de manter uma aliança militar contra a OTAN e neste pacto tinha membros como:União Soviética, Cuba, Alemanha oriental, Iugoslávia, Polônia, China, Coréia do norte e etc.

    No fim, por uma série de fatores como a falta de democracia, uma crise e atraso econômico nas republicas Soviéticas levaram a queda do socialismo, depois em 1989 cai o muro de Berlim e as duas Alemanhas são unificadas e em 1990 o presidente da união soviética tenta acelerar ao máximo o fim do socialismo, e a guerra acaba com o vitória do capitalismo.

    Aluno:Gabriel Fernando Santos de Oliveira. 9º ano, numero;12

    ResponderExcluir
  23. 1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

    Ela é chamada de "Guerra Fria", porque não houve nenhum tipo de combate físico, embora o mundo todo tivesse medo da vinda de um novo conflito mundial, por se tratar de duas grandes potências com grande arsenal de armas nucleares. Os Norte-americanos e soviéticos, travaram uma luta ideológica, política e econômica durante todo esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo dos norte-americanos, via aí logo como uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular, combatesse um governo alinhado aos EUA, logo teriam recebido o apoio dos soviéticos.

    José Felipe de Oliveira Albuquerque
    9º ano Turma "A".

    ResponderExcluir
  24. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas(URSS), criada por Lenin, em 1922. Era um federação de várias Repúblicas lideradas pela Rússia. Ao fim da Segunda Guerra Mundial, iniciou-se um novo conflito entre a União Soviética e os Estados Unidos, entretanto o choque entre eles não poderia ocorrer diretamente, ou seja por meio de batalhas, pois causaria destruição mútua, esse período é denominado Guerra Fria.
    A União Soviética era a representante do socialismo e os Estados Unidos do capitalismo, este perpetua até os dias de hoje, a disputa era feita através de investimentos tecnológicos, para obter mais seguidores. A União Soviética se desenvolveu bastante, a ponto de se comparar com os Estados Unidos, e em alguns casos tornou-se superior, ocorrido nas décadas de 50 e 60. Em 1970 não era mais possível presenciar este desenvolvimento na URSS, aos poucos ela foi se fragmentando, a situação se tornou crítica, havia ausência de alimentos e entre outros problemas.
    Os principais motivos que levaram a União Soviética a entrar em colapso, ocorrido em 1980, foram: o atraso tecnológico, desperdício crescente de matérias-primas e energia, baixa qualidade de produtos industriais, que acarretava sua baixa competitividade no mercado mundial, baixo rendimento dos investimentos, muitas obras inacabadas, um plano de crescimento não apropriado e outro fato que contribui foi o potencial dos Estados Unidos, que era elevado e não mais poderia ser comparado ao da União Soviética.

    Escola Santa Clara de Assis
    Aluna: Maria Fernanda Rodrigues Oliveira Nº 35
    9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  25. Milena Mendes Amorim
    9º ano turma "A" Nº:37 Esse nome guerra fria porque não houve nenhum combate físico, por tanto o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas potencias. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    ResponderExcluir
  26. QUESTIONAMENTO 1 -
    Estados Unidos da América e antiga União Soviética eram as grandes potências mundiais na década de 80. Nunca chegaram a entrar em um combate físico, mas as ameaças eram constantes, a população na época estava receosa de acontecer uma “Terceira Guerra Mundial”, já que os dois países envolvidos eram potências e possuíam grandes armamentos.
    Elas se enfrentavam numa espécie de paz armada, já que não havia conflitos diretos e criavam cada vez mais armas. Foi um combate de ideais entre Capitalismo americano X Socialismo soviético, e hegemonia econômica. Não houve conflitos diretos, mas eles influenciavam os conflitos entre, por exemplo, Vietnã e Coréia.

    QUESTIONAMENTO 3 -
    A União Soviética foi um dos países mais importantes para a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas foi um dos mais abalados economicamente.
    A União Soviética após sua Revolução foi governada por Lênin, com um governo socialista, onde as indústrias e empresas passaram a ser estatais, houve a reforma agrária, confisco de terras da igreja, e igualdade, mas a situação econômica da Rússia estava precária, Lênin morre, e Stalin assume impondo um governo centralizado e autoritário. Após o fim da II Guerra Mundial, Stalin consegue pôr a União Soviética nos trilhos novamente. Stalin morre após 29 anos de governo. Assume Nikita Krushev, que queria manter a União Soviética nos trilhos mas sem impor o autoritarismo de Stalin. Querendo acabar gradativamente com a política autoritária do governo de Stalin decidiu adotar uma política de paz com países capitalistas. Foi deposto por abuso de poder em 1964. Assume Leonid Brejnev que governou até 1982. Logo depois assume Constantin Tchernenko, onde neste período a URSS piorou economicamente por se manter isolada do resto do mundo, pois o socialismo condenava a entrada do capital externo, sua indústria ficou atrasada. E os gastos gerados com a corrida armamentista da Guerra Fria impedia que a União Soviética se desenvolvesse.
    Quem tinha acesso a ensino superior via que o projeto socialista começava a ruir.
    No ano de 1985, o estadista Mikhail Gorbatchev assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com ideias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika (reestruturação) e a glasnost (transparência). A primeira visava modernizar a economia russa com medidas que diminuíam a participação do Estado na economia, as empresas tornavam-se privadas. A glasnost tinha como objetivo abrandar o poder de intromissão do governo nas questões civis.
    Foram feitos novos acordos econômicos com os EUA e as tropas soviéticas saíram do Afeganistão. As autoridades soviéticas pediram ajuda às outras nações capitalistas para que elas dessem apoio financeiro para a União Soviética sair do “fundo do poço”. Isto colocava o socialismo de lado. Houve revoltas entre grupos de militares e burocratas tentando um golpe contra o governo, com o insucesso do golpe os liberais assumem o poder. Temendo maiores revoltas as outras nações exigiam autonomia política de seus territórios. A Rússia só conseguiu mostrar alguma recuperação em 1999, no governo de Vladimir Putin, com a valorização do petróleo.


    Pedro Henrique do Nascimento Silva 9º Ano

    ResponderExcluir
  27. Questionamento 2
    O Plano Marshall foi um programa de recuperação da Europa empreendido pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito da história da humanidade. Logo após a Segunda Guerra Mundial, temos “teoricamente” dois vencedores, Estados Unidos e a União Soviética, grandes potências mundiais, mas, com sistemas econômicos diferentes, o capitalismo e o socialismo. Os Estados Unidos viu que os países da Europa estavam em crise, devido ao alto investimento na guerra; Esses países necessitavam de investimento financeiro para se reconstruírem. O plano visava à disponibilização de capital para os países europeus, cerca de 13 bilhões de dólares, e a regularização do comércio mundial. O plano Marshall não passou de uma estratégia estadunidense durante a guerra fria para impedir a expansão do comunismo pelo mundo. Inicialmente, os Estados Unidos iria beneficiar a União Soviética e alguns países da Europa Oriental, mas, esses países ficaram de fora do plano. Os Estados Unidos então investe nos países da Europa Ocidental, já que a URSS não tinha capital comparado aos Estados Unidos para investir nesses países. O dinheiro foi aplicado e nas próximas décadas os países da Europa Oriental veem suas economias crescerem muito; O plano Marshall fez com que a hegemonia mundial dos Estados Unidos se solidificasse e gerou influência sobre vários países europeus, enquanto impunha seus princípios a vários países dos outros continentes. Esse plano gerou certa dependência econômica por parte dos países da Europa Ocidental, espalhou sua ideologia capitalista e barrou qualquer possibilidade de expansão do comunismo na Europa. Com todos esses investimentos nos países da Europa Ocidental, os Estados Unidos cria uma grande influencia sobre os países da Europa Ocidental e do mundo.

    Luciano Fabio Oliveira Magalhães Filho 9º Ano

    ResponderExcluir
  28. Escola de Ensino Fundamental Santa Clara de Assis
    aluna: Kelly Beatriz 9 ano "A"
    Bom, a guerra fria tem esse nome porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temessem a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Estados Unidos e soviéticos, ambos exibiam suas forças bélicas, a espionagem estava em alta, ambos querendo saber o que o outro estava desenvolvendo. Essa exibição foi chamada de " Gerra fria". Com o fim da União soviética, o mundo passou a acreditar na paz entre os dois, o que acabou ocorrendo.

    ResponderExcluir
  29. 3. Porque a URSS entrou em colapso nos anos de 1980
    ?
    Os grandes investimentos que a URRS(união das Repúblicas Socialistas Soviéticas) na indústria espacial e armamentos, o apoio aos governos socialistas,ajudaram para o colapso em 1980. Setores importantes para o crescimento econômico do país, a partir daí receberam investimentos reduzidos durante a guerra fria.
    Qual foi o resultado disso?
    Bom,a URRS começou a ter uma economia fraca e ficaram tecnologicamente ultrapassados. Faltaram investimentos na indústria de capital e consumo,na produção agrícola e o aprimoramento da qualidade dos produtos,fazendo com que aconteça uma crise de abastecimento interno,dentro do país, desde equipamentos eletrônicos á itens básicos para alimentar a população soviética.
    Os acontecimentos gerou grandes insatisfações entre a população. 1985,Mikhail Gorbatchev, presidente, adotou duas reformas que iriam mudar o rumo do país. As reformas foram,Perestroika: reestruturação econômica e uma progressiva abertura do mercado Soviético,glasnost: garantia maior liberdade e abertura política no país. As reformas contribuíram para a desintegração da URRS já que possibilitaram uma maior organização política e maior participação da iniciativa privada economicamente. As reformas mostraram o enfraquecimento do sistema socialista do país, tais reforma conduziram a URRS a mudança do seu sistema de governo. 1991, acabou a União da Rússia com os outros 14 países que formavam a URRS,as três repúblicas bálticas Letônia, Estônia e Lituânia, foram as primeira a se declararem independência seguido dos demais.
    Maria Bruna
    9° Ano "A"

    ResponderExcluir
  30. QUESTIONAMENTO 2
    O Plano Marshall foi um programa de recuperação da Europa empreendido pelos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito da história da humanidade. Logo após a Segunda Guerra Mundial, temos “teoricamente” dois vencedores, Estados Unidos e a União Soviética, grandes potências mundiais, mas, com sistemas econômicos diferentes, o capitalismo e o socialismo. Os Estados Unidos viu que os países da Europa estavam em crise, devido ao alto investimento na guerra; Esses países necessitavam de investimento financeiro para se reconstruírem. O plano visava à disponibilização de capital para os países europeus, cerca de 13 bilhões de dólares, e a regularização do comércio mundial. O plano Marshall não passou de uma estratégia estadunidense durante a guerra fria para impedir a expansão do comunismo pelo mundo. Inicialmente, os Estados Unidos iria beneficiar a União Soviética e alguns países da Europa Oriental, mas, esses países ficaram de fora do plano. Os Estados Unidos então investe nos países da Europa Ocidental, já que a URSS não tinha capital comparado aos Estados Unidos para investir nesses países. O dinheiro foi aplicado e nas próximas décadas os países da Europa Oriental veem suas economias crescerem muito; O plano Marshall fez com que a hegemonia mundial dos Estados Unidos se solidificasse e gerou influência sobre vários países europeus, enquanto impunha seus princípios a vários países dos outros continentes. Esse plano gerou certa dependência econômica por parte dos países da Europa Ocidental, espalhou sua ideologia capitalista e barrou qualquer possibilidade de expansão do comunismo na Europa. Com todos esses investimentos nos países da Europa Ocidental, os Estados Unidos cria uma grande influencia sobre os países da Europa Ocidental e do mundo.

    LUCIANO FABIO 9° Ano

    ResponderExcluir
  31. Por que o nome de guerra fria ?

    (Resumo)
    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.

    Moisés Alves

    ResponderExcluir
  32. QUESTIONAMENTO 1
    Por que existia uma disputa por poder entre duas principais nações : "União Soviética" e Estados unidos. Que começou logo após a 2ª guerra mundial .Um dos países "lutava" pela democracia e o outro, a União Soviética defendia o socialismo e a garantia das necessidades básicas para o povo baseando-se na igualdade econômica(O socialismo não teve muita chance, pois o mundo já estava com o capitalismo impregnado nas pessoas.). No entanto ,outros estudiosos afirmam que a disputa foi entre temas como a liberdade de opinião e de expressão que defendia os Estados Unidos, contra a proibição a opinião e a opção de escolha defendida pela União Soviética.
    Eles nunca chegaram a se confrontar ,como nas outras guerras ,eles disputavam pela influência política e pela economia do mundo.

    Maria Eduarda Cavalcante Silva 9º Ano

    ResponderExcluir
  33. Segunda pergunta :
    O que foi?

    Com o final da Segunda Guerra Mundial, muitos países ficaram destruídos. Era necessário muito investimento financeiro para a reconstrução destes países. Neste contexto, foi criado nos Estados Unidos pelo então secretário de Estado George Marshall, um plano econômico cujo principal objetivo era possibilitar a reconstrução dos países capitalistas. A ajuda foi feita, principalmente, através de empréstimos financeiros.

    O Plano Marshall deve ser entendido dentro do contexto histórico da Guerra Fria, pois foi uma forma de fortalecer o capitalismo e a hegemonia dos Estados Unidos. O Plano foi colocado em operação em 1947.

    Principais objetivos do Plano Marshall:

    - Possibilitar a reconstrução material dos países capitalistas destruídos na Segunda Guerra Mundial;

    - Recuperar e reorganizar a economia dos países capitalistas, aumentando o vínculo deles com os Estados Unidos, principalmente através das relações comerciais;

    - Fazer frente aos avanços do socialismo presente, principalmente, no leste europeu e comandado pela extinta União Soviética.

    Resultados:

    O Plano Marshall foi exitoso e possibilitou, nas décadas de 1950 e 1960, a recuperação econômica de grande parte dos países beneficiados. Para os Estados Unidos o resultado também foi muito positivo, pois aumentou as exportações norte-americanas para a Europa Ocidental, além de expandir a influência política dos EUA sobre a região.

    Com os países capitalistas fortalecidos, ficou mais fácil e seguro para o bloco capitalista fazer frente ao socialismo durante a Guerra Fria.
    Cleyton Vinicius 9 ano "A"

    ResponderExcluir
  34. É chamada "guerra fria" porque não houve combate físico, embora todo o mundo tivesse muito medo da vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas superpotências com grandes fabricas e estoques de armas nucleares.
    Ronaldo Souza De Souza Junior
    9° Ano "A" Nº45

    ResponderExcluir
  35. Por que a URSS entrou em colapso nos anos de 1980?
    A União Soviética foi um país comunista que durou de 1922 até 1991.
    Em 1905, a insatisfação da população russa gerou a revolução de 1905. Czar conseguiu sustentar seu poder até 1917, quando teve a revolução Russa de 1917 liderados pelo partido dos bolcheviques.
    Em 1922 se constituiu a União das Republicas Soviéticas (URSS) formada pela Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Transcaucásia, Estônia, Lituânia, Letônia, Moldávia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Turcomenistão, Quirguzão e Tadjiquistão.
    Na II Guerra Mundial, a URSS junto com os Estados Unidos foram 2 dos grandes vencedores, mas os Estados Unidos era capitalista e a URSS defendia o comunismo e isso dividiu o mundo levando a Guerra Fria em 1945( um dos grandes símbolos da Guerra Fria é o Muro de Berlim).
    Nos anos 70 a URSS estava no governo soviético de Leonid Brezhnev. A qualidade dos produtos e da agricultura era ruim.
    Em 1982 Leonid morre e depois de dois governantes, Mikahail Gorbachev assume em 1985. Ele sabia dos problemas da URSS e cria Glasnost que propunha maior liberdade de expressão.
    Com o tempo a insatisfação popular foi aumentando.
    Os membros do partido comunista promovem um golpe contra Mikahail e o prendem em sua casa de campo enquanto os golpistas falavam na televisão sobre o retorno dos princípios da URSS e pedia ao povo e as forças armadas para apoia-los, mas não ouve reação em nenhum dos lados e assim os que são aliados de Mikahail dos tempos de Glasnost promovem um contragolpe libertando Mikahail que tenta retomar a liderança da URSS, mas já era tarde. É proibida a atuação do partido comunista e assim os presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia decidem o fim da URSS em 25 de Dezembro de 1991 gerando 15 novos países.
    SABRINA FIRMO 9ano "A"

    ResponderExcluir
  36. Guerra fria foi o nome dado a um confronto político-ideológico entre Estados Unidos e União Soviética depois da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). O termo “Fria” foi relacionado a essa guerra porque não houve um conflito direto entre os principais países envolvidos. Essa disputa entre Estados Unidos e União Soviética envolveu questões políticas, econômicas, tecnológicas e culturais.

    Aluno:Felipe Barbosa dos Santos N:9°

    ResponderExcluir
  37. 1.Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

    O confronto entre socialistas e capitalistas ganhou esse nome porque não houve nenhum confronto direto envolvendo Estados Unidos e União Soviética. Até mesmo porque nessa época, a possibilidade de confronto entre essas duas nações causava temor em vários membros da comunidade internacional. Afinal de contas, após a invenção das armas de destruição em massa, a projeção de uma Terceira Guerra Mundial era naturalmente marcada por expectativas desastrosas.

    Escola Santa Clara de Assis
    Aluna: Giovanna Bárbara C. Sampaio, n°14
    9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  38. 1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?
    Na década de 80 Estados Unidos e a antiga União Soviética eram as maiores Potencias do mundo, e com isso vários fatores o fizeram rivais entre eles estão, a questão bélica, mercados consumidores,e suas ideias contrarias isto é EUA (Capitalista) e URSS (Socialista), ambos queriam que sua forma de governar tivesse proporções Mundias, havia criticas ha respeito de seus sistemas, e a unica coisa em comum entre eles era o desejo de ocupar o cargo de maior potencia,sendo que EUA já era mas se sentia ameaçado pela URSS, eles perguntavam a todo tempo quem era o melhor, isso levou a entrada de ambos no conflito conhecido como a guerra fria, a guerra era feita indiretamente, não tinha batalhas e os únicos meios de relação eram as ameaças, cada pais investia na industria bélica e em avanços tecnológicos, faziam desfiles militares com objetivo de ameaçar o outro, conseguiam apoio econômico, e etc,fazendo o mundo temer a uma 3° guerra mundial. Vários acontecimentos ocorridos em efeito da guerra fria, ficaram na história por exemplo:A queda do muro de Berlim, a ida do homem a Lua, o lançamento do satélite artificial Sputnik 1 pela URSS, entre outros.Essa guerra silenciosa foi uma fase muito ruim pra humanidade, onde ficamos a merce de uma guerra armada,que pra nossa sorte não aconteceu, vários grupos de espionagem estão em vigor até hoje entre eles CIA e KGB mas ao decorrer do tempo começaram a espionar outros países.
    Quando vemos essa situação pensamos até que ponto as pessoas iram brigar por interesses pessoais, direta ou indiretamente a guerra sempre ira nos levar ao caos e a hipocrisia, como dizia Bonar Law “não existe guerra inevitável: Se ela vier por falha de sabedoria humana” seja ela quente, morna ou fria só teremos paz quando ela estiver ausente.
    Filipe de Barros Souza- 9° ano “A”.

    ResponderExcluir
  39. 1. Por que a Guerra Fria recebeu este nome?

    Para começar, o que foi a "Guerra Fria"?
    Foi um conflito político-ideológico entre os Estados Unidos, que defendia o capitalismo, e a União Soviética,defensora do socialismo.

    Por que a Guerra Fria recebeu esse nome?
    Foi chamada assim pois não houveram conflitos, apesar de serem duas potências que possuíam um arsenal de armas nucleares, o conflito foi uma luta de idéias, política e economia (somente diplomático e psicológico).
    Os EUA via o governo socialista como uma ameaça para os seus interesses, já que era uma potência que apoiava a ditadura militar.
    (Quem ganha a Guerra Fria é os EUA, pois a União Soviética acaba se quebrando.)

    Aluna: Lais Malaquias. 9º Ano "A".

    ResponderExcluir
  40. 1 - A Guerra Fria é a nomeação que se deu a época de guerras e conflitos entre os Estados Unidos e a União Soviética, tem o nome fria por que essa guerra não bem que obviamente para os dois países, como já disse antes eles nunca chegaram a um confronto, só faziam ameaças um ao outro, a Guerra Fria recebeu esse nome pelos dois países ficarem exibindo suas forças e por quase terem provocado uma Terceira Guerra Mundial.

    Aluna: Júlia Vitória
    Ano: 9º
    Turma: "A"
    Professor: Rafael
    Escola Santa Clara de Assis

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário!